[Lançamento] Contrapartida – Uma Mãe de James Joyce chega às bancas de todo o país.



Contrapartida – Uma mãe de James Joyce chega às bancas de todo o país chega hoje às bancas de todo país.

Tanto Uma mãe como Contrapatida pertencem a Dubliners (Dublinenses, no Brasil; Gente de Dublin, em Portugal), primeira obra narrativa de James Joyce, publicada em 1914. É um Joyce, assim, inicial, todavia já surpreendentemente equipado para colher, nos traços da vida de sua cidade natal da Irlanda – da qual se autoexilara e partir de 1904 –, os rastros evidentes da derrota definitiva do homem do século XIX. E a derrota, de fato, paira sobre ambos os contos. É realmente um mundo sem esperança nem remissão o de Dubliners, que nem mesmo a ironia sutil do jovem Joyce consegue salvar. A iluminação do ‘‘fluxo de consciência’’ e a complexa arquitetura das ‘‘epifanias’’, festejadas com pompa no Ulisses, ainda estão por vir. Aqui há apenas, nu e cru, o universo insensato e feroz, cuja representação é o ponto de partida necessário para persuadir-se da necessidade de encontrar uma outra abordagem, capaz – talvez por virtudes que não têm a ver com esse mundo – de recuperar um significado (a ‘‘epifania’’) por outros caminhos, sublimes ou celestes, mas que não têm nada em comum com o horror da “vida como ela é”, como diria o poeta italiano Dino Campana.


Livro: Contrapartida – Uma Mãe
Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura – vol. 09
Autor: James Joyce
ISBN: 978-85-9387-672-1
Ano: 2018
Páginas: 72
Idioma: bilíngue
Editora: Folha de S. Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

3ª temporada de 'Bridgerton' ganha trailer

Contagem regressiva e expectativas nas alturas, saiu o trailer da terceira temporada de Bridgeton . “Penelope finalmente desistiu de sua pa...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido