[Resenha] A Teoria de Tudo (J.J. Johnson)



Desde a morte terrível de sua melhor amiga Jamie, a vida de Sarah Jones tem sido… sem propósito. Sarah sempre seguiu as regras – seu pai é o superintendente da escola e ela sempre foi uma boa aluna, boa colega, e boa amiga. Mas e aí? Suas notas vão ladeira abaixo, ela e seu namorado estão terminando e se não colocar sua vida em ordem seus pais prometem tirar dela Ruby, seu cãozinho amado.
Em uma última tentativa de se encontrar, Sarah acaba trabalhando para Roy, um excêntrico fazendeiro produtor de árvores de Natal e que também tenta se enquadrar nas regras e padrões de uma vida comum. Para complicar ainda mais, o irmão gêmeo de Jamie também está à procura de respostas sobre a morte da irmã. Será que a vida fará sentido novamente algum dia?



Algumas teorias apontam que existem 5 fases do luto e que quando ocorre uma perda na vida da pessoa (não necessariamente a morte de alguém) a pessoa irá passar por essas fases, mesmo que em ordem aleatória, algumas serão mais marcantes do que outras e todas tem um significado, ajudando a quem perdeu a “aceitar” a perda. Sarah perdeu a melhor amiga a menos de um ano e não consegue seguir em frente, neste livro acompanhamos como uma adolescente pode passar por um momento sombrio e doloroso.

Sarah não sabe como seguir adiante, a culpa e negação fazem com que ela não saiba a voltar a ser a garota que era antes da morte de Jamie, morte que é um mistério por boa parte do livro, sabemos apenas que Sarah se sente responsável e que teve ligação direta com o ocorrido. Com o passar do tempo ela se torna sem propósito e não consegue manter relações com os demais, lidando com o mundo de forma sarcástica ela irá tentar voltar ao que era apenas para agradar os pais, mesmo que seja algo difícil, quer dizer vai me dizer que você nunca disse que mudaria algo e teve dificuldade com isso?

Ela até tenta fazer novos amigos, mas alguém novo não iria significar que estaria traindo Jamie? Que se apoiar na pessoa mais improvável pode ser justamente o que se precisa, pois ela sabe o que você está passando? Que para que os outros possam seguir em frente, você também precisa seguir em frente?

É interessante como o livro se aproxima do leitor com sua narrativa que faz com que você consiga ter empatia pela personagem se colocando em seu lugar, tanto que as atitudes da protagonista, por mais que sejam vistas por seus familiares como irritantes, são totalmente justificadas e plausíveis com a situação pela qual passa. É um livro que narra a história de como podemos encontrar apoio na fonte mais improvável possível.

Curiosidade: O livro possui três cores de capas:



Livro: A Teoria de Tudo
Autora: J.J. Johnson
Editora: Nossa Cultura
ISBN: 978-85-8066-121-7

4 comentários:

  1. Hullo!
    Eu ainda não li nem esse, nem nenhum livro da J.J., mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro!
    Beijos
    http://leituraassidua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Pah,
    tudo bem?
    A capa é bem simples, poderia passar despercebida, se não fosse pelo título super intrigante. A forma como escreveu a resenha, nos fazendo questionamentos, foi super diferente e a mim fez refletir. Impossível não se fazer essas perguntas e não querer obter as respostas, pois ninguém quer passar por isso.
    Não conhecia essa história, mas ela me tocou.
    Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    Vem conhecer a resenha do livro: Louca por Você:
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2014/02/resenha-do-livro-louca-por-voce.html

    ResponderExcluir
  3. Auuunw,gostei da resenha, a história parece ser muuuito boa *_*
    É bom quando encontramos um livro diferente,mas ao mesmo tempo tão próximo da realidade né?


    Beeijinhos ^^
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    fiquei bastante curiosa! Parabéns pela resenha!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido