Como Parar o Tempo (Matt Haig) #Resenha

Tom Hazard esconde um segredo perigoso. Ele pode aparentar ser um quarentão normal, mas por causa de uma estranha condição está vivo há séculos. Da Inglaterra elisabetana à era do jazz parisiense, e de Nova York aos mares do sul, Tom já testemunhou tanto que agora precisa apenas de uma vida normal.
Sempre trocando a identidade para se manter a salvo, ele encontra o disfarce perfeito trabalhando como professor de História em Londres. Assim, pode trazer suas experiências do passado como fatos vivos. Pode manipular as histórias para seus alunos. Pode levar uma vida normal. Tom só não pode se esquecer da primeira regra. Aquela sobre paixão...Como parar o tempo é um romance doce e envolvente sobre como se perder e se encontrar na própria história. É sobre as certezas da mudança dos tempos e o tempo que a vida leva para nos ensinar como vivê-la.

Como parar o tempo é um livro que chama atenção logo de cara pelo titulo e pela sinopse, quer dizer chamou a minha atenção, afinal me lembra bastante a série televisiva Forever que abordava praticamente o mesmo assunto (mas que foi cancelada e fiquei sem saber o final), um homem na faixa dos 40 anos aparentemente comum, mas com uma vida bem incomum, especialmente se considerarmos que ele está vivo à séculos, sim, não são décadas e sim séculos de vida, são 439 anos para ser mais precisa. Curiosos? Então vamos à resenha...


Tom Hazard já viveu e sobreviveu a muitas coisas, portador de uma condição genética que faz com que ele envelheça extremamente divagar, bem ao estilo Logan dos X-Men, ele aparenta ter por volta de 40 anos quando na verdade possui séculos vividos, e para que continue a sobreviver ele segue a risca uma regra que aprendeu a duras penas: nunca se apaixone! Se apaixonar pode colocar tudo em risco, pode se tornar perigoso e bem, como manter um relacionamento com alguém normal que não irá permanecer por muito tempo ao seu lado? Será que vale o risco e a dor da perda?

Narrado em primeira pessoa, Como Parar o Tempo acompanha a narrativa da vida de Tom levando o leitor em uma viagem pelo passado e pelo presente na qual ficamos sabendo mais sobre Tom e sua condição de vida peculiar. Além disso, descobrimos o que aconteceu com ele na única vez em que decidiu quebrar as regras e as consequências desse ato. Valeria a pena correr esse risco uma segunda vez? E as consequências de sua primeira paixão, como conseguiu lidar com elas?


Como Parar o Tempo é o segundo livro do autor que tenho a chance de ler, e durante a leitura de ambos pude notar que Matt Haig possui a habilidade em criar obras que levam o leitor a refletir sobre aspectos e condições que assolam a vida humana, bem como seus personagens que fogem bastante do padrão de protagonista marcam a obra e dão outro tom a leitura. Além disso, a condição genética do protagonista serve como um ótimo ponto de partida para uma excelente aula de história do mundo e como uma lição de que os seres humanos não aprendem com seus erros, afinal percebemos que “imortais” ou não, os erros da história tendem a se repetir. Entretanto, não espere desse livro uma história focada no romance, por outro lado aprendemos que por mais que pensemos estar sozinhos em determinada situação, nem sempre é isso o que acontece.

Livro: Como Parar o Tempo
Autor: Matt Haig
Editora: HarperCollins Brasil
ISBN-13: 9788595080478
ISBN-10: 859508047X
Ano: 2017
Páginas: 320

10 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro do Matt, mas este em especial me chama atenção, seja por esse ditos personagens que fogem do padrão, seja por fazer refletir sobre nossa condição humana. Espero ler Como parar o tempo ainda esse ano.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pat.
    A ideia da trama é bem legal e estou doida para ler esse livro!!
    Me parece um pouco com o filme Adelaine!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi Pat!!
    Quando eu li essa obra, não conhecia o autor e esperava outra coisa do enredo. Só quando fui chegando ao final que me dei conta de que o verdadeiro protagonista era o tempo, e aí consegui pegar as sacadas do autor sobre vida e toda a sua crítica.
    No final a leitura fez muito sentido!!

    ResponderExcluir
  4. Aii eu ia dizer o quanto estava confusa e curiosa sobre essa leitura, mas o comentário acima fez o favor de dar um spoiler kkkkkkkkkk obrigada, Kelly!!!

    Mas sua resenha é espetacular!! Não fosse o spoiler do comentário eu teria 100% de vontade de ler haha Adorei a capa, muito "Bela e a Fera", não acha?

    ResponderExcluir
  5. Oiii tudo bem??

    Nunca li nenhum livro no Matt, apesar de ter ambos em casa.
    Bom esse livro em particular tenho muita vontade de realizar a leitura, encantada pelo personagem e por essa imortalidade, adoro isso.
    Não imagino um romance e quero conhecer essa pegada de realidade que ele coloca.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Fiquei super curiosa para saber mais sobre a história. Com certeza deve ser um livro que ao terminarmos nos faz refletir bastante sobre sua leitura. Quero muito ler esse livro. Adorei a dica.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Nossa, eu gostava tanto da série Forever. Fiquei triste quando ela foi cancelada. Eu ando muito curiosa a respeito deste livro, li algumas resenhas a respeito dele e gostei da premissa, apesar de ter me sentido um pouco confusa quando a li pela primeira vez...haha' Estou doida para ler esse livro, e espero que ele supere minhas expectativas.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. Esse livro já está na minha listinha.
    Espero que ele consiga me surpreender positivamente *-*

    ResponderExcluir
  9. Oiii, li esse livro e achei a leitura tão gostosa e prazerosa... O autor me surpreendeu bastante e foi a primeira vez que li um livro dele....Estou agora ansiosa para a adaptação pro cinema!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Genteeeee como não conhecia esse livro? Adoreia proposta dele! Essa pegada de um homem quase imortal me fascina. Estou colocando na minha lista de desejados.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Netflix divulga primeiro teaser de “Cem Anos de Solidão”

Ainda sem data de estreia, a série com previsão de 16 episódios adapta “Cem Anos de Solidão” , obra do escritor colombiano e ganhador do Nob...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido