RESENHA - A Ladeira da Saudade - Ganymédes José



O livro fala sobre o amor de uma adolescente do século XX, em Ouro Preto, no Brasil, e sobre os preconceitos raciais O livro a Ladeira da Saudade fala de uma jovem chamada Marilia, mas que é conhecida como Lilia. Esta jovem mora na cidade grande junto com seu pai que ela ama e sua mãe que não a entende como ela gostaria. Ela termina o namoro com um rapaz bem sucedido para desespero de sua mãe, elas se desentendem e ela vai passar uns dias na casa de uma tia em Ouro Preto para refrescar a cabeça.
Em Ouro Preto ela faz amizade com varias garotas muitos diferentes das suas amigas metidas da escola e conhece um rapaz diferente do egoísta do antigo namorado, Lilia e este rapaz, que se chama Dirceu, se apaixonam a primeira vista, ou antes, mesmo disso, e passam a viver um romance mesclado com as histórias da cidade de Ouro Preto e da história da arte brasileira. Quando sua mãe descobre que ela esta namorando em Ouro Preto com um rapaz descendente de escravos vai buscá-la na hora, sem dar chances para despedidas. Mas a tia hospedeira vai atrás e lembra a mãe de Lilia tudo o que ela fez na juventude para casar com o pai de Lilia que também não tinha condições, mas como eles se amavam muito passaram por cima de tudo ficaram juntos. A mãe dela percebe a besteira que estava fazendo é se coloca no lugar da filha e permite que ela volte para Ouro Preto com a tia para terminar os estudos lá.

Um dos poucos livros que fui obrigada a ler na época do ensino médio de que realmente gostei, já que honestamente não gosto de ler por obrigação e acho que a leitura deve ser algo prazeroso e por vontade própria.

Um livro de leitura fácil, sem aquela escrita mais “complexa” dos livros de vestibular e que consegue agradar ao público jovem para o qual é designado, fora que narra alguns fatos históricos, e representa o Barroco e o arcadismo (motivo pelo qual é recomendado nas escolas).

Não digo que seja uma narrativa rápida, pois em alguns trecho o texto é mais lento, mas nem por isso o livro deixa de ser bom, na verdade, acredito que é um livro que apresenta mais pontos positivos do que negativos (alguns pontos são um pouco clichês), e por isso merece todo o destaque na literatura brasileira.

Esse livro faz parte das leituras para o DESAFIO REALMENTE DESAFIANTE de 2012, no qual no mês de Outubro deveria ser lido um livro que fosse de um autor do seu estado – por isso escolhi reler esse livro.

16 comentários:

  1. kkkkk Se tbm leu na escola esse livro? Eu num li o livro e por isso to atrás do resumo kkkkk e a prova do livro é hj(06/11/13) hahahaah mto bom esse é o segundo resumo q leio hj

    ResponderExcluir
  2. Oi Pah!
    Descobri seu blog há alguns dias e achei bem legal. Não sou muito de comentar, mas dessa vez não resisti! Nunca tinha visto uma resenha desse livro pelos blogs afora. Também tive que ler na época da escola e perdi a conta de quantas vezes reli! Adorava a história! Que nostalgia senti agora! hehehehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. amei o resumo com ele pude fazer a minha resenha literaria

    ResponderExcluir
  4. amei o livro com ele pode fazer minha resenha literaria

    ResponderExcluir
  5. Onde posso comprar esse livro me envie por email marciaazevedo410@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu me emociono pois nunca esqueci eu tinha esse livro ele sumiu a ladeira da saudade marcou minha adolescência

    ResponderExcluir
  7. Eu me emociono pois nunca esqueci eu tinha esse livro ele sumiu a ladeira da saudade marcou minha adolescência

    ResponderExcluir
  8. Show! Mesmo lendo o livro me senti inseguro em relação a alguns aspectos da história, então procurei por uma resenha, me ajudou muito, valeu Pah!!

    ResponderExcluir
  9. Coincidentemente também li na época do segundo grau! Foi por obrigação que li, mas acabei me apaixonando pela história! Nunca consegui me esquecer e guardo até hoje o meu livro com muito carinho de uma época que morri de saudades!!!!❤️😢❤️

    ResponderExcluir
  10. opa, alguém tem 12 anos e tá no 7° tentando fazer prova do livro? Na pandemia?? Eu tô kkkk o momento exato é: 30dejunquarta-feira 12:25 segundos:23seg da noite :)) ADEUS PQ EU TÔ ESCREVENDO ISSO? HAKHAKAHAKAHAJAKJAB

    ResponderExcluir
  11. Precisei ler esse livro na escola e foi um dos melhores livros que precisei ler para apresentar trabalho. Fiz uma paródia contando a história e o livro marcou minha adolescência. Fiquei encantada e sonhando em conhecer Ouro Preto pelos relatos de Marília ( Lília). Finalmente terei a oportunidade de conhecer essa cidade e de estar na ladeira da saudade.😍 não deixem de ler!!!!! Aos jovens de hoje que tem preguiça e pesquisam resumos, aproveitem essa linda história, leiam!

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido