É um romance ilustrado, escrito pelo colecionador de histórias sobrenaturais Hirokatsu Kihara e desenhado pelo mestre dos mangás de horror Junji Ito. O volume traz um compilado de dez histórias aterrorizantes com espíritos e maldições que prometem tirar o sono de qualquer um, mostrando cenas do cotidiano, que poderiam ser apenas retratos de cenários comuns do Japão, mas que ganham proporções assustadoras quando coisas misteriosas acontecem. São nove contos ilustrados e um décimo em versão mangá.
Originalmente publicada na revista Gekkan Shonen Sunday, da editora Shogakukan, entre junho de 2009 e fevereiro de 2010.
Contadas pelo colecionador de histórias sobrenaturais Hirokatsu Kihara, “Angústia” reúne dez histórias sobrenaturais que aconteceram de verdade (será?!) e que prometem tirar o sono. Além disso, a obra conta com ilustrações do Príncipe dos mangás de terror, Junji Ito e ao contrário do que se possa imaginar num primeiro momento, a obra NÃO se trata de um mangá, mas sim de um livro com ilustrações (vocês podem conferir um pouquinho da estrutura abaixo), apesar disso a última história é sim em quadrinhos.
Na obra, o leitor tem contato com acontecimentos que vão desde um caroço em forma de rosto que se move lentamente pelo corpo de uma mulher até misteriosas bolas brilhantes que apareceram em direção ao céu, uma delas com um recado assustador e retratam bem dia que começa aparentemente normal, mas acaba contando com algo inexplicável e sobrenatural.
De
modo geral, não diria que as histórias, apesar de macabras e sombrias, são de
tirar o sono, mas elas fazem jus ao nome da antologia, “Angústia” é um
sentimento que representa bem meu estado após ler algumas delas. São histórias
que incialmente relatam um dia comum, mas que tem desdobramentos inexplicáveis,
ganhando proporções um tanto assustadoras e misteriosas que podem mexer com o
leitor... especialmente quando você já vivenciou algo próximo ao relatado em
uma das delas.
No mais, é uma leitura que vale a pena para leitores que buscam algo misterioso, um tanto sinistro e que poderá mexer com alguns sentimentos e emoções durante a leitura. Além disso, vale a pena conferir os desenhos do mestre Junji Ito.