Sexta-feira 13: Será que dá azar mesmo? E mais: dicas de livros e filmes



Hoje é sexta-feira 13 e muitos acreditam que a data seja banhada em azar. Entretanto, quando perguntamos a algumas dessas pessoas o porque disso, elas respondem simplesmente que não sabem ou que já era costume falarem que esse dia é de azar, por isso fui pesquisar e o que descobri foi que o mito da sexta-feira 13 surgiu a partir de muitas lendas, uma delas diz que em um dos banquetes dos deuses, apenas 12 deles foram convidados, Loki (deus da discórdia e da trapaça) apareceu sem ser convidado e a confusão causada por ele levou a morte de Balder, que era o favorito dos deuses (uma das melhores explicações que encontrei).

Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para uma refeição dê azar, isso pois os jogos de jantar possuem normalmente 12 peças (essa foi a explicação mais tosca que achei)

E tem também quem diga que a data tem relação com terem tornado os cavaleiros templários ilegais e por isso foram presos e torturados em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira (definitivamente não foi uma data boa para eles).

São muitas as explicações para essa data, mas a verdade é que através dos anos foi-se disseminado o mito de que sexta-feira 13 dá azar, e que as coisas podem dar errado, porém ninguém sabe qual é realmente a causa dessa superstição, mas hoje o que vale mesmo é aproveitar a data e fazer do seu dia o melhor possível, e pra quem curte assistir um filme de terror ou ler um livro mais sombrio eis algumas dicas:



Filmes:
Arrasta-me para o inferno

O exorcista

Jogos mortais 2

E o clássico: Sexta-feira 13

Livros:
A mulher de preto - Susan Hill
Arthur Kipps, um jovem advogado, é chamado para acompanhar o funeral da Sra. Alice Drablow, a única moradora da Casa do Brejo da Enguia, localizada em uma região remota da Inglaterra. Enquanto trabalha na isolada propriedade, Kipps descobre trágicos segredos ocultados por suas janelas fechadas. Ao vislumbrar uma jovem e sofrida mulher vestida de preto, uma arrepiante sensação de desconforto começa a tomar conta dele, um sentimento que cresce com a relutância dos moradores locais em falar sobre a estranha figura e seu terrível propósito.



Carrie, a Estranha - Stephen King
CARRIE narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.

A rainha dos condenados – Anne Rice
Em A Rainha dos Condenados, a escritora americana Anne Rice retoma os personagens que a tornaram famosa e faz o livro de maior suspense e densidade de suas Crônicas Vampirescas. Aqui, há vampiros para todos os gostos. Jovens e delinquentes, como Baby Jenk, da Gangue das Garra, românticos como Armand e Daniel, estudiosos como Jesse, que investiga para a organização conhecida como Talamasca, a história desses seres estranhos, imortais misturados entre mortais, para quem sangue, sexo e morte são elementos indissolúveis do dia a dia.
Reunidos em torno de Lestat, eles respondem ao chamado de sua música quase hipnótica e correm, ao longo da narrativa de Anne Rice, um perigo difícil de evitar. É que o som de Lestat desperta Akasha, a mãe dos vampiros, a encarnação da força maléfica feminina, disposta a escolher os justos, entre os vampiros, através de um banho de sangue.

Saiba mais aqui.

2 comentários:

  1. Sexta 13,interessante~
    Estou lendo A Rainha dos condenados,muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou suspeita pra falar de Anne Rice, pq ADORO os livros dela

      bjos

      Excluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Netflix divulga primeiro teaser de “Cem Anos de Solidão”

Ainda sem data de estreia, a série com previsão de 16 episódios adapta “Cem Anos de Solidão” , obra do escritor colombiano e ganhador do Nob...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido