sábado, 22 de novembro de 2014

[Resenha] A Cilada (Daniel Polansky)



A Cilada, segundo livro da série, é um livro ágil, absorvente, narrado na primeira pessoa, na tradição dos detetives clássicos como Sam Spade, de Dashiel Hammett, ou Philip Marlowe, de Raymond Chandler, com pitadas do policial do futuro, Dick Deckard, de “Blade Runner — Caçador de Androides”. O Guardião terá que resolver o mistério de uma garota desaparecida na Cidade Baixa, a pedido de seu pai, o general de uma guerra em que ele também esteve como soldado. Um romance que você não conseguirá largar, disposto a solucionar um mistério que vai ficando mais denso a cada nova página.


Neste livro que faz parte da trilogia A Cidade das Sombras, A Cilada traz a sequência dos acontecimentos de O Guardião (resenha aqui), e novamente nos deparamos com o nosso anti-herói fazendo justiça com as próprias mãos, afinal essa parece ser a única forma das pessoas serem vingadas e/ou encontrarem justiça.


O Guardião se vê novamente as voltas em um novo caso envolvendo assassinatos e desaparecimentos, porém desta vez ele é convocado a encontrar uma garota que partiu em busca por respostas à morte do irmão e que acabou desaparecendo. Novos personagens são introduzidos, e nem tudo e todos são o que parecem ser, por isso tudo acaba se tornando muito mais complicado.

Devido à investigação em andamento, acabamos por conhecer mais do ambiente em que tudo acontece, diferente do primeiro livro, A Cilada, apresenta um maior aprofundamento da cidade baixa e daqueles que a governam. A leitura deste livro é mais amena que a de seu antecessor, ou melhor, não é tão densa, é mais fácil e rápida. Cenas de flashback ajudam ainda mais a ambientar e a situar o leitor (embora alguns momentos possam ser confusos).

Se você leu o primeiro livro e gostou, certamente irá gostar desse volume, Daniel Polansky segue a linha do livro anterior, e se destaca no gênero, sua descrição dos fatos (que no primeiro livro foram bem forte para o meu gosto) foram um pouco amenizadas neste volume, mas mesmo assim, o leitor irá se ver inserido nas cenas dos crimes e da investigação. Além disso, preste atenção aos personagens secundários, pois eles tem o costume de roubar a cena em alguns momentos, mesmo que possam irritar o leitor ;)

Título original: Tomorrow The Killing
Autor: Daniel Polansky
Formato: 15,6 x 23 cm
Págs: 416
ISBN: 978-85-8130-213-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...