Spoilers: Avisar ou não avisar?!



Imagine a cena: você está no meio de uma leitura extremamente prazerosa, de uma série que você gosta muito, não é o primeiro livro, então você já tem uma pequena base do que se trata o enredo, mas também não é o último e as possibilidades do que pode acontecer são infinitas, você passa horas lendo e outras tantas imaginando o que poderia acontecer ou então o que você gostaria que acontecesse, eis que você para sua leitura e decide fazer outra coisa para passar o tempo, por exemplo, entrar em uma rede social. Lá você se depara com algo chocante, alguém que você conhece está lendo o mesmo livro que você e coloca sem aviso nenhum que “AI MEU DEUS .... MORRE! NÃO ACREDITO”, e assim, o desfecho que você imaginou, aquele que você esperou ansiosamente é desvendado sem qualquer aviso! Isso, meus amigos se chama spoiler.


Spoiler é quando algum site ou alguém revela fatos a respeito do conteúdo de determinado livro, filme, série ou jogo. O termo vem do inglês, mais precisamente está relacionado ao verbo “To Spoil”, que significa estragar. Numa tradução livre, spoiler faz referência ao famoso termo “estraga-prazeres” (tecmundo)


A descrição acima aconteceu comigo, estava no meio de uma leitura e decidi entrar no facebook, e eis que uma pessoa que conheço colocou aquela “adorável” frase “AI MEU DEUS .... MORRE! NÃO ACREDITO”, não minha amiga, quem não acredita sou eu, que evitei entrar em páginas dedicadas a série e nos grupos de leituras, tentando evitar assim, que o final fosse revelado, mas não deu muito certo não é?!



Não me entendam mal, não tenho problemas com spoilers, bom, não muitos, apenas espero que as pessoas tenham um bom senso de deixa um aviso antes, algo como PODE CONTER SPOILER ou CONTÉM SPOILER, não demora muito tempo para escrever, e pode salvar a leitura de muita gente. Além disso, faz com que a pessoa que esta lendo o post, seja no facebook, seja em um blog, possa ter a escolha de ler ou não o que vai acontecer.

Algumas vezes, leio sim o que vai acontecer, afinal quem nunca ficou curioso com o destino que uma série vai tomar, mas friso que deve ser uma opção do leitor se vai ou não se submeter ao spoiler.

E vocês o que acham sobre o assunto? Avisar ou não avisa?

6 comentários:

  1. Eu as vezes gosto, outras não. Não custa nada avisar dai a pessoa lê por conta e risco. Outro dia vi no face um spolier enorme de uma serie que eu assisto e fiquei com muita raiva.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, às vezes gosto de ler, mas é bom avisar vai que é uma série ou livro que eu não quero saber o que acontece?!

      bjo

      Excluir
  2. Avisar sempre! E não adianta só colocar SPOILER em vermelho porque isto só faz seus olhos se focarem mais ao redor desta palavras. Custa nada ter um pouco mais de cuidado e dificultar a leitura distraída de outras pessoas colocando uma cor mais clara, mais próxima da cor do fundo, por exemplo.

    Um dia deste sofri com um spoiler violento de Guerra dos Tronos que uma amiga deixou no Facebook. Pior é que ela postou spoiler atrás de spoiler. Quase que se acaba uma amizade... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Spoiler de Guerra dos Tronos é sacanagem, na vdd qualquer spoiler sem aviso é sacanagem rsrsrs
      Essa ideia de mudar a cor da fonte é legal quando o spoiler está em uma parte unica do texto, caso contrario sou a favor de colocar um aviso grande no começo do post falando que tem spoiler, e depois começar o texto.

      bjo

      Excluir
  3. Sou a favor de avisar quando tem Spoilers, faço isso muito com séries... Acho que quando tem spoilers de livros acaba estragando aquele leitura, pois não terá a mesma emoção que da outra pessoa que leu sem nenhum spoiler rs

    Beijos

    www.oblogdamari.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admito que eu ADORO os spoiler de séries... mas os de livros, principalmente os que eu quero ler ou de séries que ADORO eu procuro evitar

      bjos

      Excluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido