Receitas literárias: Jogos Vorazes e o menino do pão


A vida no distrito 12 nunca foi fácil, a comida é escassa e o trabalho pesado, para alguns há momentos em que a fome é algo desesperador, e a perspectiva de conseguir comida é mínima... Por isso pergunto: Quem é que não se lembra da famosa cena do pão no primeiro livro?



Não há exatamente um consenso sobre qual é o tipo de pão, embora muita gente faça apostas, a minha é a Ciabatta italiana que tem um formato bem próximo ao mostrado no filme. Essa receita foi apresentada no programa de Tv Dia Dia da Band, e já foi testada aqui... o resultado é bem satisfatório.


Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo

Para 1ª Fermentação:
1 cubo de fermento biológico fresco (15g)
1 pitada de açúcar
200 ml de água
100 gramas de farinha

Para 2ª Fermentação:
Todos os ingredientes da 1ª fermentação
50 ml de azeite

Para 3ª Fermentação:
Todos os ingredientes da 2ª fermentação
200 ml de água
400 gramas de farinha de trigo
1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo:
Para a 1ª fermentação, dissolva o fermento com o açúcar. Coloque a água e misture. Coloque a farinha, misture novamente e tampe com um filme plástico. Deixe fermentar por 30 minutos.

Para a 2ª fermentação, coloque todos os ingredientes em uma vasilha. Acrescente o azeite e misture. Feche com um filme plástico e deixe fermentar por 30 minutos.

Para a 3ª fermentação, coloque todo o conteúdo do potinho da 2ª fermentação em uma vasilha grande. Acrescente os ingredientes da 3ª fermentação. Misture até que fique homogêneo e uma massa bem mole. Coloque em uma assadeira bem enfarinhada. Corte pequenos retângulos e acomode-os em pequenas forminhas de metal em formato retangular. Polvilhe a farinha. Deixe fermentar até que chegue à borda, isto demora cerca de 40 minutos até mais ou menos 1 hora. Leve ao forno quente (200º) por aproximadamente 20 minutos ou até que esteja bem dourado. Tire do forno e sirva.

Agora se você preferir uma baguete, temos como opção a receita do Mais Você ;)

Ingredientes:

6 xícaras (chá) de farinha de trigo (1kg)
3 colheres (chá) de fermento seco (10g)
3 xícaras (chá) de água (720ml)
2 colheres (chá cheia) de sal (10g)

Modo de Preparo:
Em uma tigela misture 6 xícaras (chá) de farinha de trigo com 3 colheres (chá cheia) de fermento seco. Depois junte 3 xícaras (chá) de água, 2 colheres (chá) de sal e mexa até incorporar os ingredientes. Em uma superfície lisa e enfarinhada sove a massa levemente, por 5 minutos. Volte a massa para a tigela polvilhada com farinha de trigo, cubra a tigela com um filme plástico e deixe descansar por 40 minutos.

Depois deste tempo, transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada, divida em 8 porções (200g), modele no formato de baguete e coloque numa assadeira levemente untada com óleo e polvilhada com farinha, deixe até dobrar de tamanho num lugar protegido de vento (cerca de1 hora).


Com um estilete faça cortes superficiais transversais nas baguetes, polvilhe um pouquinho de farinha de trigo e leve ao forno a 220ºC. Coloque também dentro do forno, na parte de baixo, uma tigela com água fervente. Asse as baguetes por mais ou menos 30 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Sirva em seguida.

Um comentário:

  1. Pat eu adoro pão ciabata <3 nunca tentei fazer em casa, quem sabe um dia ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Netflix divulga primeiro teaser de “Cem Anos de Solidão”

Ainda sem data de estreia, a série com previsão de 16 episódios adapta “Cem Anos de Solidão” , obra do escritor colombiano e ganhador do Nob...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido