segunda-feira, 21 de setembro de 2015

21 de Setembro - Dia Mundial do Alzheimer

Dia 21 de Setembro é o Dia Mundial do Alzheimer, e tem como proposta conscientizar a população sobre essa doença que acomete principalmente os idosos, mas que também pode, em alguns casos, começar precocemente.

Fonte

A doença é neuro-degeneratiava, com o passar do tempo os neurônios vão morrendo, e a pessoa começa a apresentar uma perda de memoria gradativa, o julgamento começa a ficar prejudicado, infelizmente os sintomas são, muitas vezes confundidos com os acontecimentos de um envelhecimento normal, e por isso, o diagnostico acaba sendo tardio. As causas são, até hoje, desconhecidas, mas está mais presentes em pessoas que apresentam um grau de instrução menor, o que não impede que uma pessoa que estudou a vida inteira apresenta os sintomas e seja diagnosticada com a doença. Além disso, não há uma cura, mas alguns medicamentos e tratamentos de estimulação cognitiva podem retardar o avanço da doença.

O Acompanhamento médico e psicológico é fundamental, não apenas para o paciente, mas também para os cuidadores que terão que cuidar de uma pessoa adulta que muitas vezes volta a agir como uma criança, entretanto, as dificuldades físicas e emocionais neste caso podem ser muito maiores, por isso, quanto mais se souber e entender sobre a doença “mais fácil” pode ser

Saiba mais sobre:


A doença na literatura:
Quem, Eu? – Fernando Aguzzoli
Em 2013, Fernando Aguzzoli abriu mão do emprego e dos estudos para cuidar de sua avó Nilva, diagnosticada com Alzheimer. Da convivência dos dois surgiram momentos divertidíssimos, histórias e confidências que o neto resolveu compartilhar em uma página criada no Facebook. Alimentada diariamente por Fernando com posts, fotose vídeos, a página comoveu centenas de pessoas e conquistou milhares de fãs. Assim surgiu o livro Quem, eu?, que chega agora em nova edição revista e ampliada, com uma reunião de todos os momentos vividos entre os dois, além de entrevistas com profissionais para ajudar outras famílias que enfrentam esse mesmo obstáculo. Asmemórias de Fernando são uma verdadeira lição de vida, e prometem muitas risadas e momentos emocionantes.

Minha Avó Tem Alzheimer – Dagmar H. Mueller
"A partir de situações do cotidiano, Paula conta como é conviver, na mesma casa, com sua avó, que sofre de um mal que afeta 80% dos idosos - a doença de Alzheimer. A mãe explica à menina que a cabeça da avó é como se fosse uma enorme árvore, em que cada folha representasse um evento de sua vida. As mais antigas ficam em abaixo, e as mais recentes, em cima. Com a doença, é como se o outono chegasse, derrubando primeiro as folhas mais altas, o que explicaria por que a avó esquece as coisas mais recentes e lembra das antigas. Uma história sensível, que fala da importância de compreensão e solidariedade".

Alzheimer de A a Z
Tudo o que você precisa saber sobre Alzheimer

Um guia completo, indispensável para o cuidador de portadores de Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...