Amanhã (Joseph Conrad) #Resenha


O tranquilo vilarejo de Colebrook, na costa de Kent, foi escolhido por Joseph Conrad como cenário para contar uma história de inquietude e obsessão.“Amanhã” reúne todos os ingredientes de uma típica trama conradiana: um egoísta exasperado e obsessivo, Hagberd, e uma altruísta de coração simples e nervos um pouco frágeis, Bessie – por motivos distintos, os dois não conseguem se opor às ações de Harry, filho do velho Hagberd, que, com sua vitalidade quase animal, serve como verdadeiro elemento de ruptura.Neste drama de incompreensão e violência é notável a atitude quase simpática do autor em relação a Bessie: a delicadeza com que o escritor sugere os sentimentos complexos, mas substancialmente não exprimidos, da jovem (em primeiro lugar, a necessidade de amor) não é muito frequente na produção de Conrad que, neste conto, coloca o foco com eficiência sobre a análise da vida e da psicologia das pessoas aflitas por falsas esperanças e ilusões totalizadoras, fruto de imaginações doentias ou desejos reprimidos.

Hagberd é um velho capitão que tem aversão ao mar, tal aversão e apego à terra firme e a rotina e comodidade fizeram com que as expectativas depositadas sobre seu filho gerassem diferenças entre eles e os distanciassem. Agora, 16 anos após a partida do filho e poucos anos após o falecimento da esposa, o velho Hagberd passa todo seu tempo em busca do filho desaparecido.

Completamente desacreditado pela população de Colebrook, Hagberd passa seus dias focado no amanhã, e juntamente com sua inquilina e vizinha Bessie ele alimenta a esperança de que seu filho voltará “amanhã”. Entretanto, a obsessão do personagem pelo retorno do filho, o qual descreve apenas como um jovem alegre e vivaz de 16 anos, é tão grande que faz com que o personagem viva extremamente focado no amanhã (data em que acredita que seu filho irá retornar) e esqueça de viver o presente, por isso, sua rotina é sempre preparar a casa para o amanhã. Por outro lado, temos a personagem Bessie que vive para cuidar do pai doente, e embora não manifeste claramente, parece ter uma pequena esperança de que Harry retorne e mude também sua vida, mas com isso aprendemos que devemos ter cuidado com aquilo que desejamos, afinal, nem sempre o que reluz é ouro.

Amanhã é um conto de aproximadamente 40/42 páginas (95 se considerarmos a versão em inglês) no qual temos um contato breve com a escrita de Joseph Conrad e vislumbramos o que pode acontecer com alguém tão focado no amanhã que esquece de viver o hoje, e por conta disso acaba perdendo as oportunidades do presente levando a um distanciamento do resto do mundo. Além disso, podemos perceber nessas poucas páginas alguns personagens complexos e peculiares que apresentam atitudes extremas e inesperadas diante das situações a que se encontram.

A edição publicada pela Coleções Folha apresenta uma versão bilíngue da obra na qual também oferece notas que ajudam no entendimento do livro em inglês, bem como explicações sobre termos e expressões que ampliam o vocabulário do leitor. 

Livro: Amanhã
Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura – vol. 04
Autor: Joseph Conrad
ISBN-13:
ISBN-10:
Ano: 2018
Páginas: 72
Idioma: bilíngue
Editora: Folha de S. Paulo



8 comentários:

  1. OI, Pah.
    Estou bem interessada nessa coleção!
    Faz tempo que não leio nada em inglês...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Ai, parece ser um conto bem bonito. Como se tornasse a esperança bem visível de um pai esperando sempre um filho retornar. Gosto deste tipo de narrativa e de drama, é como se expusesse uma emoção enorme.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu ainda estou com um pé atrás com essas edições bilíngue da Folha e, mesmo que estivesse altamente interessada, o preço não compensa não, fora que nem ao menos tenho ele, rs. Acho que vou procurar outras edições de títulos que achei interessantes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho que o conto deve nos fazer realmente refletir se estamos vivendo o hoje e não sonhando demais com o futuro, que simplesmente pode não vir. Futuro e presente estão aqui, como devemos viver só depende da gente. Enfim, deve ser uma leitura muito rica e interessante.

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse autor, mas vou dar uma pesquisada sobre ele, pois achei o tema do conto muito interessante e acho que reflete bem a nossa ansiedade do dia a dia, não? Quem é ansioso vive apenas o amanhã e se esquece de viver.
    Fiquei intrigada para conhecer o drama por trás dessa história e, por ser algo aparentemente leve, vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que interessante! E pior que existem pessoas assim mesmo, que olham pra frente e esquecem de apreciar o agora. Claro que devemos ter esperança de um futuro melhor, entendo que ele gostaria muito da volta do filho, mas ele não vivia sua vida, parece que ele só começaria a viver caso esse "amanhã" chegasse e o filho retornasse.
    Parece bem profundo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar dessa obra ou do autor, mas confesso que não me atraiu muito, então não sei se leria. Após ler a resenha até eu estou esperando que o homem retorne haha Bem interessante isso do personagem se focar no depois e não no agora. Acredito que muitas pessoas fazem isso, eu sendo uma delas, admito. Enfim ❤️

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Eu ainda não conhecia a história, mas por ser curtinha e tratando de uma tema importante, talvez eu leia. Gostei de saber sobre a edição, que contém a história em inglês, incluindo algumas notas. Isso faz com que eu me motive ainda mais a ler em outra língua e talvez melhorar o meu aprendizado. A discussão da trama, entretanto, me chama a atenção por nos mostrar sobre o "amanhã" que nunca chega e as expectativas altas que criamos em cima de algo que pode não ser tão bom assim. Fiquei curiosa sobre o enredo agora.

    Enfim, adorei a postagem a agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Netflix divulga primeiro teaser de “Cem Anos de Solidão”

Ainda sem data de estreia, a série com previsão de 16 episódios adapta “Cem Anos de Solidão” , obra do escritor colombiano e ganhador do Nob...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido