Na postagem de
hoje do Receitas Literárias trago para vocês duas indicações de livros. A primeira é de um livro que eu estou doida para
ter em mãos: A Cozinha das Escritoras - Sabores,
memórias e receitas de 10 grandes autoras da autora Stefania Aphel Barzini publicado em 2013 pela Editora
Benvirá
Cozinhar e comer muito tem a ver com a arte da escrita: cozinheira e escritora compartilham do poder da criação, enchem a sua arte de personalidade e de sabor e capricham até chegar ao ponto certo e desejado. A cozinha das escritoras põe à mesa pequenas biografias gastronômicas de grandes mulheres da literatura internacional, contando suas relações de amor e ódio, exagero e escassez com a comida. E para deixar a leitura ainda mais saborosa, a autora apresenta as receitas dos pratos que fizeram parte da vida de cada uma delas, com o robalo de Gertrude Stein em homenagem a Picasso e a geléia de maça e limão preferida de Wirginia Woolf.
A segunda
indicação é do livro Julie & Julia da Julie Powell,
que já foi adaptado para o cinema em 2009, nele acompanhamos a trajetória de
Julie ao criar um blog e compartilhar todas as suas tentativas de fazer as
receitas da renomada Julia Child.
Julie & Julia é uma história de desafios e superação, de risos e lágrimas, de uma mulher moderna lutando para colocar ordem em sua atribulada vida. Prestes a completar 30 anos, insatisfeita com o emprego de secretária de uma repartição pública e sufocada pela pressão crescente para ter um bebê, Julie sentia-se incapaz de dar rumo diferente a sua vida. Para piorar um pouco mais, foi obrigada a se mudar com o marido para uma quitinete num bairro afastado, a quilômetros de distância do trabalho e dos amigos. Parecia mesmo um beco sem saída.
Porém a solução estava no lugar mais improvável: no velho livro de receitas guardado na cozinha de casa da mãe. Meio por acaso, Julie se surpreende experimentando a primeira receita de Mastering the Art of French Cooking. Dado o primeiro passo, ela decidiu seguir adiante e enfrentar o desafio de fazer as 524 receitas contidas no clássico de Julia Child (uma das mais importantes apresentadoras de programas de culinária na TV norte-americana, aqui apresentada num delicioso prefácio da chef Rita Lobo) em apenas um ano - e escrever um blog relatando a façanha.