[RESENHA] A Pousada Rose Harbor (Debbie Macomber)



Primeiro volume da série Pousada Rose Harbor



Jo Marie Rose decide comprar uma pequena pousada, como forma de superar a morte do marido. Mal sabe ela que as surpresas que a esperam nessa nova empreitada.
Seu primeiro hóspede é Joshua Weaver, que voltou para casa para cuidar de seu padrasto doente. Os dois nunca se conheceram pessoalmente e Joshua tem alguma esperança de que possam conciliar suas diferenças. No entanto, uma habilidade de Joshua há muito perdida prova que o perdão nunca está fora de alcance e que o amor pode florescer onde menos se espera.

A outra hóspede é Abby Kincaid, que retorna a Cedar Cove para comparecer ao casamento do irmão. De volta pela primeira vez em 20 anos, ela quase deseja não ter ido, devido às memórias trazidas pela pitoresca cidade. E conforme Abby se reconecta com sua família e seus velhos amigos, percebe que só pode seguir em frente se permitir-se verdadeiramente a isso.


Há um ditado popular que remonta do Império Romano que diz “Todos os caminhos levam a Roma”, isso claro se aplicava à época em que Roma era praticamente o centro de tudo. Entretanto, depois de ler A Pousada Rose Harbor, posso dizer que a autora reinventou o dito, e hoje todos os caminhos levam a Cedar Cove.


O livro conta um pouco das vidas de Jo Marie Rose, Joshua Weaver e Abby Kincaid, voltando no passado e mostrando como este interfere até hoje em tudo o que fazem e no que se tornaram, o mais interessante do livro: nenhum deles tem qualquer relação com os demais, achei o fato interessante, pois geralmente quando algo assim acontece (de mostrar o passado) os personagens são relacionados de alguma forma, mas em A Pousada Rose Harbor o único fator comum é a pousada, seus passados são independentes e curiosamente o futuro também será [não me xinguem que isso não é spoiler ;) ].


A busca por um novo começo pode levar a grandes revelações...


Jo Marie Rose perdeu o marido recentemente em um trágico acidente de helicóptero, sua busca por um novo começo a leva a Cedar Cove e a torna a nova proprietária de uma aconchegante pousada, A Pousada Rose Harbor, lá ela tenta reestruturar tudo o que havia planejado viver com o marido a seu lado e que agora não será possível, e por incrível que pareça ela sabe que agora está no lugar certo e que de alguma forma, Paul a apoia e ainda não a abandonou.


“Em meu sonho, na primeira noite na Pousada Rose Harbor, Paul viera até mim e dissera que eu voltaria a me sentir viva” p. 47


Joshua Weaver nunca imaginou que voltaria para a cidade, ainda mais depois que foi expulso de casa pelo padrasto logo depois da morte da mãe, mas o que ele nunca imaginou mesmo é o motivo que o faria voltar: o “velho” está doente e se recusa a ir para o hospital, por isso Josh volta a Cedar Cove para “cuidar” do homem, e recuperar bens de sua mãe, mas mais do que isso, ele vai de encontro com seu passado e percebe que de um modo ou de outro, nem tudo é o que parece.


“Josh se esforçara, ao longo dos anos, para não ter ressentimentos de seu padrasto. Ainda assim, estava na cidade há apenas algumas horas e se via retornando aos mesmos sentimentos negativos de quando partira e ainda era um adolescente. Era como se o tempo não tivesse passado e ele fosse um jovem de dezoito anos – orgulhoso, imaturo e revoltado” p. 34.


Abby Kincaid, a segunda hospede da pousada, é a que dentre os três carrega o passado como uma sombra que nunca a abandona, tudo o que faz é baseado no que aconteceu da última vez em que esteve em Cedar Cove, de fato ela deixou sua vida em standy by e esqueceu de viver, todos os planos do passado foram abandonados. De um modo geral, Abby, foi a personagem que mais teve que lidar com os fantasmas do passado, ela possuía um sentimento de culpa tão grande que não conseguia se relacionar com ninguém, nem com a família.


“Engraçado como o tempo vai apagando essa agonia, desgastando-a ao longo dos anos, como a água que corre sobre pedras e gradualmente gasta as pontas afiadas e dolorosas. (...) Aquele pequeno passo de retornar a Cedar Cove exigira coragem, ainda que forçada pelo casamento. Era como se Deus lhe dissesse que era hora de usar o impulso proporcionado por aquela visita para recolher os pedaços de sua vida” p. 151.


Debbie Macomber fez um livro, que mesmo sendo um romance de ficção, nos faz acreditar que as três histórias de vida contidas no livro poderiam ter acontecido com qualquer pessoa, e como coincidências existem conheço um caso muito parecido com o da Abby, ou seja, mesmo de forma romanceada a autora nos mostra como diferentes pessoas lidam com a perda e como tentam seguir adiante, afinal o processo de luto é diferente para cada pessoa.

Recomendo o livro para aqueles que gostam de um romance com uma dose de realidade, e principalmente para aqueles que acreditam que mesmo em situações mais difíceis há sim, esperança.


CURIOSIDADE: A autora escreveu uma série chamada Cedar Cove que possui 12 livros e se passa na mesma cidadezinha que A Pousada Rose Harbor, quando a série chegou ao fim a autora não queria abandonar seus personagens. Além disso, ela relata no inicio desse livro que seus leitores sempre lhe perguntavam sobre o que aconteceu com vários personagens da outra série, então quando ela deu inicio a uma nova série (Pousada Rose Harbor – sim é uma série e já tem dois livros) ela optou, mesmo começando um novo arco com novos personagens e uma nova pousada, por manter o local principal em que os fatos ocorrem, por isso A Pousada Rose Harbor fica em Cedar Cove, assim, ela pode atrair novos leitores apresentando uma série nova ao mesmo tempo em que agrada os leitores mais antigos, fazendo com que alguns personagens apareçam de vez em quando. Ainda segundo a autora, você não precisa ler uma série para entender a outra.

Livro: A Pousada Rose Harbor
Autora: Debbie Macomber
Editora: Novo conceito
ISBN: 9788581631530
Páginas: 352
Formato: 16x23x2,3

Essa resenha também será postada no Blog da Mylloka. Então não se assustem se viram a resenha nos dois blogs.

32 comentários:

  1. Eu já tinha lido a sinopse desse livro em algum lugar e me pareceu bem interessante. Gosto de livros mais realistas. :)

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi tanta gente falar comentários negativos sobre esse livro que perdi a vontade de ler. Posso té ler, mas não estou com boas expectativas.

    Beijos.
    http://estantetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. OMG eu simplesmente amei a sua resenha, e serio, a capa nunca me chamou atenção... Enfim, acho que se eu fosse ler eu começaria pela primeira serie...

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      A primeira série parece ser mto boa tb, mas infelizmente demora pra sair os livros por aqui.

      bjos

      Excluir
  4. A premissa desse livro é incrível. A forma como o autor parece abordar o assunto, e mesmo a aura de mistério e fascínio que percorre alguns personagens, me cativaram completamente. Tenho sim vontade de ler esse livro; e, sim, eu ainda acredito na esperança... E uma leitura dessas só tende a ajudar, não é?
    A resenha ficou incrível mesmo!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! =D
      Eu gostei bastante do livro, especialmente a forma como a autora abordou a história de cada personagem.
      Abraços

      Excluir
  5. Gosto de livros que se baseiam em situações reais e possíveis, mas por ser uma série, terei que esperar. Não posso me dedicar a livros com sequência por agora, porque o tempo está muito curto!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com exceção da história da Jo, as demais se fecham nesse livro. Acho que dá pra ler sem problema

      Abraços

      Excluir
  6. Quero muito ler esse livro desde que foi lançado. Que legal essa curiosidade. Tem autores que faz isso mesmo, sempre relaciona alguma coisa de seus livros em outros.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu já li esse livro e achei totalmente adorável!!!!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li, mas parece ser uma história inspiradora, que nos dá coragem. Acredito que por ter muitos personagens cada um de nós sempre se apega à um diferente, ou seja, tem personagem para agradar todo mundo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, além disso, é possível se identificar com os moradores de Cedar Cove.

      Excluir
  9. Não sabia que esse livro era de uma série! Gostei muito da sua resenha, todas que já li falaram muito bem do livro, tenho muita vontade de ler, gosto de romances reais e já cheguei a colocar o livro várias vezes no meu carrinho de compras, mas aquelas promoções do submarino são malucas e nunca consigo ganhar o desconto! HAHAHA
    Gostei das curiosidades, não sabia sobre isso! :)

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As promos realmente são malucas, mas às vezes compensa insistir, que acaba dando certo.

      bjos

      Excluir
  10. Parabéns pela resenha Pah! Estou ansiosa para ler A Pousada Rose Harbor! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? ;D
    Já ouvi muito falar desse livro. Até perdi uma promoção que ele tava bem baratinho!
    A autora é muito bem falada e eu tenho curiosidade para ler algum livro dela.
    Adorei sua resenha! :D
    Beijos

    Beijos,
    Jéssica - Ela e Seus Livros
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o primeiro livro que li dela, mas gostei bastante da escrita da autora

      bjos

      Excluir
  12. Olá,tudo bem?
    Já li muitas resenhas positivas sobre este livro,espero que lê-lo logo.
    Beijos!
    Confira a minha nova coluna:
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/08/filme-percy-jackson-e-o-mar-de-monstros.html

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar desse livro!! Mas a sue resenha foi perfeita! To aqui, morrendo de vontade de ler!
    Obrigada por aparecer lá no Momentos Assim!
    Beijão, linda!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  14. O livro parece ser muito bom, mais não sei se leria.

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Pat.
    Eu não me interesso por livros da NC, raramente mesmo eu curtir algum rs
    Mas essa sua resenha me deixou curioso, parece ser o tipo de livro que envolve vários segredos dos personagens e isso me atrai. Legal ela ter criado o livro no mesmo lugar que a série dela se passava, nao da ar novo mas se desprende dos personagens antigos.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério q vc não se interessa por livros deles?! Eu tenho vários, não chega a ser da que tenho mais, mas tb é uma das mais acessíveis o.O eu leio (se a sinopse for legal), se gostar fico com o livro se não troco ou sorteio.


      Também achei esse aspecto legal, ao menos ela consegue agradar os leitores mais antigos.
      bjos

      Excluir
  16. Oi Pah,
    tudo bem?
    Que história encantadora, me conquistou!!! Quase consigo imaginar essa pousada e saber que ela fica na mesma cidade dos outros livros, demonstrou muita sensibilidade da autora.
    Boa indicação, beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, achei isso bem interessante, assim a autora se mantem fiel a algo que gosta

      bjos

      Excluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido