Seres fantásticos #3 – A paixão das Harpias


 Quando fiz a pesquisa sobre as sereias descobri que elas inicialmente, na Grécia Antiga, eram descritas como sendo metade mulheres e metade aves, porém com a chegada da Idade Média, apenas as Harpias passaram a ser representadas assim. Entretanto, nessa pesquisa sobre as harpias, a informação que consta é que são seres anteriores a época da Grécia Antiga (embora, a maior parte das lendas apontem que fazem parte da GA), e que a “falta de conhecimento” sobre esses seres é que causou essa confusão de sereia e harpia.

A descrição mais antiga sobre elas diz que as harpias são seres horríveis com um rosto velho, corpo de abutre, garras e seios pendentes. Além disso, eram vistas como seres arrebatadores de almas, e por isso estatuas com as suas formas eram postas carregando as almas nos cemitérios.

Outras lendas as descrevem como seres belos e sedutores, capazes de voar em altas velocidades e destroçar os homens ao meio com suas garras. Elas representam as paixões obsessivas e o remorso após obter a satisfação (olá senhores do mundo subterrâneo), e é nessas lendas que as harpias raptam os corpos dos mortos para “usufruir” de seu amor (honestamente não entendi muito bem essa parte, e só pensei em necrofilia).
 
Quem já leu a série Senhores do mundo subterrâneo da autora Gena Showalter, ou que pesquisou um pouco sobre a série, sabe que ela usou como base algumas lendas antigas para criar seus personagens e utilizar a mitologia grega de uma forma mais “fiel” e ao mesmo tempo criativa.

SPOILERS SOBRE A SÉRIE:

Nessa série de livros algumas das personagens femininas que irão formar pares românticos com os personagens principais, ou com personagens dos “spin off”, são harpias, e da forma apresentada pela autora elas podem comer apenas o que roubam, caso contrário irão expelir a comida, isso, acredito eu, foi baseada na lenda de que Zeus criou as harpias para punir Fineu por seus erros, e além de deixa-lo cego, ele as envia para que roubassem sua comida sempre que ele tentava se alimentar.

O tormento de Fineu só terminou com a chegada de Jasão que com a ajuda dos soldados derrotaram as harpias e as expulsaram da ilha.

Livros:

Filmes:
Não consegui encontrar filmes com harpias nas histórias, porém lembro que na série “Xena – A princesa guerreira” elas aparecem em algum momento, e em uma cena em um dos filmes da série “A história sem fim” elas também dão o ar da graça. Em ambos, se não me engano, são personagem maléficos.








Saiba mais em:

Imagens retiradas do google imagens na pesquisa pela palavra harpia.

Um comentário:

  1. Eu estou começando a ler a série Senhores do Submundo e já percebi sobre a presença mitológica. Confesso que não li todo o post por causa do spoiler. Pulei direto para o trailer. Beijos


    Leituras da Paty

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido