sábado, 27 de junho de 2015

Num Piscar de olhos (Teodora Kostova) #Resenha

A resenha de hoje foi escrita pela Giulia Rodrigues especialmente aqui para o blog ;) Vamos ver o que ela achou do livro Num Piscar de Olhos, da autora Teodora Kostova.

Stella passou por grandes perdas em sua vida. Lidou com a morte muito jovem e com a saudade da sua melhor amiga, que foi morar na Itália com a mãe. Quando a vida está começando a entrar nos eixos, a notícia de que ela está com câncer a deixa novamente sem chão. Após o doloroso tratamento, os médicos acreditam que Stella está finalmente recuperada e ela decide passar um tempo em Gênova, na Itália, para reencontrar sua prima e melhor amiga, antes de retornar ao médico para fazer o exame que determinará se ela está realmente curada. O que ela não imaginava é que a Itália vai lhe dar uma nova razão para viver.Max se apaixona por Stella à primeira vista, mas conquistá-la não será fácil, já que há muita coisa que pode mantê-los separados para sempre. Após muita luta, Max finalmente vence sua resistência e conquista seu lugar ao lado da mulher que ama.
Mas será que Max e Stella serão fortes o suficiente para lutar não só por seu amor, mas também por suas vidas?

*Leitura não recomendada para menores de 18 anos

“Não sei o que fazer. Você não quer ficar comigo, mas é
 óbvio que não podemos ser apenas amigos. ”

Num Piscar de Olhos conta a história de Stella, uma londrina cheia – até a boca – de problemas e Max, um lindo e sarado italiano.


Depois de um acidente de carro que mata seu pai, seu tio e seu irmão, Stella tem que aprender a lidar com a perda. Além desses, ainda acaba perdendo sua prima e melhor amiga, que se muda com sua tia para a Itália, pois esta já não consegue estar onde tudo lembra seu falecido marido. Sozinha com a mãe, Stella passa uma vida anestesiada, até que descobre que tem câncer e começa a se questionar se sua vida é algum tipo de brincadeira divina de extremo mau gosto. Stella, em um momento em que está razoavelmente saudável, decide tirar férias de sua vida triste e fadada à desgraça (sim, ela é bem pessimista e extremista). Então, viaja à Itália para visitar a tia e a prima, e é aí que tudo começa.

A história é completamente focada no “não-relacionamento” que ela mantém com Max. Dado que ela tem câncer e tirou férias para tentar “fugir” disso, creio que a história deveria ter enfoques maiores em Stella e em como ela lida com seus problemas, mas... é tudo sobre ela e Max! Sobre como eles se querem, sobre como eles não podem ter um relacionamento por N motivos, sobre como ela quer estar com ele e como ela não pode estar com ele pois está morrendo devido à doença...

Tudo se desenvolve muito rapidamente: com uma troca de olhares, nasce o desejo, com a troca de umas poucas palavras - e algumas cenas de donzela indefesa -, nasce o amor. Esse tipo de história em que os personagens passam a se amar tão rápido que você não consegue acompanhar, não dão muita credibilidade ao sentimento, à história de amor. Além disso, o livro é bastante previsível. Altos e baixos que você já esperava, problemas de ciúmes e indecisões que você já previa...

Se ignorarmos esses problemas (e o fato de que a escrita é bem pobrezinha), pode-se aproveitar algo da história. Os personagens são bem desenvolvidos (os principais, apenas), principalmente Max, com toda a sua personalidade, persistência e seu passado obscuro. Na minha opinião, o prêmio de melhor parte do livro vai para.........: O EPÍLOGO! Sim, o epílogo. A escritora teve essa não inédita, mas ainda ótima ideia de fazer um resumo sobre as vidas de Max e Stella alguns anos mais tarde. Me surpreendeu: uma boa linguagem, boa abordagem, boas escolhas do que enfatizar na história.

Enfim, se tiver tempo sobrando e Num Piscar de Olhos estiver esperando por sua atenção em sua prateleira, leia-o, mas não espere muuuitooo dele.

Infelizmente a editora pecou na revisão, vi erros bobos tanto de tradução, quanto de gramática da língua portuguesa. Às milhares de pessoas que leram e adoraram cada vírgula da história de Max e Stella, não me odeiem! ;)

Livro: Num piscar de olhos
Autora: Teodora Kostova
ISBN-13: 9788568056110
ISBN-10: 8568056113

Páginas: 396

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...