Six of Crows: Sangue e Mentiras (Leigh Bardugo) #Resenha

A oeste de Ravka, onde grishas são escravizados e envolvidos em jogos de contrabandistas e mercadores fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo.Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza.Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida.O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.

Para aqueles que adoram uma aventura e personagens politicamente incorretos, Six of Crows cai como uma luva. Um enredo onde tudo pode acontecer e ninguém é totalmente honesto, consegue prender o leitor até o último suspiro, deixando aquele gostinho de quero mais no seu final.

Viver em Ketterdam é para poucos aventureiros. A capital de Kerch é traiçoeira, local ideal para gangues e trapaceiros da todas e das piores espécies. É lá, no Barril, que está reinando Kaz Brekker, o mãos sujas. Aos 17 anos, Brekker é o trapaceiro em pessoa, dono do Clube dos Corvos é famoso por aceitar todo o tipo de trabalho, por isso seu apelido...

Kaz é frio e impiedoso, além de inteligente e astuto, por isso recebeu uma missão que para muitos seria impossível: entrar na Corte do Gelo e resgatar o cientista Bo-Yul-Bayur, responsável pela  produção da "jurda parem", uma droga muito potente que vicia os Grisha, aumentando o poder deles e tirando qualquer chance de vida. Eles se transformam em mortos vivos, até o corpo sucumbir.

Para evitar que a droga caia em mãos erradas e que isso cause danos irreparáveis ao mundo, o Conselho Mercadante fez uma proposta irrecusável para Kaz: ele trás o cientista e em troca recebe trinta milhões de kruges. Uma quantia para deixar qualquer trapaceiro de bem com a vida. A bem da verdade esta quantia exorbitante estava de acordo com a dificuldade do trabalho, pois nunca ninguém havia fugido da Corte do Gelo. A empreitada estava mais para morte certa do que para o bolso cheio.

Sabendo de todos os problemas e dificuldades, Kaz aceitou o serviço e foi montar sua equipe. Seriam seis foras da lei escolhidos a dedo:

Inej, conhecia como Espectro, era a espiã de confiança de Kaz, responsável por coletar informações de tudo e de todos. Estas informações sempre eram usadas em benefício da gangue ou do próprio Kaz. Inej era uma acrobata que foi raptada e vendida como escrava sexual. Kaz foi responsável por sua compra das mãos daquela responsável por seu cativeiro, e desde então ela servia a gangue de Kaz. Uma ladra e assassina temida por todos e que usa as sombras noturnas a seu favor. Inej e Kaz tem uma ligação mais que a profissional, e isso ao longo da leitura vai ficando mais claro, inclusive para eles.

Jesper é o melhor atirador de Kerch e sua habilidade é proporcional ao seu vício nas cartas. Homem de confiança de Kaz, tem um segredo conhecido por poucos que pode ser fundamental nesta luta contra a morte.

Wylan é um gênio não aceito pelo pai, que vem a ser o poderoso Van Eck, justamente o homem que recrutou Kaz para esta missão impossível. Além dos problemas de relacionamento com o pai, Wylan também é homossexual. O rapaz sempre teve uma vida privilegiada e protegida, e não imagina as crueldades vividas nas ruas do Barril. Será de Wylan a responsabilidade pelas bombas que a equipe precisará usar no processo de resgate e fuga. Seu pai não imagina sua participação ao lado de Kaz, e esta pode ser mais uma arma usada por Kaz. A ligação entre Wylan e Jesper durante a missão é inevitável, e Jesper quer proteger o doce rapaz de qualquer mal.

Nina é uma Grisha Sangradora responsável pela prisão de Matthias, um soldado Druskelle. Os Druskelle são responsáveis pela caça e exterminação dos Grishas, sendo os guardiãs da Corte do Gelo. O passado de Nina e Mattheus é conturbado e esconde um amor proibido que pode ser a morte de todos e o fracasso da missão. Cabe a Matthias todas as explicações sobre o funcionamento da Corte do Gelo, seus pontos fortes e fracos, mas será que ele vai trair novamente sua gente? Ou será que o amor por Nina é maior que tudo e levará este soldado a perdoar a traição da Grisha que ele deveria matar?

Kaz é o lider da missão, e seu passado obscuro e desconhecido é conhecido aos poucos pelos leitores, conforme a missão vai seguindo em frente. Ele fica frente a frente com o responsável pelo que ele é hoje, e tem em mãos sua tão sonhada vingança. Medos que Kaz ainda não conseguiu superar, e que o mantém distante de ter algo com Inej, são a força que ele usa para viver, mas que parecem não serem mais suficientes para ele.
Em uma missão onde tudo pode acontecer, inclusive a morte, o grupo vai ter que lidar com seus medos e anseios, e entender que a confiança entre eles pode ser a única coisa que os manterão vivos. Isso se eles mesmo não se matarem...

Em um lugar onde a trapaça e traições imperam, manter um olho aberto é a lei. Quando você acha que não tem nada a perder, é que percebe o quanto algumas coisas são importantes, mesmo que você não as queira.

Um livro ótimo, cheio de aventuras, intrigas e amores incertos. Nada ali é garantido, nem mesmo a vida. Os personagens são cheios de controvérsias, e o leitor se apaixona por cada um deles. A transformação que acontece conforme a missão segue em frente é gradativa e definitiva, principalmente em Kaz. O leitor percebe nitidamente que por trás daquela fachada fria e cruel bate um coração de garoto indefeso que tem medo de sofrer mais perdas do que ele já foi obrigado a superar. Um trauma que moldou o garoto de nove anos e que ele não consegue deixar no passado. Ele tem em Inej o brilho de esperança de que pode ser um homem melhor, mas até este desejo tem que ser trancafiado.

A parte gráfica está muito bonita, a começar pela capa. Eu não sei vocês, mas eu me apaixonei por esta capa. Os capítulos são contados por cada membro do grupo, e o livro é divido em seis partes destacadas por folhas pretas.

Sem dúvida uma ótima opção de leitura que recomendo a todos que estejam procurando por uma aventura e muita, muita confusão...

Para quem não sabe, a autora já publicou pela Editora Gutenberg a Trilogia Grisha, outro enredo maravilhoso.

Livro: Six of Crows - Sangue e Mentiras
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
ISBN-13: 9788582353820
ISBN-10: 8582353820
Ano: 2016
Páginas: 376


Rose Souza: Aprendeu a ler com os gibis da Turma da Mônica, desde então devora tudo que cai em suas mãos. É teimosa, sossegada e tímida. Ama doces, massas, filmes e futebol. É daquelas que ri e chora lendo um livro ou vendo um filme. Sonha com um futuro em paz, junto daqueles que ama. É mãe, filha, irmã, esposa e amiga, mil mulheres em uma só e deseja apenas saúde para poder ver seus dois filhos crescendo.
 * Resenha escrita Rose do Fábrica dos Convites e gentilmente cedida para o Lendo e Escrevendo.

2 comentários:

  1. Olha só que bacana!
    Eu amei a trilogia Grisha e estou doida para ler essa série também!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum livro da autora até hoje. Mas gostei desse pelo que você falou.. quem não gosta de uma confusão né?! kkk.. Principalmente por essa capa sempre me despertar muita curiosidade :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Netflix divulga primeiro teaser de “Cem Anos de Solidão”

Ainda sem data de estreia, a série com previsão de 16 episódios adapta “Cem Anos de Solidão” , obra do escritor colombiano e ganhador do Nob...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido