#Espeicial Dia das Crianças - Livros que marcaram a infância


Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores
(Casemiro de Abreu - Meus Oito anos)

Vocês sabiam que o Dia das Crianças é um dia reconhecido e comemorado em vários países ao redor do mundo, mas que assim como o dia dos namorados a data comemorativa pode variar de um país para o outro?

No Brasil, esse dia é comemorado hoje, mas em outros países (a maioria dos que comemoram) a data é celebrada no dia 01 de Junho, já a ONU e a UNICEF consideram o dia da criança como o dia 20 de novembro, por ser o dia em que a declaração universal da criança (ou declaração dos direitos da criança) foi finalmente aprovada. Independente da data em que se comemora, a intenção celebrar a criança como um ser humano com direitos.

Para celebrar essa data, decidi fazer algo um pouquinho diferente, e ao invés de fazer uma lista apenas com sugestões minhas, pedia ajuda para outras blogueiras e amigas. Eu pedi que elas se lembrassem de livros (clique nas capas para saber mais) que gostavam quando eram crianças, vamos conferir?


Tem quatro livros que marcaram bastante minha infância, e são os que sempre me fazem lembrar de algo importante que aconteceu naquela época: Alice no país das maravilhas (foi um dos primeiros que ganhei), As aventuras de uma andorinha (foi o primeiro livro que li na escola), O livro das virtudes para crianças (lembro que foi um dos primeiros que escolhi) e A vendedora de fósforos (que independente da idade é uma história que sempre comove o leitor).

 
 
 

Quando eu era criança a minha história preferida era a série da Turma do Gordo, do João Carlos Marinho! (Camila do Leitora Compulsiva)





Série vaga lume. Cresci com esses livros. Acho que até aprendi a ler lendo eles. (Veronica, do Lendo e Escrevendo)


Aventuras do Império do Sol! Um livro que li umas 20 vezes a história sobre jogadoras de vôlei no Japão. Me marcou bastante, pois eu jogava na época. (Milena do Memories of the Angel).


Ou isto ou aquilo da Cecilia Meireles, pois eram poemas para crianças e foi com ele que comecei a brincar com palavras. (Dani do Vintecinco devaneios)


O que me marcou na Infância foram os gibis da Turma da Mônica, pois foi através destes gibis que eu aprendi a ler. Esta turma me acompanha até hoje, pois continuo comprando e lendo. (Rose do Fabrica dos convites)


 Eu gostava de livro de terror. Os que me marcaram foram da Agatha Christie e os da série vaga-lume (o caso dos 10 negrinhos, a Mansão Hollow, por exemplo). Da série vaga lume - um cadáver ouve rádio, o escaravelho do diabo, o mistério do cinco estrelas. (Rosana do Livrólogos)

 
 



Sempre que penso em um livro da infância me vem a cabeça o livro Com a ponta dos dedos e os olhos do coração. Li quando tinha uns 9 anos, e não lembro detalhes da história, mas ele me marcou muito, por causa da mensagem que passava, de que tínhamos que enxergar com o coração, além das aparências. O livro era protagonizado por um garotinho, que tinha uma avó cega, e a relação dos dois era linda. (Bruna do Meu mundinho fictício).


 Não lembro do que eu lia quando era muito pequena, risos... Não sei quantos anos eu tinha, mas tem dois livros que eu guardo com muito carinho e são lindos demais, principalmente o segundo:  O Menino do Dedo Verde e Meu Pé de Laranja Lima. (Cila do Cantinho para leitura)



Bom, o primeiro livro que li que realmente me prendeu a atenção foi "A Ilha Perdida" de Maria José Dupre. Foi a primeira vez que eu realmente gostei e me senti viajando com a história. Também curti muito os livros de Pollyana, acho que é esse o nome entre outros. (Lia do Doces Letras)


Cinderela, Bela Adormecida, Três Porquinhos, Branca de Neve, mas o meu primeiro livro fora do mundo infantil foi "Uma Rua como Aquela" da Lucilia Junqueira de Almeida Prado (Patricia do Guardiã da Meia noite)

 
 
 


Eu adorava os livros da série Vagalume: Meninos sem pátria, Éramos seis, Açúcar amargo... (Elimar do Alquimia dos Romances)

 
 

11 comentários:

  1. Que post bacana!!!!
    Deu uma saudade ver essas edições da coleção Vaga-lume. Adorei suas indicações, comprei livros para presentear meus sobrinhos neste dia das crianças, e eles amaram...

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  2. Oi Pah, adorei seu post!
    Meu computador deu pau hoje pela manhã e como não tinha nada programado, acabei não conseguindo fazer a postagem do Dia das Crianças. Só agora ficou pronto.
    Sua postagem me deixou nostálgica, e ao mesmo tempo feliz por saber que estes livros que me marcaram não foram esquecidos. Que várias de nós ainda se lembram com carinho.
    Que seja ótimas dicas para aqueles que queiram presentear seus filhos, netos, sobrinhos e por aí vai.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. li varios desses livros, principalmente da série vaga lume, mas ai rolava um trauma, rsrsrs mas hj vi como foram importantes na minha vida adorei!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pah, tudo bem?
    Muito legal você ter trazido nesse post especial, os livros que marcaram a infância de alguns leitores.
    O que eu mais li na minha fase criança eram gibis, lembro que amava e lia 1000 vezes o mesmo até comprar um novo...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a postagem, Pah!
    Que saudades da coleção vagalume... Nem me lembrei dela quando respondi para você! kkkk
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Ola, tudo bem?? Nossa que post fofo, achei muito legal você convidar outras blogueiras para falar de livros que marcaram a infância. Mauricio de Sousa marcou acho que a maioria dos leitores né? Foi um dos que mais marcou a minha infância.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Hey,
    Que gostinho de infância. Turma da Mônica!!! Eu aprendi a ler com esses gibis, gente. Me bateu uma saudade enorme dessa turma; eu amava demais as confusões deles. Amei o post.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  8. Olá, acho muito legal fazer esses posts em homenagem ao dia das crianças, eu também cresci lendo os gibis da Turma da Mônica, para falar a verdade faz muitos anos que eu não peguei mais para ler, mas me bateu uma vontade agora!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Que nostalgia ler esse post.
    Acho que os clássicos infantis e turma da Mônica fizeram a infância de todos.
    Também me lembro muito da série vagalume não sei ao certo qual li primeiro, mas me lembro que um livro só me marcou de verdade quando estava no primeiro ano do ensino médio e por incrível que pareça foi Dom Casmurro.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Tudo bem?
    Gostei muito das dicas! É bom porque a maioria dessas leituras também agradam os adultos e podemos sempre recordar nossos momentos de criança. Anotei algumas dicas para apresentar as histórias aos meus alunos! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  11. Oi Pah, sua linda, tudo bem
    Que linda, fiquei muito feliz com seu carinho de sempre. É uma data muito especial, mesmo já tendo passado da idade, acho que nunca podemos deixar de ser crianças, a inocência, os sonhos, a alegria, a forma como encaramos a vida, é tudo tão especial. Adorei seu especial, acabei pegando outras dicas de livros também.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido