E se for você? (Rebecca Donovan) #Resenha

Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai.
Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano.Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida.Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa.Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E, se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E, se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?

Recebi este livro da Globo Alt e posso dizer que estou encantada. Rebecca Donovan escreve de forma clara, concisa e faz com que você não queira desgrudar os olhos da história até terminar os agradecimentos finais.

Essa história do Cal, Nicole, Rae e Richelle é muito cativante, tem um mistério a ser resolvido. Me fez querer entrar no livro e abraçar o Cal. Sério. Ele é o único menino da turminha. Eles moram na mesma rua. Cal e Rae lado a lado enquanto Nicole e Richelle um pouco acima deles também moram grudadas.

“Nós quatro crescemos juntos no mesmo bairro de uma cidade pequena da Califórnia. Rae mora na casa ao lado, embora seja praticamente uma extensão da minha família, hoje em dia. Nicole e Richelle eram vizinhas e moravam algumas casas adiante, na mesma rua. Quando crianças, éramos inseparáveis. Mas as coisas se tornaram diferentes quando crescemos.Richelle se mudou. Continuamos em contato por um tempo. Depois paramos de os falar. Nicole escolheu a popularidade em vez da amizade, logo depois. Rae nunca superou a traição de Nicole. E eu nunca superei Nicole. Nunca vou admitir isso pra Rae, nem pra ninguém, aliás, mas sinto falta delas. Sei que não posso fazer nada a respeito. Faz tempo demais.” (pág. 13)

A autora usa um recurso que particularmente gosto muito, cada capítulo é sobre alguém e algum tempo específico. O livro em si conta a vida do Cal, um garoto simples, carinhoso, simpático e muito amável.

Na vida dele existem três meninas (falo meninas, pois eles se conhecem desde os 13 anos) Rae sua melhor amiga desde sempre, Richelle que é apaixonada por ele (e ele sendo menino nunca desconfia de nada) e Nicole, a garota que ele se apaixona desde o primeiro momento em que ele a vê.

Você já brincou em casa de árvore? Bem, a minha ficava no chão mesmo. Mas acredito que a sensação seja a mesma rs. Quem nunca ficou no balanço e rodou as correntes para girar em vez de balançar? Eu fazia direto e adorava isso. Rebecca Doovan traz a essência da criança de volta. As brincadeiras simples e a inocência que hoje estão perdidas…

“O balanço começa a desenroscar devagar. Mas quando me dou conta, estou girando bem rápido. Tudo fica fora de foco em volta de mim, e o vento despenteia meus cabelos. Começo a rir, e só paro quando o balanço para. Minha cabeça está enevoada. Sinto como se o mundo ainda estivesse girando bem rápido” (pág. 90)

Não pense que é somente isso que a autora trata neste livro. Ah não! A insegurança, a decepção, o fazer o que é certo, a amizade, o amor… Esse turbilhão de sentimentos que temos dentro de nós que vem desde criança e vão nos moldando, nos transformando no que somos hoje.

Nossa estou bem filosófica hoje rs Pois bem voltemos a história né?!

O livro mostra cenas da infância de quatro crianças. Cal, Rae, Richelle e Nicole. E vai alternando com a vida adulta de Cal. Nosso protagonista. Achei bem interessante essa visão. Pois bem, vamos lá!

 Enquanto crianças, os quatro eram inseparáveis. Desde a chegada de Nicole à vizinhança Cal se apaixonou. Richelle era apaixonada por ele. Rae é a melhor amiga de Cal. Já na vida adulta, Cal está em uma faculdade em Crenshaw, uma cidade ao norte de Nova York. Lá ele encontra por acaso o amor da sua infância, Nicole. Contudo, Nicole não é Nicole e sim Nyelle. Oi? Estranho? Muito. Ele liga imediatamente para Rae, sim ela continua sua melhor amiga. E fala sobre essa estranha coincidência. Ainda especula o motivo de Nicole estar fazendo isso… Fingindo ser quem ela não é. Será que Nyelle é Nicole mesmo? Ele quer descobrir.

Quais foram os eventos que levaram Nicole a não falar mais com Cal e Rae? Por que Richelle se mudou sem ao menos dizer adeus? Aqui encontramos situações reais e tomadas de decisões que vão te levar a questionar muitos pontos.

Se eu gostei da história? Bem… Não sei, vejamos. Eu comecei a ler o livro no dia 26, li apenas 60 páginas e tive que parar por alguns probleminhas. E o peguei novamente no dia 27 e não desgrudei até a última palavra… é acho que me encantou e muito esse livro rs

Título: What If
Autor: Rebecca Donovan
Tradutor: Fal Azevedo
ISBN: 978-85-250-5957-4
Assunto: Ficção americana
Páginas: 416
Editora: Globo Alt
Nota: 5/5


Resenha escrita pela Milena e postada originalmente no Memories of the Angel

6 comentários:

  1. Ainn eu amo histórias relacionadas a infância,amor e amizades,me faz lembrar das minhas antigas amizades haha.Nunca tinha ouvido falar deste livro mas achei pela sua resenha,é uma estória super interessante e fiquei muito curiosa,parece ser uma narrativa realmente viciante e diferente.Vou adicionar a minha lista!Bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá, meninas.
    Também ganhei esse livro lá no evento, mas ainda não me animei a ler.
    Tenho tanta coisa na fila que está sendo difícil dar conta de tudo!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Bom, sou bem suspeita para falar dessa autora, pois desde da trilogia publicada aqui no Brasil que eu li, confesso que pensei que tudo que ela publicasse daqui pra frente eu leria sem dó. Quando peguei esse livro pra estava com altas expectativas em relação a leitura, e realmente esse turbilhão de emoções me envolveram do começo ao fim, muitas vezes eu queria entender o que aconteceu com a personagem, e o que levou a ela toma certas atitudes, e quando tudo se encaixou eu desabei. Essa e uma leitura que eu super recomento, e espero que a Rebecca publique muitos outros livros.

    ResponderExcluir
  4. O livro parece-me ser realmente muito cativante. Não conhecia e estou encantada com ele. Gostaria muito de ler. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pah,
    Quero muito ler esse livro, quando vi o lançamento já adicionei na lista de desejados, pois a sinopse chamou muito a minha atenção. Que história mais cativante! Uma história sobre amizades da infância, amizades verdadeiras e sinceras, amor, e uma pitada de mistério na trama, se eu pretendo ler? Com certeza! E já estou prevendo que vou ler num piscar de olhos hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido