quinta-feira, 10 de abril de 2014

[Filme] Enchente: Quem salvará nossos filhos? (1993)



Um grupo de jovens estão num acampamento. Na noite que antecede a partida, começa a chover fortemente. Na hora da partida percebe-se que a chuva havia comprometido a estrada e por isso terão que procurar uma rota alternativa... Porém a chuva não dá trégua e eles são surpreendidos por uma poderosa correnteza que faz o grupo se separar, cada um tentando enfrentar a correnteza como pode... Muitos não tem forças para tanto. Enquanto as crianças tentam sobreviver, as famílias vivem o desespero da dor.


Poucos de vocês devem se lembrar que alguns anos atrás o SBT tinha um horário voltado para filmes em suas tardes. O Cinema em casa era responsável por garantir um segunda opção para o filme exibido na Globo, mas verdade seja dita, muitos filmes passavam várias vezes, não posso culpar a emissora, já que muitas fazem isso (ex. Lagoa azul, que volta e meia ainda passa na televisão), MAS vocês devem estar se perguntando porque eu comecei falando isso, simples: um dos filmes que sempre passava era o Enchente: Quem salvará nossos filhos? e é justamente sobre esse filme que vim falar para vocês hoje.


O filme baseado em história real retrata a tragédia que atingiu um grupo de jovens que estava em um acampamento e que em meio à chuva forte acaba com o ônibus em que alguns deles estavam (cerca de 40 pessoas) preso no meio de uma enchente MUITO forte, e que acaba levando adolescentes e instrutores na correnteza.

Pode parecer meio mórbido (eu mesma acho), mas sempre que o filme passava eu acabava assistindo, provavelmente pela carga emocional que ele atinge, o filme é simples e não possui os efeitos especiais de hoje, mas consegue colocar o telespectador na situação, principalmente se você considerar o lado das famílias e a aflição e desespero por noticias, por outro lado você acompanha o desespero pela sobrevivência de quem está na água.

Muitas teorias foram e fofocas surgiram na época numa tentativa de tentar explicar o que aconteceu e o porquê de o ônibus ter parado no meio da água, investigações foram feitas e a verdade foi revelada, não havia culpados, infelizmente a água subiu muito rápido e não havia saída.

No final vemos uma homenagem aos que realmente vivenciaram essa tragédia, e novamente somos levados a um momento de emoção.

Para os que não sabem ou conhecem essa história, há um documentário disponível no youtube (em inglês) e que mostra imagens reais do resgate e depoimentos das vitimas. Recomendo o documentário, pois o filme pode ser difícil de encontrar hoje em dia.

7 comentários:

  1. Eu assisti varias vezes esse filme. Eu sou das antigas gosto desses filmes que passavam umas trocentas vezes. Se passar Lagoa azul de novo lá vou eu assistir heheheh. Vale a pena para quem não viu ainda assistir sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto dos filmes mais antigos, não tinham tantos efeitos, mas mesmo assim tinha qualidade

      Excluir
  2. Oi Páh,
    tudo bem?
    Não conhecia o filme e não ouvi falar dessa história. Quando o filme é baseado em uma história verídica, acaba sempre chamando minha atenção. E quando falou que no fim, as pessoas que passaram pela tragédia na vida real, apareceram, eu fiquei tentando imaginar como deve ter sido desesperador.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas imagens dá para ter uma ideia, de quão desesperador foi.
      bjos

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Flavia, tudo bem?
      o documentário recebeu o mesmo nome do filme aqui no brasil
      att,

      Excluir
  4. Um filme maravilhoso, assistir e me emocionei muito, recomendo pra quem quiser assistir.

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...