sexta-feira, 20 de abril de 2012

RESENHA – Lover Reborn (J.R. Ward)

Décimo Livro da "Irmandade da Adaga Negra", para conhecer os demais volumes da série clique AQUI.
Nos cantos mais escuros da noite de Caldwell, Nova Iorque, um conflito como nenhum outro se agrava. A cidade é o lar de um bando de irmãos nascidos para defender sua raça: os vampiros guerreiros da Irmandade da Adaga Negra.
Agora, de volta na Irmandade, e irreconhecível como o líder dos vampiros que já foi, Tohrment está fisicamente magro e com o coração partido além do desespero. Quando ele começa a ver sua amada em seus sonhos, presa em um frio e isolando submundo, Tohr se transforma em um anjo caído na esperança de salvar oque ele perdeu. Quando lhe dizem que ele deve aprendera amar novamente para liberar sua antiga companheira, Tohr sabe que eles estão todos condenados...
Exceto, que em seguida, uma mulher com uma história sombria começa a chegar até ele*.

POSSUI SPOILERS

Há algum tempoatrás, durante o Encontro de Fãs IAN São Paulo, foi discutido o fato de ter passado apenas dois anos, aproximadamente, para que Tohr começasse a se envolver com outra pessoa, naquele dia não se discutiu muito o assunto, pois apenas oito livros + o compêndio foram lançados por aqui. Portanto, o Encontro se limitou a discutir os livros lançados, evitando-se assim spoilers.

Concordo que o tempo dado pela autora foi, na minha opinião, relativamente pequeno, principalmente se considerarmos que o primeiro desses dois anos Tohr passou na floresta, perdido para o mundo, e o segundo ano, transcorrido quando já estava de volta ao complexo da irmandade, foi o ano no qual ele começou a recuperar sua forma física e a serelacionar com a No’one, o fato éque a Wellsie estava presa no In Between, e não poderia entrar no Fade até que Tohr a deixasse partir.

Acredito que a autora tentou por meio deste livro mostrar que uma pessoa nunca se recupera de tal perda, que nunca irá se esquecer de quem amou e por quem foi amado, por isso mesmo, é extremamente difícil para que ele siga a diante, mesmo que esteja causando o sofrimento dela. É ai que entra Lassiter, que para cumprir sua missão deve ajudar Tohr a seguir adiante.

Seguir adiante, não significa esquecer, mas sim encontrar algo pelo que continuar vivendo e ai que temos a No’one, Tohr tinha John e os Irmãos, mas o tipo de apoio que ele precisava veio justamente daquela que ele mais queria evitar.

Não sei o que a autora reserva para os próximos livros, pode ser que se aproximem ainda mais, mas me pareceu que o vinculo entre os dois não será tão forte como os quea companhamos nos livros anteriores, mas quanto a isso só nos resta esperar.

No livro também vimos o amadurecimento de Qhuinn, que algumas decisões dele farão com que quem não gostava da Layla, goste ainda menos, não que a culpa seja inteiramente dela, afinal ele aceitou tal situação e contribuiu para o resultado final das coisas. Além disso, grande parte das situações em que ela se coloca nesse livro são fruto das decisões dos Irmãos, principalmente do Phury, e quando vemos já é tarde demais para voltar atrás, e no meu caso passei a ficar com pena da pobre coitada.

De um modo geral, achei o livro denso pelo que foi tratado, mas mediano quando considero toda a série, J.R. já fez livros melhores e acho que esse poderia ter sido melhor do que foi, mas isso ocorreu porque não chegou a atender minhas expectativas.

Alguns têm dito que o intervalo de um ano entre os últimos livros, pode ser o motivo pelo quala qualidade do livro decaiu um pouco, EU não acredito que seja isso, pois nos casos dos primeiros livros os intervalos eram de poucos meses entre as publicações, chegando a ter publicados dois livros por ano, porém acredito que isso venha ocorrendo pela quantidade de personagens que são inseridos a cada livro, o que faz com que ela tenha que lidar com cada vez mais histórias na narrativa.

P.S. quem acompanha a série e as noticias que são divulgadas sabe que o próximo livro irá abordar a relação do Q. e do Blay, e pelo que vi em Lover Reborn, J.R, já deu um “inicio sutil” que deve terminar no próximo livro que será lançado em 2013.

P.S. 2. Quando o livro for lançado aqui no Brasil, pretendo lê-lo novamente, e comentar como ficou a versão nacional.

O livro ainda não foi lançado em português e nãopossui previsão pra isso.

*sinopse dolivro retirada do http://www.goodreads.com e traduzidapelo Lendo e Escrevendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...