#Copadomundoliterária: Conheça as obras dos países que disputam a semifinal



Continuando com a edição especial da coluna Roteiro de Viagem Literária voltada para a copa domundo e para os países participantes, nos primeiros posts dessa série especial vocês conheceram um pouquinho sobre os países e sobre a literatura local de cada uma deles, no post de hoje vamos conhecer algumas obras dos países que avançaram até a semifinal.

França
X
Bélgica
Um clássico da literatura, que mexe com a imaginação e a sensibilidade de milhões de leitores há mais de 150 anos, ganha finalmente a edição brasileira que merece: em caixa com dois tomos, ilustrado com 170 gravuras de época e enriquecido por mais de 500 notas explicativas. O romance constrói um suspense atrás do outro, numa sequência de peripécias de tirar o fôlego - traições, denúncias anônimas, tesouros fabulosos, envenenamentos e vinganças. Publicado originalmente na forma de folhetim entre 1844 e 1846, dois anos depois já circulava em diversas línguas sob a forma de livro, numa carreira vertiginosa que só encontra paralelo na saga de Os três mosqueteiros, outro best-seller de Alexandre Dumas.

Uma princesa e um conde se amam desde a juventude e, impedidos de casar, trocam secretas cartas de amor durante cinqüenta anos. A princesa acaba de ficar viúva e parece determinada a realizar o desejo que acalentou durante toda a vida. Mas, subitamente, o conde é assassinado em sua mansão, no mais aristocrático bairro de Paris. Este é mais um caso para o comissário Maigret que, dessa vez, mergulha num mundo que lhe é, ao mesmo tempo, estranho e familiar: o da aristocracia parisiense.


Croácia
X
Inglaterra
Nesta coleção de seis contos, Ivana Brlić-Mažuranić mescla magistralmente seus enredos narrativos originais com a antiga mitologia popular eslava. O resultado é um mundo rico e fantástico, muitas vezes comparado aos de Hans Christian Andersen ou J. R. R. Tolkien. Mesmo que antigos deuses, espíritos, criaturas míticas e magia comumente tenham cruzado caminhos com humanos nesses 'contos de muito tempo atrás', a humanidade ainda ressoa claramente.
Para o seu prazer de leitura, o livro foi cuidadosamente revisto e formatado de acordo com convenções tipográficas rigorosas. Como a primeira atualização da tradução original em inglês de 1922, esta versão corrige um punhado de erros, aproximando-o da edição croata original. Notas e explicações também foram atualizadas e, em alguns casos, estendidas com informações adicionais.

Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa". O livro é o mais famoso da escritora e traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroina irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama conduzem os personagens ao auto-conhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.

Um comentário:

  1. Eu sou a unica pessoa que ainda não leu Orgulho e preconceito. Tenho ele em e-book, mas tenho tanta coisa atrasada pra ler que acabo deixando ele pra depois. O conde de Monte Cristo me chama muito atenção, mas nunca tive chance de ler.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Sinfonia de Anime

  “Não importa o que aconteça, sempre tenho a força e o poder...”   Que tal uma programação diferente para sair da rotina e adentrar no ...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido