[Resenha] Como viver eternamente (Sally Nicholls)

Meu nome é Sam. Tenho onze anos. Coleciono histórias e fatos fantásticos. Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos.

Sam é um típico garoto de sua idade, é curioso, brincalhão, adora sua família e amigos, infelizmente ele tem leucemia e o tratamento não está mais surtindo efeito, ele sabe disso e encara a possibilidade de morte com curiosidade: “como é depois que a gente morre?” ou “dói morrer?” são algumas de suas muitas perguntas no decorrer do livro.

“- Não é real – disse ele. – Como é que todo mundo só vê anjos? E os assassinos em série?” p. 26

Durante uma de suas aulas em casa sua professora sugere que Sam e seu melhor amigo Fêlix escrevam sobre eles mesmo, Fêlix não liga muito para a tarefa, mas Sam resolve escrever um livro, um livro que irá falar sobre sua vida, mais especificamente sobre seus últimos dias.

É impressionante como a autora conseguiu retratar a visão de uma criança neste livro, mostrar aos leitores como uma criança lida com toda essa situação envolvendo a morte, e o que é mais chocante, com sua própria morte, podemos visualizar no livro a pesquisa feita pela autora para dar um ar mais verdadeiro ao texto, no final do livro temos uma lista de instituições e livros que ajudaram a autora (o livro Sobre a morte e o morrer, eu recomendo, os demais eu não conheço).

“Não preciso ir para o hospital nunca mais. O Dr. Bill me prometeu. Tenho de ir à clinica – e só. Se eu ficar bem doente mesmo, posso ficar em casa.Isso porque vou morrer.Provavelmente.” p. 18

Como viver eternamente é um livro que vai direto ao ponto, ele mostra como o garoto se sente, seus desejos e receios frente a situação que enfrenta, mostra que mesmo nos piores momentos podemos sim correr atrás de um sonho, mesmo que seja algo que não pensamos que realizaríamos, junto a isso ainda visualizamos sua visão da família e como ela enfrenta esse pesadelo na vida de qualquer mãe e pai.

Acompanhamos o avanço da doença e o modo como Sam vai se modificando, o livro é extremamente tocante e o pacote de lenços enviado pela editora junto com o livro tem sua utilidade: é impossível não se ver as lágrimas com essa história.

O livro mostra uma despedida que muitos não têm a chance de fazer, Sam deixa nele suas expectativas sobre a morte e o que espera que sua família consiga fazer após sua partida.

Livro: Como viver eternamente
Título original: Ways to live forever
Autora: Sally Nicholls
Editora: Geração
Formato 13,5×20,5 cm
Páginas: 232

ISBN: 9788561501006

4 comentários:

  1. Criança e câncer no mesmo livro que dó
    Deve ter muitos relatos aí de dor e sofrimento.
    Mais tbm deve ter o lado que faz vc se sentir vivo e agradecer a Deus por está vivo com sáude, por isso vou ler !

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito perfeito, um relato de uma criança que sabe que está prestes a morrer. Sally Nicholls me fez chorar <3 Beijos, ótima resenha.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pah esse livro foi uma leitura muito bonita. Eu curti muito. Preciso ler ACeDE pra ver se parece mesmo. Eu até usei o lecinho, bem menos do que eu achei rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oii..
    Parece ser um livro muito bom, mesmo com a temática triste da história.
    Não conhecia esse livro, valeu pela dica!
    Beijooos ;**

    Mariana
    leitoraonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido