The Second Messiah (Glenn Meade) #Resenha


Oi!! Voltei pra falar sobre o primeiro livro que li esse ano. :)

 “No deserto perto de Jerusalém, um arqueólogo é assassinado depois de encontrar evidências impressionantes em um manuscrito do Mar Morto sobre a vida e ensinamentos de Jesus Cristo. O pergaminho tem dois mil anos e contém referências enigmáticas para não um, mas dois messias e é roubado antes que possa ser totalmente traduzido.
Em Roma, um carismático padre Americano, que esconde segredos há muito escondidos, é eleito papa, desencadeando o pânico generalizado entre alguns dos fiéis que se questionam se ele é o anti-Cristo ou novo salvador do mundo. Com a conspiração sobre o manuscrito explode em um impasse político e religioso, duas pessoas encontram-se em fuga, tentando ficar um passo à frente dos assassinos desconhecidos em sua busca pela verdade.O arqueologista Jack Cane e a inspetora de polícia israelense Lela Raul precisam resolver o mistério sobre o Segundo Messias e revelar o real segredo por trás da mensagem de Jesus antes que eles sejam permanentemente silenciados e o manuscrito e seu conteúdo perdidos para sempre.”
*


Quando eu escolhi esse livro para ler eu estava pesquisando romances de aventura sobre os manuscritos do mar morto (não sabe o que são os manuscritos? Já vou explicar). Eu procurei na minha biblioteca local e encontrei esse livro do Glenn Meade.

 Os manuscritos do mar morto são pergaminhos escritos a mais de dois mil anos atrás e que foram encontrados dentro de cavernas no Oriente Médio, perto do mar morto, entre os anos de 1946 e 1956. São mais de 900 pergaminhos com diferentes mensagens: alguns contém livros do antigo testamento da bíblia, outros contém anotações do dia a dia da civilização que os escrevia, e foi encontrado também uma placa de cobre onde os escritos levariam a um grande tesouro (que nunca foi encontrado). Os textos estão escritos em hebreu, aramaico e alguns em grego. Se você quiser saber mais sobre esses textos tem um site em inglês com todo tipo de informação!

 O livro de Meade trouxe um dos assuntos que eu mais gosto na história que é descobrir sobre civilizações antigas não apenas lendo sobre elas, mas lendo o que elas mesmas escreveram. Os manuscritos do mar morto têm me fascinado desde a época da faculdade e eu estava muito empolgada em saber como alguém colocou esse tema tão fascinate em um romance.

 Tudo começa com a descoberta de um manuscrito, o roubo do mesmo e a morte de um arqueólogo, Professor Green. Jack Cane é um dos arqueólogos responsáveis pela descoberta e amigo do falecido. Ele toma para si a responsabilidade de encontrar o manuscrito onde quer que esteja e desvendar a morte do amigo, e para isso ele recebe ajuda da sobrinha do falecido, a bela Yasmin Green, e do seu grande amigo, Buddy Savage.

 Por se tratar de um homicídio e roubo a polícia Israelense é chamada e a inspetora Lela Raul é a responsável pelo caso. Ela e amiga de infância de Cane, mas os dois tomaram caminhos diferentes depois de um acidente envolvendo os dois quando eram adolescentes. Agora eles não sabem mais se podem confiar um no outro.

 O livro é um triller de ação e a narrativa é feita sobre o ponto de vista de diversos personagens, o que o torna ainda mais interessante. Além de Cane e Lela, conseguimos ver o mundo através do Cardial John Becket. Ele é um personagem bem diferente do que eu consideraria conservador e isso faz dele um dos meus personagens preferidos. Vemos ainda a narrativa pelo ponto de vista de Hassan Malik, um Israelita que tem um passado entrelaçado com o de Cane.

 Os cenários desse livro são incríveis. Israel, Síria e Itália (em especial o Vaticano) são os principais, mas fiquei impressionada com as descrições de monastério, cavernas e escavações. Meade descreve ainda Qumran, o site arqueológico onde foram encontrados os verdadeiros manuscritos e onde Cane começa sua jornada.

Esse livro é de aventura, ação e história. Se você gosta de conhecer lugares novos, mas reais, através das palavras esse é o livro. Não vou compará-lo a Dan Brown, outro mestre desse gênero; há espaço para todos eles em minha estante. :)

Livro: The Second Messiah – sem previsão para publicação em português
Autor(a): Glenn Meade
Editora: Howard Books
Páginas: 481


* Sinopse traduzida por Veronica.

10 comentários:

  1. Oi Pah!
    Eita, um livro cheio de cenários diferentes *-* Gosto disto. Embora a pegada meio histórica meio thriller não me cative tanto, acho bem pertinente esse lance de mais de um narrador. Sempre dá um ar mais dinamico a narrativa e se for bons personagens, é legal porque a pessoa não fica fadigado de uma narrativa só. Quem sabe futuramente eu não dê uma chance. No momento, infelizmente não.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante, principalmente pelo fato de se poder conhecer outra civilização pelos escritos da própria civilização.
    Tenho me interessado muito por livros históricos, e esse por conter elementos policiais, chamou ainda mais minha atenção!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Não sou a maior fã de Dan Brown (ainda bem que você não o comparou hahaha), mas apesar da semelhança, eu achei esse livro muito interessante, sabia?
    Adorei a resenha e me animei a ler, mesmo em inglês (espero que não seja tão difícil quando a trilogia dos Espinhos).
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraya! O inglês deste livro é tranquilo. Pode ler sem medo ;)
      Bjoos

      Excluir
  4. Querida eu tenho o mesmo fascínio que você em descobri mais sobre as civilizações antigas, tenho um interesse enorme por tudo que fale sobre isso, e é tão somente por isso que irei atras desse livro para ler :)
    Adorei a resenha e obrigado pela dica! ;) Bjooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselly! Civilizações antigas são o máximo. Eu me perco nessas leituras :)
      bjoos

      Excluir
  5. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas não é bem um gênero que eu curta, na verdade, foram poucos os livros que eu li sobre civilizações antigas e coisas do tipo, então não sei se leria *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não conhecia esse livro. Mas gosto muito de saber sobre as histórias do Oriente Médio. Principalmente dos egípcios. Histórias relacionadas a Jesus e os hebreus são coisas que tenho curiosidade.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido