[Resenha] Cartas de amor aos mortos (Ava Dellaira)



Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.


Cartas de amor aos mortos é um livro emocionante e envolvente, no qual acompanhamos Laurel em sua tentativa de superar a morte prematura da irmã mais velha. O livro composto por cartas, relata parte do processo de luto da personagem que lida com o sentimento de culpa, mas que aos poucos vai começando a se abrir para o mundo e “aceitar” que May se foi.

O ensino médio é uma época marcante (não pela escola em sim), as experiências pelas quais um adolescente passa vai ajudar a formar o adulto que a pessoa será, por isso tudo é mais difícil e marcante para Laurel, a tarefa de escrever uma carta a uma pessoa que já morreu se torna uma válvula de escape que ajuda a personagem a se encontrar e voltar a ser ela mesma, a começar a encontrar seu espaço do mundo e a lidar com a nova realidade da família.

A escrita da autora é boa, porém o formato do livro e a “calma” com que as coisas acontecem tornam algumas passagens lentas e maçantes, por isso, não me empolguei a ler o livro com mais rapidez, a leitura deste livro foi mais demorada que o meu habitual para um livro deste tamanho, mas mesmo assim é um livro envolvente e tocante, no que diz respeito ao tema e como a autora lidou com ele (só poderia ser um pouquinho mais rápido).

Outro ponto positivo, é que é possível notar a pesquisa realizada neste livro, as cartas destinadas à pessoas famosas, mostram que a autora se informou sobre aspectos da vida da celebridade ao invés de colocar coisas aleatórias.

Acho meio improvável que o leitor não vá se emocionar com esta narrativa, as experiências e palavras usadas por Laurel para descrever seu cotidiano transportam o leitor para a realidade narrada pela personagem. Minha dica para este livro é: se você não se empolgar muito com o inicio do livro, vá com calma, leia uma carta por vez ;)

Livro: Cartas de amor aos mortos
Autora: Ava Dellaira
Selo: Seguinte
Páginas: 344
Formato: 13.70 x 21.00 cm
ISBN: 9788565765411

Esta resenha também será postada no Blog da Mylloka onde sou colunista, por isso não estranhe se ver a resenha lá também ;)

4 comentários:

  1. Eu tenho vontade de ler este livro, mas vejo tantos comentários negativos sobre ele, justamente por causa das expectativas que muitos leitores tiveram. Eu admito que estou cheia delas também, espero ler um livro denso, envolvente e, sobretudo, emocionante. Mas, pelo que você - e outros blogueiros - comentou, ele vai ser uma leitura arrastada :/

    2surrealistas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, acho que sua resenha deixou minhas expectativas baixas. Ainda não vi nada desse livro mas né, só ler pra saber.
    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser ótimo, história bem emocionante, estou bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  4. Louca pra ler este livro muitos dizem que é bom...e muitos dizem que não é...! :3

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido