[Resenha] Sombra e Ossos (Leigh Bardugo)








Primeiro volume da trilogia Grisha



Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Se você gostou da Trilogia do Mago Negro este livro é para você. Agora se você não gostou, pois prefere uma escrita mais madura, bom, esse livro também é para você! rs  

O livro conta a história de Alina e Maly dois órfãos da guerra que crescem juntos em um mundo onde nada nem ninguém são o que aparentam, o mais interessante são as enormes reviravoltas que a trama dá. Embora o livro traga a história de ambos, é Alina o foco de tudo, é ela que irá trazer um fio de esperança depois de anos de guerra, mas que ao mesmo tempo pode trazer muito mais destruição apenas por existir.

O desejo de Alina sempre foi se encaixar em algo, pois independente de onde estivesse ela sempre se sentiu deslocada, mesmo com a presença de Maly que atenua um pouco essa sensação, ela sente que quer fazer parte de algo maior, infelizmente quando a oportunidade aparece as coisas não saem como ela imaginou, sua nova vida como Grisha (espécie de maga/feiticeira) a leva em um caminho separado do de Maly e a lugares que ela nunca imaginou estar, ou a conviver com pessoas que antes não teria nenhum contato ou atenção.

Em sua nova vida ela deve aprender a controlar seus novos (velhos) poderes e a tentar salvar sua terra e seu povo, tentando terminar uma guerra que há muito acontece, porém às vezes, as coisas não são como imaginamos e quando achamos que tudo está tomando determinado rumo, tudo muda e a trama sofre uma enorme reviravolta e percebemos que ninguém é o que aparenta.

Como disse, esse livro segue um pouco a temática de A Trilogia do Mago negro, há semelhanças entre os livros, porém depois de um tempo seguem um rumo diferente, diferenciando totalmente as trilogias, neste livro encontramos uma escrita mais adulta, um ritmo ligeiramente diferente, se por um lado as coisas eram claras na outra trilogia desde o começo (termos e afins), aqui a coisa pode ficar um pouco confusa no começo e a falta de tradução (glossário) para os termos pode fazer falta por um tempo, porém com o passar das páginas as coisas começam fazer sentido e a leitura flui bem mais rápida.

Sobre a edição brasileira: a editora está de parabéns pelo trabalho realizado, não erros de escrita e a capa ficou linda, parece emborrachada, há também um mapa que ajuda os leitores a identificarem os locais citados no livro.

Livro: Sombra e Ossos
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg

6 comentários:

  1. Adorei a dica
    Ainda não li Magro Negro mais está na lista
    Mais um livrinho não vai fazer diferença né ? kkkkkkkkkkkkkkkk
    muito obrigada pela resenha ,livros sobrenaturais ainda é novo pra mim,mais estou aberta a tudo rsrsrrs

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este livro, mas lendo sua resenha me senti interessada em conferir a leitura, qualquer hora dessas. Eu li a trilogia do Mago Negro e gostei muito, por isso acho que irei gostar desta também.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou louca atrás da trilogia do Mago Negro e espero que eu goste, e também dessa trilogia.
    Parece ser uma história bem diferente, gostei.
    Adorei a sua resenha!

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Pah, tudo bem?
    Eu tenho esse livro, mas não tive a oportunidade de ler ainda. Você já viu que lançaram a continuação? A trilogia do Mago Negro conhecia no blog da Lia e estou super ansiosa para ler.
    Parece que não irei me arrepender da leitura, gosto muito desse tema.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro fantasias e esse livro me chamou bastante a atenção. Fiquei com uma vontade enorme de lê-lo.
    Ainda não li a Trilogia do Mago Negro. Tá na minha lista. Mas a minha lista está enorme. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  6. Há meses comprei este livro em uma promoção , porém também ainda não li. Meio que achei que ele seguia um pouco a Trilogia do Mago Negro, acredito que gostarei, boa resenha.

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido