RESENHA - O Circo da Noite (Erin Morgenstern)


Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo ao qual apenas um deles sobreviverá.
À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.
A sinopse acima diz bem sobre o que fala o livro, e é basicamente isso. Não posso dizer que gostei e nem desgostei do livro, o fato é que ao contrario de outras séries que me impactaram desde o primeiro livro, esse não me marcou muito, e como a sinopse fala apenas um deles sobreviverá e por isso o mistério aparentemente será qual deles e como eles chegarão ao desfecho do duelo entre eles.

Celia e Marco não sabem o que está acontecendo, ou seja, não sabem que seus instrutores são inimigos e os colocaram em um duelo sem fim, exceto pela morte. Eles são treinados desde pequenos para cada vez mais superarem um ao outro, Celia, aparentemente leva uma vantagem nisso, pois demostra possui talentos mágicos desde “sempre”, ao contrario de Marco que no principio não possui nenhum vestígio de magia.

Como não poderia deixar de ser o romance está presente na obra, e os dois acabam se envolvendo, o que complica o duelo em que estão, mesmo que eles não saibam disso. Além disso, (EU) esperava que houvesse mais ação no livro, que ele corresse de uma forma mais rápida, o que não acontece, talvez pela forma como a autora decidiu mostrar as coisas, outro ponto negativo (para mim) foi que por diversas vezes a passagem do tempo não é marcada, e é alterada de passado para presente e novamente para o passado sem nenhum aviso, o que fez com que eu me perdesse algumas vezes até me acostumar com isso.

Por outro lado, um ponto extremamente positivo do livro, é que a autora fez com que o leitor se sinta dentro do circo, um circo de sonhos onde tudo é possível.

No Brasil o livro foi publicado pela Intrínseca (para mais informações acesse o site da editora – link abaixo), e recebeu o titulo de “O Circo da Noite” que é a tradução correta do título original da obra (The Night Circus), porém em Portugal, o livro recebeu o nome “O Circo dos Sonhos”, que a meu ver, mesmo não sendo o título proposto pela autora, se encaixa bem melhor com a obra. Confira as capas:





Capas Originais
No Brasil
Em Portugal

 Livro: O Circo da Noite
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
I.S.B.N.: 9788580571608
Formato: 23x16
Número de Paginas: 368

Essa resenha faz parte do Debut Author Challenge Brasil 2012 hospedado pelo Garota It.

2 comentários:

  1. Bem , eu quero muito ler esse livro,principalmente, por causa que adoro a temática de circo, e tudo afim.Apesar dos pontos negativos eu quero dar uma chance para ele.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da uma chance sim, pode ser que você goste do livro.

      bjos

      Excluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido