#EspecialBienal 1: Dicas para sobreviver a Bienal

Verdade seja dita: com a aproximação da Bienal todo mundo que já foi se propõe a dar dicas de como ir, o que ver e fazer por lá, e se vocês pararem para reparar boa parte das dicas é parecida, ou seja, há sim um fundo de verdade nas dicas de “sobrevivência”.

1. Acho que a primeira coisa e a mais importante que você deve saber é como chegar na Bienal: recomendo o transporte público, o estacionamento da bienal é caro, e a menos que você vá com um grupo com o qual possa dividir o preço, compensa mais ir de metrô. Além disso, a organização disponibiliza transporte gratuito saindo do Tiete e da Barra Funda (mas se prepare para as filas).

2. Use roupas e calçados confortáveis, pode parecer óbvio, mas considere que o lugar é grande e você vai andar bastante.

3. Leve dinheiro... sei que é mais pratico levar o cartão, mas já pensou se falta luz e a máquina não funciona, sim, isso já aconteceu ;)

4. Prepare uma lista com os livros que você quer MUITO comprar, às vezes sai mais barato comprar em lojas virtuais como submarino e saraiva. Na última edição de São Paulo, fiz uma postagem falando se compensava ou não comprar na Bienal de 2012, essa postagem vocês podem conferir AQUI. Além disso, compre apenas o que você realmente deseja, e não compre por impulso, falo por experiência.... ainda tenho livros da última bienal que não li :/

5. Garrafas de água são bem vindas, especialmente nos finais de semana, os finais de semana da bienal são lotados e fica um pouco difícil de achar os vendedores, as filas na praça de alimentação são enormes e os preços geralmente altos, então se possível leve alguma coisa, mas não vão para lá carregados de coisas, afinal vocês podem acabar comprando vários livros e ficando com muito mais peso.

6. Leve uma mochila: essa também pode parecer um pouco óbvia, mas sempre me esqueço e prometo pra mim mesma que não vou comprar quase nada e saio parecendo um burro de carga com um monte de sacolas. A mochila será bem mais prática, pode complicar para entrar nos stands pequenos, mas vai valer a pena.

7. Se planeje para os autógrafos: as filas para os autógrafos geralmente são quilométricas, se o autor for famoso e internacional, será maior ainda, por isso se planeje, saiba quando as senhas (sempre tem senha) serão distribuídas e quantas serão. Chegue cedo para as senhas (elas acabam rápido). Se houver alguma sessão com o autor fora da Bienal tente ir, a probabilidade de conseguir senha é maior, um pouco maior para falar a verdade. Se informe sobre as regras da sessão, as editoras costumam limitar o número de senhas e a quantidade de livros que cada pessoa pode autografar.

8. Tenha paciência: você vai precisar! As filas são grandes, seja para comprar o ingresso (já estão à venda na internet), ou para pagar suas compras, por isso calma e paciência. Ah! Os dias de semana geralmente são mais calmos.

*****


Por enquanto é isso, vocês podem acompanhar as postagens relacionadas com a bienal pela #EspecialBienal.

E vocês tem alguma dica para acrescentar?

6 comentários:

  1. e quem não vai? qual o guia de sobrevivência?
    rsrsrs
    brincadeiras à parte o post é bem bacana, são dicas valiosas, na hora do passeio estar confortável é o mais importante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo uma postagem com dicas para a Bienal também. Adorei as suas dicas. Água é fundamental, pois, o preço lá é exorbitante heheeh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Adoro essas dicas! São sempre muito úteis, principalmente pra quem vai enfrentar a 1ª bienal. Ano passado eu levei um carrinho pra carregar os livros, mas esse ano não é na minha cidade, então vai ter que ser mochila mesmo. :(
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, Pat! ;D

    Vamos marcar de se encontrar lá!

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Pah, tudo bem???
    Eu vi no comentário que deixou lá no blog algumas dicas para participar de eventos e para pegar o autógrafo da Carina Rissi, obrigada.
    Gostei muito dessa postagem, ano passado foi a primeira vez que fui a Bienal e não sabia de nada, agora, estou anotando as dicas que você e outros blogueiros estão dando para aproveitar mais. Realmente, dessa vez irei mais confortável e já estarei com os standes que quero visitar anotados.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido