[Filme] O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012) - Versão Estendida



Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.


Assim como muitas adaptações O Hobbit sofreu algumas alterações, lembro que quando sai da sala de cinema tive a sensação de que muita coisa havia sido acrescentada a história do livro e que não havia necessidade de fazerem três filmes, afinal a ideia inicial era a realização de apenas um filme para representar o único livro dessa história que antecede O Senhor dos Anéis, muito tempo depois da estreia de 2012 venho fazer este post para vocês, e falar sobre a versão estendida que foi lançada no final do ano passado e que apresenta muito mais coisas, cerca de 13 minutos para falar a verdade.

PODE CONTER SPOILERS







A trama começa com Bilbo (Ian Holm, está de volta depois ao papel depois de viver o personagem em OSDA) no dia de seu aniversário começando a escrever seu livro contando suas aventuras de quando era mais novo, e contamos com a presença de Frodo que está na toca do hobbit, confesso que antes do lançamento fiquei pensando como iriam integrar os atores de OSDA nesse novo filme, e essa cena foi ótima para integrá-los, quer dizer, os fãs de OSDA ficam felizes, e novos fãs são apresentados a esse universo maravilhoso.


É a partir de que as coisas realmente começam a acontecer, e somos apresentados a um Bilbo 50 anos mais novo e representado pelo ator Martin Freeman, que está excelente no papel. Bilbo tem seu “primeiro” contato com Gandalf que o convida para uma aventura, que é prontamente recusada, hobbits gostam de conforto, para que ele iria querer uma aventura no fim das contas? Mesmo assim, Gandalf marca sua porta e vários anões aparecem em sua porta, o pobre hobbit não entende nada de inicio até que o retorno de Gandalf torna tudo claro, a comitiva precisa de um ladrão, coisa que Bilbo nunca foi e não pretende ser.


Embora inicialmente contrário a partir de Bolsão, Bilbo aceita ir até a montanha solitária na companhia de Gandalf e dos anões comandados por Thorin, Escudo de Carvalho (que não tem o melhor humor do mundo e que não morre de amores pelo hobbit). 


Muita coisa acontece nesse livro, e uma coisa não havia ficado clara quando assisti, foi que no filme é mostrado que TODOS, inclusive Gandalf, sabem que Moria foi tomada por Orcs e que a tentativa de retomar as terras não foram bem sucedidas, mesmo assim ele entra com a comitiva do anel e fica surpreso ao ver a condição da montanha. Na duvida consultei os apêndices de OSDA, e lá consta que alguns anos antes de Moria um pequeno acampamento foi montado na montanha em uma nova tentativa dos anões, essa tentativa também não deu certo e o resultado vemos no filme O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel.

 
No todo o filme ficou muito bem feito, com atuações impecáveis tanto dos protagonistas quanto dos coadjuvantes, efeitos visuais ficaram excelentes e as paisagens da Nova Zelândia são usadas com primazia dando a impressão de que a Terra Média realmente existe.

Sobre as cenas extras: grande parte dos 13 minutos a mais e mostrada no inicio do filme em uma interação entre Bilbo e Frodo e em cenas dos anões em Valfenda (que são hilárias).



Dados do Filme:
Titulo Original: The Hobbit: An Unexpected Journey
Elenco:
Direção: Peter Jackson
Gênero: Fantasia , Aventura
Duração: 2h45 (versão normal)
Distribuidora: WARNER BROS.
Estreia: 2012
Premiações:
Oscar 2013:
Melhor Efeitos Visuais - Indicado
Melhor Maquiagem e Figurino - Indicado
Melhor Direção de Arte – Indicado
Art Directors Guild:
Design Excelente de um Filme de Fantasia – Indicado
British Academy Film Awards:
Melhor Realização em Efeitos Especiais  – Indicado
Melhor Maquiagem/Cabelo – Indicado
Melhor Som – Indicado
Broadcast Film Critics Association:            
Direção de Arte – Indicado
Maquiagem  – Indicado
Efeitos Visuais – Indicado
Cinema Audio Society:
Outstanding Achievement in Sound Mixing  – Indicado
Costume Designers Guild – Indicado
Filme fantasia – Indicado
Georgia Film Critics Association:
Melhor Desenho de Produção – Indicado
Houston Film Critics Society:
Melhor Canção Original  – Indicado
Realização Técnica – Venceu

3 comentários:

  1. Oi Pah,
    tudo bem?
    Eu não li o livro do Senhor dos Anéis, mas vi todos os filmes e hoje, considero essa história uma das minhas preferidas. Esse filme eu ainda não tive a oportunidade de ver até o final, sempre que começo a ver, tenho que sair por algum motivo.
    Adorei a sua dica.
    Esse ano vou ver esse filme até o final!!!!!! (risos....)
    beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que pena que não conseguiu terminar, espero que em 2014 consiga, e não perca a sequencia
      bjos

      Excluir
  2. Hey Pah
    Eu tentei assistir esse filme nem consegui hahaha e olha que adorei os filmes de SDA
    Acho o visual incrível e darei mais uma chance

    Martin ta uma graça de Bilbo e saudades do Smeagol

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido