Por dentro do "Museu do Ipiranga"


Você sabia que hoje é o "Dia Internacional dos Museus"?


Após anos fechado para reparos, o Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, foi totalmente reformado/restaurado e reabriu em 2022 para a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil.



Com diferentes exposições o local é uma aula de história ao alcance da população e hoje, no “Dia Internacional dos Museus” eu convido vocês a um pequeno passeio pelo museu.

 

@lendoeescrevendo #museudoipiranga #museupaulista #diainternacionaldosmuseus #visitesp ♬ vlog, chill out, calm daily life(1370843) - SUNNY HOOD STUDIO


 

Na exposição “PARA ENTENDER O MUSEU” abordam-se dois temas principais: a construção do Edifício- Monumento e as transformações do acervo no decorrer de sua história.

 

Em “UMA HISTÓRIA DO BRASIL” temos ambientes decorados com esculturas e pinturas que apresentam uma versão da formação do Brasil. As obras representam bandeirantes e personagens do início da colonização portuguesa, além de personagens e eventos ligados à Independência.

 

Em “PASSADOS IMAGINADOS” é possível conhecer pinturas que representam cenas e personagens do passado brasileiro. São imagens bastante conhecidas e é provável que você já tenha visto alguma delas em livros escolares,

 

Na exposição “TERRITÓRIOS EM DISPUTA” é tratada a formação do território brasileiro e dos conflitos entre portugueses, indígenas, espanhóis, franceses e holandeses, durante o processo de colonização.

 

Em “MUNDOS DO TRABALHO”, o museu apresenta a atuação de trabalhadores em diferentes atividades e períodos da história do Brasil.

 

 

 

Também estão abertas ao publico as exposições “CASAS E COISAS”, “COLETAR: IMAGENS E OBJETOS”, e “CATALOGAR: MOEDAS E MEDALHAS”, “CONSERVAR: BRINQUEDOS” e “COMUNICAR: LOUÇAS”.

 

Por fim, o museu apresenta “A CIDADE VISTA DE CIMA”, uma exposição cheia de fotografias aéreas do bairro do Ipiranga, que apresentam a região em diferentes momentos de sua história. Você também poderá visitar o mirante, um espaço destinado à observação dessa paisagem nos dias atuais que possibilita uma linda vista da cidade.

 

🗓️ De terça à domingo

Das 09h à 17h

🗺️ Rua dos Patriotas, 20 – Ipiranga – São Paulo/SP

🎟️ Ingressos disponíveis gratuitamente às sextas-feiras no site do museu.

💰 Não há previsão para que comecem as vendas dos ingressos.

 

*As informações no reels foram adaptadas das descrições presentes no site do Museu.

2 comentários:

  1. Oi Patricia, tudo bem?
    Interessante a iniciativa do museu com esse passeio online. Gostei e vou ver se consigo assistir.

    Abraço;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O museu tem alguns videos no canal do youtube deles, mas no geral as visitas são presenciais, o video do post fui eu que gravei ;)

      Excluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Sinfonia de Anime

  “Não importa o que aconteça, sempre tenho a força e o poder...”   Que tal uma programação diferente para sair da rotina e adentrar no ...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido