RESENHA - Os Gêmeos (Pauline Alphen)


Primeiro volume da série Crônicas de Salicanda

Claris e Jad são irmãos gêmeos tão inversos quanto idênticos. Compartilham sentimentos e pensamentos, mas enquanto Jad tem um coração frágil e sofre de enxaquecas terríveis, condições que lhe impedem de passar muito tempo ao ar livre, Claris é uma garota cheia de vida, destemida, que sonha em viver grandes aventuras. Aventuras como as que lê na Torre dos Livros, onde seu melancólico pai vive enfurnado desde o sumiço da mulher; aventuras como aquelas que a mãe lia para ela; aventuras como as que Jad, com seus problemas de saúde, não pode experimentar.
Eles vivem em uma aldeia chamada Salicanda, em um castelo cravado num vale isolado por uma cadeia de montanhas e encharcado por uma chuva fina e incessante, com o pai, Eben; um preceptor, Blaise; e a ama, Chandra. A mãe, Sierra, desapareceu em uma noite de temporal, no dia em que os gêmeos completavam três anos, deixando a família despedaçada e muitas perguntas no ar.
Claris, que divide o tempo entre os livros, as aulas de esgrima e as cavalgadas na floresta, anda obcecada com a ideia de que as aventuras são sempre protagonizadas por meninos - o que ela acha extremamente irritante. Mas está enganada, pois vai viver uma aventura e tanto ao lado do irmão. À procura de respostas para os mistérios que envolvem o sumiço da mãe, a história de Salicanda e os dons sobrenaturais que parecem ter herdado de Sierra, os gêmeos vão ultrapassar as fronteiras do castelo onde vivem e também do seu mundo: aquele da infância dos dois, o de um passado que eles desconhecem.
A sinopse feita pela editora já fala bastante da história, então vou falar bem pouco a respeito dele, mais da minha opinião e menos da história... mas antes da resenha, vamos a uma pequena curiosidade sobre a autora Pauline Alphen, ela nasceu no Rio de Janeiro, em 1961. Filha de pai francês e mãe alagoana cresceu na França e ainda hoje vive em Paris, tanto que a versão original desde livro foi publicada em francês.

Apesar do livro ter como foco os gêmeos, Jad e Claris, a forma como a autora conta a história e cria todo esse novo universo possibilitou que conhecêssemos mais sobre os demais personagens que possuem, também, um papel fundamental na narrativa. Porém, o ponto positivo fica mesmo por conta dos gêmeos, que conseguem cativar os leitores.

Mesmo sendo um livro YA, ou seja, voltado para o publico jovem, ele possui uma estrutura/linguagem que torna a leitura mais lenta (e leitura lenta com essa quantidade de páginas não dá), o que me desanimou um pouco para ler a continuação (sem dada de publicação).

O final do livro é bem propicio para a existência de uma continuação, sendo que os pontos deixados em aberto devem ser concluídos nela (pelo menos eu espero).

Livro: Os gêmeos
Autora: Pauline Alphen
Editora: Cia das Letras
ISBN: 9788535920079
Páginas: 368
Formato: 16x23cm
Leia um trecho liberado pela editora: AQUI

Essa resenha faz parte do Debut Author Challenge Brasil 2012 hospedado pelo Garota It.

2 comentários:

  1. Que legal isso da autora ser brasileira! Tá que ela cresceu na França, mas dá uma pontinha de orgulho sempre que vemos um autor da nossa terra tendo um livro reconhecido.
    Já li algumas resenhas de Os Gêmeos e todas me chamaram atenção. É um livro que quero ler, mas não tenho tanta pressa em compra-lo. Acho que até o final do ano devo ler ele.

    Beijos, Pah!
    Gabriel,
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a sinopse tb por si só já chama bastante atenção, vale a pena dar uma chance pro livro, não achei ser daqueles "nossa tenho que ler logo", mas vale a pena sim

      bjos

      Excluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido