[Aconteceu!] Sessão de Autógrafos com a autora Julia Quinn em SP


No último dia 09 de Março os paulistanos foram contemplados com a visita da autora Julia Quinn, que em sua turnê para divulgar sua publicação mais recente no Brasil – a série Quarteto Smythe-Smith, participou de uma sessão de autógrafos no Shopping Pátio Paulista próximo à Avenida Paulista. Eu consegui participar do evento (Uhull!!), e como na maior parte dos eventos desse porte, não foi possível, como diria o ditado, “agradar à gregos e troianos”, nas de forma geral foi bem positivo.

Como diria Jack, “vamos por partes”...

A distribuição de senhas

Inicialmente programada para começar às 16hrs a distribuição de senhas foi alterada, uns 3 dias antes do evento, para as 10hrs, horário no qual o shopping e livraria abrem, nem preciso dizer que a reclamação foi ENORME, pessoas contataram a livraria, passaram o número de telefone da editora para que reclamassem diretamente com eles (os leitores passaram, e não a livraria, ok?), reclamaram nas redes sociais da editora, e  na página do evento (vocês podem ver mais AQUI), mas de nada adiantou, o novo horário foi mantido, faltou explicação por parte da editora e da livraria? Sim, mas, em minha opinião, a mudança, de forma geral, foi boa, sabe porque?

Em primeiro lugar, vou falar por experiência própria e para isso preciso fazer outra pergunta, o que as sessões das autoras Sylvia Day, Kiera Cass, Jamie McGuire, Christina Lauren tem em comum? Todas foram realizadas durante a semana na parte da tarde, com distribuição de senha SEM numeração, e sabe o que aconteceu? Leitores chegaram (em alguns casos) a partir das 5hrs da manhã para ficarem na fila e serem os primeiros a receber os autógrafos, e com exceção da sessão com a Jamie que começou às 16hrs, as demais, e não apenas dessas autoras, começaram por volta das 18 ou 19hrs, ou seja, imaginem o tempo que essas pessoas ficaram na fila, e não me venham falar que são desocupados e que não tem nada para fazer porque boa parte dessas pessoas estudam e/ou trabalham e de alguma forma conseguiram um dia livre para isso, como? Desculpem a grosseria, mas isso já é problema delas e cada um sabe das consequências dos seus atos.

Enfim, embora nesses eventos as senhas tenham sido sem numeração, há um numero limite de pessoas que podem participar, e se você está no começo da fila, seu lugar está garantido, se você está do meio para o final, nem tanto, e sabe o motivo? Pessoas FURAM as filas, é muito comum que algumas pessoas guardem lugar para os amigos que não puderam chegar cedo, é permitido? Não, mas acontece bastante. Agora imagine que você chega num horário mais ou menos (nem muito cedo, nem muito tarde), e fica mais ou menos na posição de número 200, num limite de 300, se 50 pessoas na sua frente guardarem lugar para um, dois ou três amigos (às vezes 10 como já vi acontecer), quem garante que na hora da senha (que nesses casos foram distribuídas na parte da tarde) você irá conseguir uma? Entenderam onde quero chegar?

Se a Editora Arqueiro e a Livraria Saraiva optassem por distribuir as senhas às 16 horas da tarde, a quantidade de pessoas que entrariam na sua frente seria bem maior, e sim, mesmo nesse horário as pessoas chegariam cedo. Então o que é melhor: começar a distribuição cedo e dispersar as pessoas (evitando tumulto na livraria, muita gente furando fila e roubo de livros, sim, tem gente que se aproveita para roubar) ou mantê-las o dia inteiro em uma fila que aumenta nos dois sentidos? E não adianta falar que o segurança vai manter a ordem da fila, geralmente, eles não estão nem ai.

Agora vamos ao evento da Julia Quinn, me programei para chegar ao shopping por volta das 8h30/9h, o que já é cedo de acordo com algumas pessoas (incluindo eu mesma), e me deparei com uma fila de umas 10 pessoas, ledo engano, aquela fila estava no lugar errado, felizmente localizei a fila oficial que já contava com aproximadamente 40 pessoas, no máximo 50, algumas pessoas chegaram por volta das 6hrs. O tempo foi passando e a fila aumentando, próximo ao horário de abertura do shopping os seguranças começaram a direcionar a fila para a livraria, e às 10 horas as senhas começaram a ser distribuídas. Lembram, que eu disse que tinha no máximo 50 pessoas? Então, minha senha foi a 67, como? Algumas pessoas que eu vi chegarem DEPOIS de mim, pegaram senha antes dos 30 primeiros... viram? Filas crescem para os dois lados, mesmo quando você reclama (algumas pessoas chamaram os seguranças para avisar que estava furando fila, e não deu em nada), agora imaginem se a distribuição de senhas fosse realmente às 16horas?!


Pelo menos 150 senhas foram distribuídas na parte da manhã, as demais durante o dia, algumas pessoas que se arriscaram a ir após as 16 horas também conseguiram senhas, por isso fica a dica, se você não puder ir no horário de distribuição de senhas, não acredite no que todo mundo diz sobre não ter senhas, se arrisque, vai que você consegue. Além disso, disponibilizaram 20 senhas extras com isso algumas pegaram senha depois das 19 horas, foram poucas pessoas, mas conseguiram.

A espera

Senha retirada às 10hrs, o que fazer se a sessão começa só as 19hrs? Eu voltei para casa para estudar e descansar um pouco(ok eu acabei dormindo mesmo), mas algumas pessoas foram trabalhar, estudar, foram ao cinema, ou ficaram pela Av. Paulista mesmo.

A fila dos autógrafos

Por algum motivo que desconheço o pessoal da livraria pediu que as pessoas começassem a voltar para a livraria às 17hrs/17h30/18h/18h30.... de acordo com a sua numeração, honestamente não vejo razão para isso, uma vez que as senhas seriam chamadas em ordem numérica. Além disso, eles só começaram a liberar a entrada no “cercadinho” as 18h30/18h40... ou seja, muita gente ficou em pé por 2 horas sem necessidade. Enfim, o tempo foi passando e a autora chegou por volta das 19h20 aproximadamente, e a fila do cercadinho começou a andar enquanto a outra fila ficou parada sem sair do lugar, de tempos em tempos eles anunciavam os números que iriam organizar para começar a entrar no cercadinho e depois na livraria (ponto positivo, ele fizeram a fila fora para evitar uma bagunça maior).



Uma publicação compartilhada por Editora Arqueiro (@editoraarqueiro) em

A espera na fila, tanto a de senhas quanto a de autógrafos, me ensinou algumas coisas, a primeira é que os seguranças não se importam nem um pouco com o que está acontecendo, desde que você não os interrompa ou faça alguma pergunta, porque a maioria não vai gostar, também aprendi boa parte deles esqueceu a educação em casa e não possuem um pingo de bom senso (ok, isso também vale para algumas pessoas que estavam na fila). Que o pessoal da livraria, não está nem ai se você não pode por algum motivo ficar com uma senha colada no braço o dia inteiro, por que segundo a moça “simpática” que estava lá isso não é problema dela, e ela não entrega senha na mão de ninguém. Além disso, se a senha for danificada ela não será aceita (lembrem distribuição às 10 e sessão começando às 19hrs).

A Sessão de autógrafos


Uma publicação compartilhada por Editora Arqueiro (@editoraarqueiro) em

A autora chegou um pouquinho atrasada e a sessão começo após as 19h20, mas até que a fila andou rápido, e a autora foi super simpática e atenciosa com todos, não consigo nem imaginar o cansaço que ela deve estar sentindo com essa maratona toda que ela está fazendo. 



Parabéns a autora e a editora arqueiro pelo trabalho que estão realizando, também gostaria de salientar o trabalho de decoração que fizeram na livraria, ficou LINDO (vocês podem conferir na imagem acima) uma pena que para as fotos eles cobriram a decoração com o pôster da loja. Não foi possível conversar muito com a autora, mas ela respondia algumas perguntas que os leitores fizeram para ela enquanto elas autografaram os livros. Havia um fotografo oficial e um moço que também ajudou tirando fotos com os celulares dos leitores, por isso ninguém ficou sem foto, e todos ganharam marcadores e um pin de unicórnio fofinho. Por falar em marcadores, tinha gente vendendo os marcadores que a editora dá de graça, também tinha uma moça com uma assadeira de bolo enorme, mas que deu 4 bolinhos pequenos para autora.




Foram algumas horas gastas e muito cansaço depois de ir de um lado para o outro entre SP e ABC e de ficar em pé nas filas, mas valeu a pena cada segundinho ali com a Julia. Graças à Karina e a Priscila todos os meus livros estão autografados (como o limite era de 4 livros por pessoa, eu levei 4, a Karina mais 4 e a Priscila 1) OBRIGADA meninas! Ah! Finalmente tenho minha fotinho com a autora (em 2015, meu celular me trolou e não salvou a foto).

Um comentário:

  1. Oi, Pat.
    Amei a sua cobertura do evento.
    A verdade é que não importa quando o evento seja realizado, nem o horário e nem como a distribuição de senhas seja feita. A não ser que a Editora leve a autora na casa da pessoa, num horário que a pessoa escolher, sempre vai ter mimimi! As pessoas reclamam de tudo... E, assim como você, acho que a entrega de senhas pela manhã foi uma bela iniciativa. Ficamos livres para sair e cuidar dos nossos afazeres...
    Quem não pôde ir tem que saber que a vida é assim. Nem sempre podemos ter tudo de mão beijada!! Já deixei de ir em uma porção de eventos por causa do horário, do dia, da localização... É a vida!
    O mais triste, para mim, é ver que o brasileiro continua sem vergonha. As pessoas continuam furando filas e sendo canalhas... E olha que eu conheço as pessoas que mais furaram o começo da fila e fui lá falar um monte!!
    E o que falar do comportamento imbecil do pessoal daquela livraria?! Tirando a linda decoração, tudo o mais que eles fizeram foi maltratar as pessoas presentes... Aquela fulana achando que era a rainha da cocada, que me mandou colocar uma pulseira e disse para as meninas que trabalham com produtos químicos para se virarem com uma gaze por cima daquela porcaria de pulseira! Bizarro!!!
    Mas enfim... O importante é que a Arqueiro continua sendo o máximo e que a Julia Quinn é maravilhosa!!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Sinfonia de Anime

  “Não importa o que aconteça, sempre tenho a força e o poder...”   Que tal uma programação diferente para sair da rotina e adentrar no ...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido