Já conhece a série “O Diário da Princesa” (Meg Cabot)?



Poucas são as meninas que nunca se imaginaram como princesas, e Mia é justamente uma dessas poucas, e assim como qualquer outra menina que estivesse em sua situação fica chocada ao descobrir que ela é sim uma princesa com direito a castelo e coroa. O fato é que essa série mesmo mostrando por tudo o que ela passa ao entrar em contato com esse novo mundo ela aborda também questões cotidianas pelas quais a maioria das adolescentes passa, e de certa forma ajuda, de modo bem divertido, a passar por essa fase conturbada, que, em minha opinião, é a melhor fase para se ler esses livros, o que não impede de ler em outras fases da vida.


O Diário da Princesa conta a história de Mia Thermopolis, uma típica adolescente americana que recebe uma notícia que vira sua vida de cabeça para baixo: Mia descobre que seu pai é um príncipe. Ou seja, de uma hora para outra, ela descobre que é a única herdeira do trono da Genovia! A heroína de O diário de princesa conquistou os corações de milhões as adolescentes ao redor do mundo, até das que nunca sonharam em usar uma coroa cravejada de brilhantes (elas existem?). A série escrita por Meg Cabot é deliciosa e divertida, repleta de referências a cultura pop americana.
Como uma princesa e, na verdade, se chamando Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo, a vida de Mia muda completamente. Ela passa a ser abordada por paparazzis que invadem seu colégio para fotografá-la e, como num passe de mágica, ela se torna bastante popular. Porém, ainda longe de ser uma Cinderela, a jovem se vê obrigada a deixar sua cidade, seu colégio e ainda por cima, precisa ter aulas de boas maneiras com sua avó, uma européia tradicional. Se o sonho de muitas meninas da idade de Mia é ser uma princesa, para ela isso pode virar um verdadeiro pesadelo!


Essa série escrita nos anos 2000 é composta por 10 livros, ISSO MESMO, 10 livros, mas não é só isso (agora ficou parecendo propaganda de vendas), Meg Cabot, não satisfeita com essa quantidade de livros resolveu escrever alguns livrinhos a mais para complementar a série que não chegam a ser spin-offs.

Cronologicamente os livros e “livrinhos” são:

O Diário da Princesa (vol.1):
A sinopse é essa ai de cima.

A Princesa sob os Refletores (vol.2):
No segundo volume da série O diário da princesa, Mia Thermopolis continua tendo aula de boas maneiras, ou "sessões de tortura" como ela prefere chamar, para se aperfeiçoar no seu recente papel de princesa. O problema é que, desta vez, a impiedosa avó decide arranjar uma entrevista na televisão para apresentar Mia à população de Genovia. A jovem terá então que discursar sob as luzes dos holofotes para milhões de pessoas. Esta idéia é realmente assustadora para Mia, cujo drama está apenas começando! Além de ter que se apresentar na televisão, sua mãe anuncia que está grávida e o pai é ninguém menos do que o seu professor de álgebra.
Para completar, Mia ainda enlouquece com mensagens misteriosas que recebe pelo celular de um admirador secreto. Ela torce para que o enigmático apaixonado seja Michael, irmão de sua melhor amiga, por quem Mia é "discretamente" interessada. Distante da vida tranqüila das "princesas comuns", o personagem de Meg Cabot sofre como todas nós: além de ser a garota mais alta da série, não ter namorado nem peitos, tem que lidar com as mudanças turbulentas que a somente a única herdeira do trono de Genovia poderia ter.

A Princesa Apaixonada (vol.3):
Nos Estados Unidos, A princesa apaixonada chegou rapidamente às principais listas de best sellers, nas quais permaneceu por várias semanas. Neste terceiro volume da série, Mia divide seu tempo entre três coisas: a preparação para sua irritante entrée na sociedade genoviana, sob a direção de uma não menos irritante avó; os congestionamentos de Manhattan, em Nova York; e as elaboradas desculpas para escapar de Kenny, seu namorado. Afinal, Mia, na verdade, já está apaixonada por outro rapaz.
O livro é o resumo perfeito das agruras e neuroses dos adolescentes. Desde amores não correspondidos, até dias de cabelo ruim, passando por dúvidas existenciais e movimentos para salvar o planeta. Não esquecendo conflitos nada clássicos com os pais - a mãe de Mia está grávida de um de seus professores e o pai insiste que ela ande numa limusine com seguranças -, festas de arromba, roupas e ensaios para beijos de língua.

A Princesa à Espera(vol.4):
No quarto volume da série O diário da princesa, Mia, depois de finalmente ter conquistado o coração do rapaz por quem era apaixonada, Michael Moscovitz, precisa passar as férias na Genovia, a milhares de quilômetros de seu amado. A distância a deixa insegura e preocupada. Mia sofre com as crises de ciúmes e a incerteza pode abalar a continuação do seu romance. Será que ele estaria sofrendo como ela? Será que, quando voltasse para os Estados Unidos, ela ainda teria um namorado?
Além disso, a jovem tem que se concentrar nos compromissos oficiais exigidos pela realeza e suas férias de verão significam, portanto, muito trabalho e pouquíssima diversão. Os dias vão ficando cada vez mais longos e chatos. Ela precisa controlar seus ciúmes e a vontade de ligar para Michael o tempo todo, assim como aturar o mau-humor da aristocrática avó. Entretanto, finalmente, Mia conhece Genovia e é muito bem-recebida, apesar de assustar a todos com suas atitudes desastradas e atrapalhadas. Sua simpatia conquista o país. Tudo parece estar ficando às mil maravilhas, estaria seu namoro realmente ameaçado? A distância e a insegurança da jovem princesa em relação a estabilidade do amor podem causar mais problemas do que ela imagina.

Project Princess (não lançado no Brasil) (vol.4,5)*:
O que a princesa está aprontando agora?
Martelo na mão, Princesa Mia embarca em uma aventura épica para alguém tão reconhecidamente atrapalhada: Junto com seus companheiros de escola, ela está construindo casas para os menos afortunados. Não leva muito tempo para que Mia perceba que ajudar os outros - enquanto um passatempo inquestionavelmente nobre - é um trabalho muito duro. Seu espírito vai prevalecer? Será que a casa irá desabar devido a construção de alguém desajeitado? E o mais importante, será que Michael vai parar de trabalhar tempo suficiente para beijá-la?

A Princesa de Rosa-shocking (vol.5):
No quinto volume da série O diário da princesa, Mia continua com problemas: insatisfeita com seu corpo, uma avó muito intransigente, os compromissos da realeza e as questões do coração. Porém, em A princesa de rosa-shocking, Mia está decidida a contribuir de alguma forma para a vida no planeta, como todas as princesas. Impulsionada pela injustiça cometida pela avó, que causou a demissão de um garçom porque insistiu em levar seu poodle a um restaurante, a jovem princesa decide aliar-se a sua melhor amiga na campanha em prol do resgate do emprego do rapaz.
O problema é que Mia assinou um contrato afirmando que passaria as férias em Genovia e, mais uma vez, terá que ficar longe de seu amor, Michael Moscowitz, o que, agora, parece impossível. Como se isso não bastasse, Michael não quer levá-la a sua festa de formatura, um evento importantíssimo, onde todas as meninas estarão com seus pares. Profundamente frustrada com o namorado, ela começa a se qustionar: e agora, será que seu namoro está realmente ameaçado?

A Princesa em Treinamento (vol.6):
No sexto volume da série O diário da princesa, Mia está pronta para mais um ano letivo. Ou quase. É que as coisas não andam muito bem. Durante as férias de verão, período em que assume suas atividades como integrante da realeza, Mia tem a brilhante idéia de mandar jogar na baía de Genovia, infestada por algas-assassinas, dez mil lesmas sul-americanas. Mas o que deveria ser uma brilhante idéia acabou se tornando um enorme problema, e agora Genovia corre o risco de ser expulsa da União Européia.
Mesmo preocupada com essa ameaça Mia precisa retomar os estudos. E logo percebe que o ano não será nada fácil. A volta às aulas não tem o sabor de novidade. Logo de cara, a princesinha percebe que geometria não é nada fácil e, em seguida, tira um B em redação: logo quando tinha decidido ser escritora!
Além disso, Mia terá que enfrentar Lilly, sua arqui-rival, em uma disputa acirradíssima: as duas competem pelo cargo de presidente do conselho estudantil, posição que exige certa popularidade entre os estudantes. Porém, o que está realmente tirando o sono de Mia é "Aquilo" - Lana já advertiu o que os garotos da faculdade esperam de suas namoradas e Michael agora é um universitário...

O Presente da Princesa (vol.6,5):

Todo ano, Mia passa as férias natalinas com Grandmère, na Genovia. Desta vez, ela está à espera do Natal mais perfeito de todos os tempos: seu namorado, Michael, e sua melhor amiga, Lilly, virão para as festas também! Mas até mesmo os planos de uma princesa podem dar errado. Com tantos compromissos reais, ela não tem tempo para encontrar o presente perfeito para Michael e o que seria um feriado dos sonhos pode ser transformar num verdadeiro pesadelo.



A Princesa na Balada (vol.7):
No sétimo volume da série O diário da princesa, Mia, como presidente do conselho estudantil, quer resolver os problemas financeiros do Albert Einstein: descobriu que a compra dos cestos de lixo da escola acabou com os fundos do conselho estudantil. Agora, é impossível alugar o salão Alice Tully para a grande festa de formatura. Por outro lado, nesta primavera, ela está decidida a se divertir! Por sorte (ou por azar, dependendo do ponto de vista), Grandmère tem um plano elaborado para arrecadar fundos parta o conselho e, ao mesmo tempo, alçar Mia à fama teatral. Mas, por trás das "boas" intenções de sua avó, tem uma grande armação: promover a união romântica entre Mia e um partidão, que não é seu atual namorado. Não é sem motivo que Michael, o amor da vida de Mia, acha que a avó da menina é louca ou, pior ainda, uma inimiga declarada.
Mas os agitos não param por aí. Mia precisa comparecer a uma festa que Michael dará em sua casa, aproveitando a ausência dos pais. Na balada, várias garotas mal-intencionadas da faculdade estarão presentes. O problema é que Mia não é lá de bebedeiras e ainda não está pronta para "Fazer Aquilo"... Mas, e se as outras meninas forem muito mais divertidas (e ainda por cima sexualmente experientes)? Michael continuará gostando dela? Ele seria capaz de trocá-la pelas garotas da faculdade?

Sweet Sixteen Princess (não lançado no Brasil) (após volume 7):


Dezesseis anos são números mágicos. Mia não tem sempre a melhor sorte com festas, mesmo que seja seu décimo sexto aniversário, ela não quer uma festa do aniversário. Como sempre, Grandmère tem outras idéias, e pensa que reality de TV especial é a coisa certa para uma comemoração real.




Valentine Princess (não lançado no Brasil) (após volume 7):
 
Quando você é a Princesa Mia, nada acontece como deveria. Por um lado, Grandmère parece determinada a provar que aquele garoto (ou Michael como é conhecido) não é o cara certo para a princesa coroada da Genovia. E Mia não parece ter muita sorte em provar o contrário, principalmente porque Michael tem um histórico de ser contra qualquer tipo de data “comercial” (como o Dia dos Namorados).



A Princesa no Limite (vol.8):
Desta vez, tudo parece estar bem para Mia. Ela conseguiu passar de ano e se livrou da responsabilidade de ser a presidente do conselho estudantil. Mas, rapidamente, ela percebe que o ano está longe de ser cor-de-rosa... A professora de Inglês a inscreveu em uma matéria de Introdução à Escrita Criativa. Como assim? Todo mundo sabe que o que a Princesa da Genovia quer mesmo é ser uma grande escritora - será que a Sra. Martinez não vê que ela já sabe tudo sobre criatividade? Além disso, logo agora quando Mia achava que tinha se livrado de Álgebra e de Geometria, ela tem de aturar Pré-Cálculo! E, pelo amor de tudo que é genoviano, por que Lilly a indicou para ser presidente do conselho de novo?!
Mas nada disso se compara às novidades que Michael tem para contar... Tudo bem que Mia torce pelo sucesso do namorado, mas ele precisava inventar um protótipo de braço robotizado para cirurgias cardíacas que vai ser construído por uma empresa no Japão? O pior de tudo é que com isso ele ficará longe não por uma semana, nem por um mês - Michael vai morar no Japão por um ano inteiro, ou mais! A princesinha precisa convencê-lo a ficar. E, para isso, está disposta a usar qualquer argumento... até Fazer Aquilo? Esperar ou não esperar? Neste oitavo volume da série O diário da princesa, o futuro do namoro de Mia realmente está em jogo e muitas lágrimas vão rolar.

Princesa Mia (vol.9):
Mia precisa discursar em um baile de gala da Domina Rei, uma sociedade de elite, cheia de poderosas mulheres de negócios. O que diabos ela teria a dizer? Agora que Michael terminou com ela de vez, Mia não consegue sair da cama, sua melhor amiga a odeia e todas as suas roupas estão ficando apertadas. Para piorar, está sendo obrigada a ver um terapeuta, Lana Weinberg agora quer ser sua melhor amiga, e Mia descobre o diário de uma antepassada, com revelações que podem mudar o destino da Genovia para sempre. Como uma princesa poderia resolver tantos problemas?

Princesa Para Sempre (vol.10):
 
Aguardado último volume da série best seller de Meg Cabot. Finalmente Mia chegou ao último ano do ensino médio. Agora, é entregar seu trabalho final, escolher em qual universidade ela vai estudar, e decidir como será seu futuro com o perfeito J.P. Mas quando Michael, seu ex-namorado, volta à Nova York - agora rico, bem-sucedido e mais lindo do que nunca -, ela terá que decidir com quem está seu coração... Será que a princesa vai conseguir o seu "felizes para sempre"?




Fora TUDO isso, o livro “O Diário da Princesa” foi adaptado para o cinema em 2001, e em 2004 foi lançado o filme “O Diário da Princesa 2: Casamento Real” que segundo dizem foi baseado nos últimos livros da série, eu ainda não li os três últimos livros, e por isso não posso confirmar se é verdade ou não, mas mesmo que seja, o primeiro filme ainda é o melhor. Infelizmente, o segundo filme foi filmado e finalizado de modo a não possibilitar continuações.

Sinopses retiradas do site da Galera Record

5 comentários:

  1. Olá!! Essa foi a primeira série que eu li da Tia Meg (minha autora favorita) *.* Tinha uns 12 anos, hoje eu tenho 22 e ainda sou apaixonada pela série, cresci com a Mia, com os seus devaneios, inseguranças, e com o maior crush no Michael :D não tem como não amar ele né?! Adoro a série e adorei o post ^^

    Beijos, Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho uma pena que nao tenham masi series assim, infelizmente nao é td mundo hj em dia que vai atras de series mais antigas, o bom é que a meg é super famosa entao mta gente conhece a serie o diario da princesa.

      Excluir
  2. eu amo essa serie, estou terminando de ler o décimo livro, chorei um monte com o oitavo livro quando o Michel vai embora :/ não queria que a serie terminasse kkkk quero mais volumeeees!! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é mto boa mesmo, mas acho q 10 livros já são o suficiente.

      Excluir
  3. amoo essa série, estou terminando o décimo livro, chorei demais com o oitavo quando Michel vai embora :/ não queria que essa série acabasse nuncaa, quero mais volumeees!! ;*

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido