segunda-feira, 18 de março de 2013

Já conhece a série “Jogos Vorazes” (Suzanne Collins)?




Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.


As distopias já existem faz um bom tempo, mas o que as trouxe novamente ao centro das atenções foi a trilogia Jogos Vorazes, eu tive a oportunidade de ler os livros antes do lançamento do primeiro filme, o que foi muito bom, pois, mesmo não tendo me decepcionado com o filme, acredito que se o visse primeiro não teria interesse em ler a série.

Como disse li a trilogia inteira, e os livros são daqueles que você ama ou odeia, eu amei Jogos Vorazes, MAS ainda não consigo concordar com algumas decisões da autora, para não dar spoiler, já que é um ponto importante, saibam (para quem leu o livro) que é a passagem que envolve bombas mais para o final de “A Esperança”.

Dito isso, vamos conhecer os livros lançados aqui no Brasil pela editora Rocco:

Jogos Vorazes (vol. 1)
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Em Chamas (vol. 2)
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

Esperança (vol. 3)
Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. Numa trama tão violenta quanto psicológica, Suzanne Collins consegue provocar, em A esperança, um debate sobre a moral e os valores da guerra e as consequências das escolhas feitas por cada um dos personagens.
Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.



CURIOSIDADE: A autora Suzanne Collins teve a idéia para a trilogia enquanto trocava de canais, em um ela viu um desses famosos reality shows, e em outro cenas da guerra do Iraque, juntou os dois e teve uma série de sucesso.

6 comentários:

  1. Desde Harry Potter essa foi umas melhores series que eu li até agora. Pena que foi só 3 livros. Não gostei das mortes desnecessárias no final, mas fazer o que né. Vou até reler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb é uma das minhas séries favoritas e alguns acontecimentos do final foram MTO desnecessarias

      Excluir
  2. Jogos Vorazes é meu xodó, apesar de ter detestado algumas coisinhas a história continua perfeita pra mim! Te indiquei pra responder uma tag lá no blog, se tiver interesse o link ta aqui: http://bolinhosliterarios.blogspot.com.br/2013/03/respondendo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se vc nao gostou das mesmas coisa que eu nao gostei, mas apesar disso o livro é MTO bom

      obrigada por me indicar, vou responder sim

      Excluir
  3. Pedi a trilogia de presente de aniversário, comecei a ler o primeiro livro há poucos dias, a história não tá me prendendo... Tipo, é boa, mas não me prendeu tanto quanto Harry Potter. A Katniss não me conquistou, acho que foi isso... Mas eu gostei bastante do filme :) Beijos!

    Mundo de Florence {http://mundodeflorence.blogspot.com.br}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HP é mesmo MUITO bom, né?! e JV realmente não prende tanto, mas tb é bom.
      A Katniss como protagonista deixa a desejar, mas ela evolui um pouco nos proximos livros.
      bjos

      Excluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...