RESUMO – Os Lusíadas (Luís de Camões)


Com centro na narrativa da viagem de Vasco da Gama até as Índias, Camões conta nesta epopéia a história do povo português, utilizando-se da estrutura clássica do poema épico. "Os Lusíadas" é, acima de tudo, uma declaração de amor de Camões à sua adorada terra lusitana.


Prefiro não fazer resenha de obras clássicas, então resolvi postar esse resumo que fiz na época do colégio... tem uns 6 anos...


Do porto de Lisboa saíram quatro navios em busca do caminho das Índias com o Comandante Vasco da Gama, após alguns dias de viagem eles atracaram e reabasteceram, e logo partiram. Enquanto os lusos viajavam, no Olimpo ocorria um concílio, onde Júpiter conta o destino dos lusos, gerando o conflito entre os demais deuses, sendo Baco e Vênus os que mais discutiam.

A viagem dos Lusos prosseguia e eles atracam em Moçambique, onde foram recebidos até que Baco (com medo de ser esquecido) fez com que o regente local “tivesse” duas ideias de traição. Na manhã seguinte, quando os Lusos desceram para buscar água, foram atacados, porém revidaram, fazendo com que os mouros partissem para o segundo plano, que consistia em fingir arrependimento e “cediam” um piloto que certamente os levaria para a morte.

Esse piloto estava instruído a responder a todas as perguntas dos Lusos, e quando chegaram a uma ilha que ele dizia ser de cristãos, Vênus interveio, o mar se agitou e eles não puderam atracar, seguindo assim para a próxima ilha.

No Olimpo, Vênus encontra seu pai, e lhe diz que se tudo o que ela amava estaria desprotegido, então ela passaria a odiar os Lusos, para que eles recebessem proteção. Júpiter a interrompe e lhe conta todas as proezas realizadas por eles.

Novamente no mar, os Lusos já estavam chegando em Mombaça, onde Baco já havia instruído os moradores e se disfarçado de velho. Vasco manda a terra dois prisioneiros para vasculharem a terra, na manhã seguinte tudo parecia bem.

Durante a noite, Mercúrio aparece em sonho para Vasco, e lhe diz para sair logo da costa inimiga. Vasco acorda e parte para Melinde, onde foram bem recebidos, recebem ajuda e finamente conseguem chegar as índias, e concretizam um acordo de comércio e paz com Portugal.

Os Lusos partem em retorno a Portugal, no caminho recebem dois presentes de Vênus: prazer e a possibilidade de descobrir um pouco sobre o futuro. De volta a Portugal, são recebidos com festa.

Sobre a obra:
Em momentos como o concilio dos deuses, as tentativas de Baco em destruir os Lusos, e nas de Venus em salvá-los, podemos ver a interferência da mitologia na obra.

A obra mistura fatos reais, com sonhos e profecias:
       Fatos reais: A ida dos lusos para as Índias e O triste Caso de Inês de Castro;
     Sonhos: a aparição de Mercúrio os alertando para que saiam do litoral inimigo. A aparição de Baco como Maomé para um sacerdote dizendo a ele para ter cuidado com o inimigo vindo do mar.
     Profecias: vários desastres, previstos por Adamastor, as profecias mostradas pela Máquina do Mundo de Vênus.

Livro: Os Lusíadas
Autor: Luís Vaz De Camões

[ATUALIZAÇÃO] Isso é um RESUMO! Que eu fiz porque li o livro quando precisei, disponibilizei na net anos depois porque quis disponibilizar. O livro não é grande e é bem fácil de ler, sei que muitas vezes o conteúdo programado para o colégio ou vestibular é muito grande, mas vale a pena ler o livro. A versão original é imensa, a comentada nem se fala, mas a versão que tem a capa acima, é pequena, e dá pra ler em um ou dois dias dependendo do ritmo de leitura.

6 comentários:

  1. muito bom esou estudando esse livo e acei mito interessante..

    ResponderExcluir
  2. É um bom resumo... bem explicado em poucas palavras...

    ResponderExcluir
  3. affss num me ajudou em nada!!!

    ResponderExcluir
  4. esta bom !!!
    mas....
    vc poderia deixa lo
    mais detalhado !!!

    ResponderExcluir
  5. gostei, mas acho qua esta faltando algo.

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido