Calafrio (Maggie Stiefvater) #Resenha

O frio. Grace passou anos observando os lobos no bosque próximo à sua casa. Um deles, um belo lobo de olhos amarelos, a observa também. Ele parece familiar, mas ela não sabe por quê.O calor. Sam vive duas vidas. Como lobo, ele é um companheiro silencioso da garota que ama. E, por um curto período a cada ano, ele é humano, embora nunca tenha coragem suficiente para falar com Grace… até agora.O calafrio. Para Grace e Sam, o amor sempre foi mantido a distância. Mas, uma vez revelado, não pode ser negado. Sam precisa lutar para continuar humano, e Grace precisa lutar para ficar ao seu lado — mesmo que isso signifique enfrentar os traumas do passado, a fragilidade do presente e as impossibilidades do futuro.

Calafrio é o primeiro livro da trilogia Os Lobos de Mercy Falls, escrita pela autora Maggie Stiefvater conhecida também pela saga de sucesso A Saga dos Corvos.

Um Young Adult sobrenatural, que vai narrar o romance entre Grace e Sam, que se conheceram em uma situação um tanto não tradicional.


Grace é uma adolescente independente, filha única, ótima aluna, não arruma confusão, porém cresceu sendo negligenciada pelos pais, que mesmo não sendo más pessoas, dedicam-se mais a eles próprios e ao trabalho que a própria filha. Que após o ataque achou em seu lobo de olhos amarelos um porto seguro, mesmo sem entender o por que de tamanho fascínio.

Aos onzes anos Grace foi atacada por lobos no quintal da sua casa e levada para dentro do bosque que margeia a sua propriedade, do incidente ela pouco se lembra, não sabe como sobreviveu, ou como saiu da floresta, mas se lembra de um lobo cinzento de olhos amarelos, olhos que ela nunca esqueceu. Após o incidente, Grace retorna a vê-lo, durante o inverno, seu lobo de olhos amarelos estava a beira no bosque a observando, exercendo um fascínio em Grace.

"Nunca tive medo dele. Era grande o bastante para me arrancar do balanço, forte o bastante para me derrubar no chão e me arrastar para o bosque. Mas a ferocidade do seu corpo não existia em seus olhos. Eu me lembrava do seu olhar, de cada tom de amarelo, e não podia ter medo. Sabia que ele não me faria mal." 11pp

Sam, desde os 7 anos vive uma vida dupla: durante os verões é um garoto inteligente, sensível, musical, que sofre com a possibilidade de algum dia deixar de ser o Sam; e durante os invernos é um lobo cinzento de olhos amarelos. Porém ele não sabe como explicar o que o fez salvar Grace do seu bando seis anos atrás, só sabe que a partir daquele momento não consegui ficar longe dela.

Seis anos depois ao ataque de Grace outro ataque ocorre, porem Jack Culpeper está morto, provocando um frisson em Mercy Falls, ameaçando a sobrevivência dos lobos.

"O pânico leva ao descuido, e o descuido provoca acidentes." 33pp

O que Grace não esperava era que esse incidente revelaria que o lobo que tanto a atrai se trata de Sam, um garoto que ao longos dos anos a observou durante os invernos e torceu para que seus olhares se cruzassem durante os verões.

O livro pode parecer recheados de clichês, porém não é isso que ocorre. O foco do livro está no romance, romance esse que é construído ao longo da narrativa através de dois ponto de vista: os de Grace, com sua agitação, inquietação e receio pelo seu futuro; e os de Sam calma, metafórico, poético, preocupado e com medo pela Grace. Em nenhum momento tive a sensação de que o romance foi imposto ou forçado.

Mas nem tudo nesse romance será flores, com passar dos capítulos é possível observar a temperatura cair, anunciando a chegada do inverno e com isso a transformação de Sam para lobo que luta contra o frio para permanecer humano e ficar o máximo de tempo junto de Grace nesse que aparenta ser o seu último ano como humano.

"Apaixonei-me por ela no verão, minha linda garota de verão
De verão ela é feita, minha linda garota de verão
Eu quero muito passar um inverso com minha linda garota de verão
Mas nunca me aqueço o bastante para minha linda garota de verão
É verão quando ela sorri, fico rindo como criança
É verão das nossas vidas; vamos fazê-lo durar
Ela guarda o calor, a brisa do verão no círculo da sua mão
Ficarei feliz com este verão se for só o que tivermos" 202pp

Se já não bastasse a preocupação com o frio, surge um recém transformado que está colocando em risco o segredo sobre o bando ao se expor indo atrás de Grace e suas amigas para tentar obter dela cura o que ele acredita que a Grace possui para o problema lupino.

O sobrenatural que poderia ser um problema, com explicações confusas e desencontradas, não ocorre, a autora conseguiu construir um universo que fizesse sentido, com explicações e teorias para as transformações plausíveis do porque durante os períodos de calor os lobisomens permanecerem em suas formas humanas e o porque de associarem a transformações a noites de lua cheia. Assim, como a explicação da suposta cura.

Calafrio, não é um livro onde a personagem principal é uma donzela indefesa que precisa ser salva, pelo contrario, ele vai mostrar uma personagem que se cuida sozinha, que não faz escândalos, que se algo tem que ser feito vai lá e faz. E por ter o ponto de vista do Sam, ele não é o típico garoto bonito de que todas gostam, mostrou que a vida dele nem sempre foi legal, que ele sofreu e ainda sofre por não ter uma vida normal e com a possibilidade de algum dia deixar de ser quem ele é.

"Ela esperava se transformar, eu esperava me transformar, e nós dois queríamos o que não podíamos ter." 296pp

Esse é o livro em que você vai ficar torcendo para que os personagens fiquem juntos sendo humanos ou lobos; que vai sofrer por cada queda de temperatura e sobro de ar gélido que posso fazer com que o Sam se transforme. E que ao terminar vai estar com um sorriso nos lábios desejando ter o próximo livro para saber o que ocorre depois da última linha.

Um ponto negativo para o livro é com relação aos erros de revisão, por se tratar de uma terceira reedição, teve alguns momentos que eu tive que ler a frase duas vezes para compreender que o erro estava na palavra e não na minha leitura. Fora isso, a diagramação é boa, não tornou a leitura cansativa, e os capítulos os curtos, fez com que leitura fluísse rápido. E a informação de temperatura fornecida no começo cada capítulo, tornou a leitura mais apreensiva cada vez que ela ficava relativamente baixa.


Livro: Calafrio
Os Lobos de Mercy Falls – vol. 01
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Agir Now
ISBN-13: 9788522015276
ISBN-10: 8522015279
Ano: 2015
Páginas: 344


Gláuce, mas meus amigos me acham de Gauccy, Coci, Mogno ou Tia. Sagitariana que ama sua liberdade física e emocional. Uma Biomedica Imunologista de formação, que nutri uma paixão não tão secreta pela Bacteriologia e Aviação... Viciada em livros e aviões, sendo uma bookaholic por opção e paixão, que sonha com o brevê... Uma pessoa que se pudesse passaria a vida em curso, uma hora aqui outra lá. *Resenha escrita pela colaboradora Gláuce Volpi especialmente para o Lendo e Escrevendo

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá; tenho vontade de ler esse livro por trazer essa questão de um ser que alterna entre ser humano e lobo, a protagonista também me pareceu interessante. Ótima resenha, certamente lerei quando puder.

      (Comentário recuperado)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá; tenho vontade de ler esse livro por trazer essa questão de um ser que alterna entre ser humano e lobo, a protagonista também me pareceu interessante. Ótima resenha, certamente lerei quando puder.


      (comentário recuperado)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Gláuce!

      Eu já tenho os livros há anos e ainda não li, acredita?
      Vou dando prioridade aos livros de parceria e deixando pra trás todos os outros que comprei ou ganhei.
      Mesmo assim, sou doida pra ler essa história. Assim que tiver a oportunidade eu vou me agarrar com esse livro e soltar só depois que ler. :D

      Beijos!

      (comentario recuperado)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey,
      Eu não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas independente de clichê ou não, amo livros com enredos sobrenaturais, e o melhor de tudo tem lobos! A história de licantropia sempre me fascinou, e mais ainda sua relação com humanos, envoltos de romances proibidos. Vou providenciar a leitura.

      (comentario recuperado)

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu tenho esse livro aqui (a edição com a outra capa ainda), mas ainda não o li.
      Eu acho a premissa da obra interessante e fico feliz de saber que a mocinha não é do tipo indefesa, ela parece ser uma jovem de personalidade forte, gosto disso em personagens femininas.
      Eu não tenho o costume de ler histórias sobre lobos, então tudo isso é novidade para mim, rs. Fiquei curiosa sobre como vai ser o desenrolar do relacionamento dos protagonistas.
      Ótima resenha!
      Beijos!

      (comentario recuperado)

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii!
      Gostei muito da sua resenha. Eu gosto muito de livros de fantasia, acho que esse não iria me decepcionar. Um amor envolvendo lobos e seres humanos, me lembra um pouco uma outra história. A capa também, me deixou encantada.
      Beijos

      (comentario recuperado)

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, tudo bem? Eu sempre quis ler algo da autora, mas não sabia por onde começar! Gostei muito da sua resenha de Calafrio e fiquei beeem interessada em ler, acho que será minha primeira experiência com a Maggie! Quero conhecer essa protagonista forte :D
      Beijos!

      (comentario recuperado)

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, tudo bem? Eu sempre quis ler algo da autora, mas não sabia por onde começar! Gostei muito da sua resenha de Calafrio e fiquei beeem interessada em ler, acho que será minha primeira experiência com a Maggie! Quero conhecer essa protagonista forte :D
      Beijos!

      (comentario recuperado)

      Excluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido