100 sonetos de amor (Pablo Neruda)



Cem Sonetos de Amor é um livro de Pablo Neruda publicado em 1959 com cem sonetos relacionados ao romantismo, amor etc., divididos em quatro partes: Manhã, Meio-dia, Tarde e Noite, nas quais Neruda expressa todo o conteúdo da palavra amor.



Como o próprio nome já diz são 100 sonetos, todos de amor, escritos por Pablo Neruda. Os sonetos foram dedicados para a terceira esposa dele. Confesso que só li por causa do DESAFIO UM LIVRO POR MÊS, TODOS OS MESES DO ANO, não me entendam mal, os sonetos são bonitos, mas esse nunca foi o tipo de leitura que me agradou.

Uma curiosidade sobre um dos sonetos é que ele aparece no filme Patch Adams: O amor é contagioso, motivo pelo qual minha irmã comprou o livro, ela adora o filme. O soneto é esse aqui:

A Dança

Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio
Ou flecha de cravos que propagam fogo:
Te amo como se amam certas coisas obscuras,
Secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e
Leva dentro de si, oculta, a luz daquelas flores.
E graças a teu amor, vive oculto em meu
Corpo o apertado aroma que ascende da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde.
Te amo diretamente sem problemas nem orgulho;
Assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

Senão assim, deste modo, em que não sou nem és.
Tão perto de tua mão sobre meu peito é minha,
Tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

Autor: Neruda, Pablo
Editora: L&pm

Esse livro faz parte das leituras para o DESAFIO UM LIVRO POR MÊS, TODOS OS MESES DO ANO de 2013, no qual no mês de junho deveria ser lido uma coletânea de contos ou de crônicas ou de poesia.

8 comentários:

  1. maravilhoso viajo com esse livro...é muito amor.

    ResponderExcluir
  2. Quem é cv? Quanta arrogância diante de 100 sonetos de amor. ...para falares e, pipor,divulgou Faz-se:obrigação. Conher obra e História.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gyohwanih, posso te chamar assim? Você não deixou nome. Então, eu sou uma leitora, e como todo leitor tenho gêneros e estilos literários que gosto e não gosto, infelizmente, sonetos não fazem parte do repertório que me agrada e foi isso o que apontei no post, acho a obra de Neruda ótima (para quem gosta do estilo), mas como disse não é o meu caso. Você não acha que seria no minimo irresponsável e anti ético que exaltar as qualidades da obra que para mim não são apraziveis? Além disso, se a obra não me agrada por que eu deveria quer me informar mais a respeito da mesma? Ao mesmo tempo, fico feliz que você goste tanto da obra ao ponto de vir aqui expor sua opnião à respeito, aproveitando o assunto, quais as qualidades que você gosta da obra e pq indicaria a leitura para as pessoas que não conhecem ou que gostam desse gênero?
      Att,

      Excluir
  3. Respostas
    1. Censura? Imagina, se você está se referindo a moderação de comentários, isso ocorre simplesmente pq fica mais fácil identificar novos comentários e responder quando necessário, você não gostaria que algum leitor ficasse a espera de uma resposta apenas pq ela passou despercebida, não é? Além disso, muitos comentários vinham sem nome, e fica um pouco estranho me referir à alguém como anônimo.
      att,

      Excluir
  4. Mas divulga a capa e comenta. Isso é. Um absurdo. Uma irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irresponsável? Apenas expus minha opnião honesta sobre a obra em questão, infelizmente dessa fez foi um livro que não me agradou (pelos motivos já citados), irresponsável seria, como disse anteriormente, mentir sobre o que achei da obra.
      att,

      Excluir
  5. Gente, o pessoal brigando com a pessoa por expor a opinião
    Não lançaram fogo na obra não, relaxem. É questão de opinião.
    Pah, liga não. Adorei. ;)

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido