Diário de Uma Garota Normal (Phoebe Gloeckner) #resenha @FaroEditorial

'Minnie é uma garota de 15 anos que registra num diário tudo o que sente e acontece em sua vida.Seu relato é incomum apenas porque ela conta tudo. Não há aqui a sutileza das histórias para meninas, quase sempre romantizadas para parecerem mais leves. A descoberta da sexualidade, o interesse pelos garotos, as novas amizades, tudo é contado de forma tão natural que acaba por revelar como o mundo adulto é cáustico, doloroso e cruel, se visto pelos olhos de uma adolescente que está prestes a entrar nele.'

Diário de uma garota normal, não é um diário qualquer, ele retrata a relação abusiva entre Minnie e o namorado de sua mãe Moroe, o auto descobrimento e a descoberta da sexualidade durante a adolescência. Minnie tem 15 anos e dá inicio a um relacionamento sexual com o namorado de sua mãe, o relacionamento dura mais do que deveria (nem deveria ter começado...), e retrata uma relação turbulenta com brigas, rompimentos e voltas, mas não se enganem, pois não deixa de ser uma relação abusiva, especialmente por se iniciar com Minnie alcoolizada e sem entender muito bem o que ele estava fazendo com ela.

Com o passar dos dias, Minnie vai descobrindo mais obre si mesma e sobre a vida das pessoas a seu redor, e ao mesmo tempo em que ela imagina como seria uma relação perfeita (estilo conto de fadas), ela tem uma dose de realidade que, às vezes, pode ser cruel. Além disso, vamos conhecendo um pouco mais sobre seu ambiente familiar e ficamos mais cientes dos fatores que influenciaram a personagem a optar pelas decisões que fez.

Embora não concorde com muita coisa abordada no livro, não posso negar que a escrita da autora é tão envolvente ao ponto de achar que o livro é biográfico, mesmo que ela negue que tenha se baseado na própria vida, mas ao mesmo tempo ela afirma que usou sua experiência com diários para escrever o livro. Além disso, a autora proporciona um outro olhar sobre a adolescência, pois nem sempre a vida é só diversão e flores, há um lado obscuro que se sobressai para algumas pessoas, e é justamente isso que ela mostra, que nem sempre as coisas são bonitas como nos filmes ou séries.

Outro fator positivo no livro, é que ele se diferencia dos demais por inserir passagens gráficas, intercalando o texto com imagens que também contam o que esta acontecendo na vida da personagem. Além disso, a autora aborda o tema do abuso com muito tato, e soube trabalhar bem o assunto no livro.

Diário de uma garota normal é um livro com um teor mais forte que deve ser lido no momento certo para que possa ser bem apreciado pelo leitor.

O livro foi adaptado para o cinema, confira o trailer:


Livro: Diário de Uma Garota Normal
Autora: Phoebe Gloeckner
ISBN-13: 9788562409400
ISBN-10: 8562409405

Ano: 2015 / Páginas: 321

3 comentários:

  1. Oie!
    Ineressante a apresentação do livro. E o tema é muito sério.
    A sua resenha me deixou bem ineressada. Vou anotar aqui na wishlist.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi Pat, interessante o enredo, ainda mais por deixar o leitor com a sensação de ser uma história real. Imagino quantas situações difíceis não nos deparamos. Dica anotada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pat.
    Achei muito interessante a sua resenha. Não é o tipo de livro que eu curto e acho que a capa passa uma ideia meio errada sobre a história, não?!
    Mas enfim, gostei de saber mais sobre o livro!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

3ª temporada de 'Bridgerton' ganha trailer

Contagem regressiva e expectativas nas alturas, saiu o trailer da terceira temporada de Bridgeton . “Penelope finalmente desistiu de sua pa...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido