RESENHA – Por isso a gente acabou (Daniel Handler)


Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.
Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas desse romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou.

Um dos melhores livros que li ultimamente, sério, depois dos últimos livros resenhados, esse livro certamente valeu ser lido. Não é daqueles livros que vai mudar sua vida, mas faz você refletir um pouco.


You either have the feeling or you don’t (p.14)

Ou você tem o sentimento ou não, é isso que significa a frase acima, e acredito que o mesmo possa ser aplicado ao livro ou você gosta ou não.

O livro é uma carta escrita pela Min, abreviação de Minerva, com todos os motivos pelos quais ela e Ed terminaram. Num primeiro momento eu me perguntei a que distância eles vivem um do outro, porque vocês já viram o tamanho do livro, porém após um tempo ela explica que ela e o Al. (o amigo que a está levando para devolver as coisas) pararam em um lugar que ela nunca teve a chance de leva-lo.

O livro todo é escrito em primeira pessoa pela perspectiva da Min, que conta cada pequeno detalhe das situações vividas por eles e que é representada por um item devolvido. É nesse momento que percebemos a semelhança com a vida real, imagine a cena em que você termina um relacionamento e começa a repassar o que viveram juntos, imaginou? Então, nesse momento você começa a perceber que desde o inicio havia coisas a respeito da relação que não pareciam certas, pequenos defeitos nos dois que antes não eram vistos, mas que mudaram tudo. É isso o que acontece nesse livro.

Ambos os personagens foram bem desenvolvidos pelo autor, principalmente se considerarmos o ambiente em que ambos estão inseridos e os amigos com os quais se relacionam (confesso que só achei o Ed um cretino no final). O único defeito: se você não conhece filmes antigos (ou não, já que todos os filmes citados não existem), pode ficar um pouco perdido, pois a Min cita MUITOS filmes, mas mesmo assim, ela explica a cena do filme fazendo com que você se situe um pouco.

- Qual é a sua com filme antigo?
- Como assim?
- Como assim como assim? Você mistura filme antigo com tudo. Aposto que já está pensando em outro agora.
Era verdade: na última tomada de A vida criminosa de Rose, outro com a Gelsen (p.63).

Uma curiosidade sobre o autor: Daniel Handler é o nome verdadeiro de Lemony Snicket, autor de Desventuras em série.

Livro: Por isso a gente acabou
Autor: Daniel Handler
Editora: Cia dasLetras
Páginas: 368
Formato: 15.70x21.60cm
ISBN: 9788535920239
Leia um trecho disponibilizado pela editora. 

Essa resenha faz parte do Debut Author Challenge Brasil 2012 hospedado pelo Garota It.

4 comentários:

  1. Não conhecia o livro e nem imaginava que o autor fosse tão conhecido por Lemony Snicket. às vezes gosto de livros em primeira pessoa, outras vezes não. Espero que esse valha a pena ler.

    ResponderExcluir
  2. Participando liviaandre74@gmail.com Nossa vou amar ler não conhecia livro parecido colocarei como favorito par o proximo.

    ResponderExcluir
  3. Essa foi a primeira vez que ouvi falar sobre esse livro, e você dizer que foi um dos livros melhores livros que você já leu me deixou bastante curiosa, para saber o que a trama desse livro traz de tão interessante. Bom ao ver, eu gostei da sinopse, até porque retrata algo diferente do que estamos acostumados a ver nos livros de romance, que e o termino, quero muito ler, e já anotei essa dica.

    ResponderExcluir
  4. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido