[Problema De Leitor] Quando a capa não condiz com a obra

Hoje começa uma coluna nova aqui no blog e lá no instagram, a ideia é ressaltar os problemas que os leitores sofrem nesse vasto mundo literário, para começar, escolhi o tema “Quando a capa não condiz com a obra”.

Capa Original
Capa Portuguesa
Capa adotada pela Universo dos Livros

Imagine esperar anos por um livro e quando ele finalmente é lançado no Brasil a capa escolhida pela editora não tem relação nenhuma com a trama, as roupas usadas não condizem com a época retratada e por mais que os leitores reclamem é a capa mantida para o lançamento do livro, imaginaram? Isso tudo aconteceu com a edição nacional do livro que foi publicada pela Universo dos Livros.


Posso estar dramatizando demais essa situação, mas antes de prosseguirmos, vamos conhecer um pouquinho mais do livro:

Ewan, o mais velho dos irmãos McCabe, é um guerreiro decidido a destruir o seu inimigo. Agora que o momento é ideal para a guerra, os seus homens estão preparados e Ewan quer reaver aquilo que lhe pertence - até que uma tentação de olhos azuis e cabelo negro se atravessa no seu caminho. Mairin pode muito bem ser a salvação para o clã de Ewan, mas, para um homem que sonha com vingança, as questões do coração são um território desconhecido a conquistar.Mairin é filha ilegítima do rei e é senhora de propriedades valiosas que a obrigaram a esconder-se e a desconfiar do amor. Os seus piores receios acabam por acontecer quando é salva do perigo mas depois obrigada a casar com o seu salvador, Ewan McCabe, um homem carismático que está habituado a mandar. Mas a atração que sente pelo seu novo marido fá-la desejar o seu toque; o seu corpo ganha vida com a mestria sensual dele. E à medida que a guerra se aproxima, as forças, o espírito e a paixão de Mairin obrigam Ewan a derrotar os seus próprios fantasmas e a entregar-se a um amor que significa mais do que a vingança e a terra.

Além da sinopse, alguns pontos devem ser considerados, e pode parecer meio obvio, mas a trilogia McCabe tem como foco o clã McCabe, os protagonistas são os três irmãos e cada um dos livros se foca em um deles, e para quem não sabe são três homens, então porque não retratar um deles na capa, ou pelo menos um casal como na original? O livro é um livro de época considerado medieval, ou seja, alguém me explica a roupa que a modelo usa na capa, especialmente naquele fundo?! Além disso, como mencionado anteriormente, muitos leitores reclamaram da capa, e a editora, que anteriormente ouvia seus leitores resolveu começar a ignorar as criticas, acabou mantendo uma capa que foge da proposta da obra.

Alguns leitores mencionaram que a capa não importa, que estava muito bonita e que o que interessa é o que está dentro, mas EU acho que ela tem que ser, no mínimo, condizente com a obra, desanima quando a editora faz uma capa sem relação com a trama, por mais que a capa seja bonita (e a capa nacional é bonita sim), a impressão é de que ninguém leu e/ou que ninguém disse que algo não batia. Além disso, dizer que a capa é irrelevante é um tanto quanto irônico quando consideramos que em grande parte é o que primeiro chama à atenção dos leitores, isso sem considerar todo o trabalho do capista que nesse contexto passa a ser “irrelevante” para alguns (incluindo pessoas desse meio).


E vocês, o que acham? Qual seria o tamanho da sua decepção? Seria um problema para você? Ou você acha que a capa não importa e o que interessa é apenas o que está dentro do livro?

Um comentário:

  1. Eu tenho um pânico de capas que não fazem sentido com a história. Tipo, acho que tem que ao menos dar pra perceber do que vai se tratar a história. Tem capas super simples, tipo de Go, que são ótimas. Não tem muito a ver com a história, mas também não são horrorosas. São minimalistas e lindas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido