quarta-feira, 29 de abril de 2015

Um poema para Bárbara (Mônica Sifuentes) #Resenha



São João Del Rei, Minas Gerais, 1776. A cidade recebe o novo ouvidor da comarca, vindo de Portugal: o jovem intelectual e bon-vivant José Inácio de Alvarenga Peixoto. Pronto para assumir sua responsabilidade na próspera Colônia da Coroa, o caminho do magistrado se cruza com o de Bárbara Eliodora, moça de gosto apurado e ideias à frente de seu tempo, que encontra expressão na poesia, assim como Inácio. Do encontro dos dois nasce uma paixão repleta de sonhos de liberdade e revolução, e de um país livre dos grilhões da realeza. Retratando a jornada que culmina na turbulenta Inconfidência Mineira, Um poema para Bárbara é uma história de amor e coragem que jamais será apagada pelo tempo. Um legado de sangue e lutas, de ideais e heroísmo, que marca até hoje a História do Brasil.


Talvez o ano de 1789 seja conhecido, não pelo ano em si, mas pelos acontecimentos nacionais que o marcaram, naquele ano um grupo de poetas, profissionais liberais, mineradores, ou os inconfidentes como ficaram conhecidos, tentaram tomar controle de Minas Gerais, resultando no que conhecemos hoje como a Inconfidência Mineira,
período retratado pela autora neste romance histórico que retrata o Brasil de outrora. Mas voltemos um pouco no tempo, apenas alguns anos, voltemos para 1776, quando José Inácio de Alvarenga Peixoto conhece e se apaixona por Bárbara Eliodora, com quem futuramente tem 4 filhos.

A autora “criou” um livro emocionante que demonstra toda a pesquisa realizada por ela para retratar todo um período que marcou a história nacional, aqui podemos ter um lado diferente do retratado nas aulas de história (que convenhamos nem todos prestavam atenção), e que mesmo romanceado consegue prender o leitor e dar uma nova perspectiva aos acontecimentos, isso porque a autora criou a possibilidade de empatia com os personagens presentes na trama que mistura realidade e ficção.

No livro podemos nos aprofundar nos acontecimentos da época, vemos como Barbara apoiou o marido e lutou por seus ideais, mesmo que as coisas não tenham acabado muito bem (até quem sabe o mínimo de história do Brasil sabe o que aconteceu depois que Joaquim Silvério dos Reis delatou seus companheiros). Além disso, para os fãs romances históricos o livro é um prato cheio de conteúdo nacional. O único problema que encontrei é que por ser um livro extenso, em alguns momentos ele fica um pouco cansativo, mas nada que uma pequena pausa não resolva.

Um poema para Barbara
Autora: Mônica Sifuentes
Páginas: 432
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 9788582352373

2 comentários:

  1. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas gostei da proposta de narrar uma época tão importante da história do Brasil de uma forma mais romantizada. Gosto bastante de história e acho que iria aproveitar bastante a leitura, mesmo que seja um pouco cansativa... Essa capa é linda!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pah.
    Eu bem que queria ler esse livro, mas acabei recebendo outro histórico da Gutenberg e vou dar prioridade para o que já tenho aqui! Qualquer coisa peço o seu emprestado! hehehehe
    Beijos
    Camis - Blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...