A Filosofia de Merlí (Héctor Lozano, Rebecca Beltrán) #Resenha


Merlí é um professor fora dos padrões, que com seu jeito controverso e verdadeiro conseguiu despertar em seus alunos a paixão pela filosofia. E neste livro interativo o mesmo vai acontecer com você leitor.Merlí ensina a lidar com nossas experiências, reconhecê-las, e torná-las positivas. Não existe certo ou errado, existe a sua experiência com o pensamento e o questionamento, e este livro vai te guiar nessa viagem de conhecimento. O livro abre cada capítulo dedicado a um filósofo, de Sócrates, Platão e Epicuro, a Focault, Nietszche, Kant e muitos outros.

Merlí é uma série de televisão espanhola disponível atualmente na netflix que acompanha o dia a dia de um professor de filosofia que utiliza métodos pouco ortodoxos para ensinar e incentivar seus alunos, e pelo pesquisei, pois ainda não assisti à série, divide opiniões tanto dos pais dos alunos quanto dos demais colegas de trabalho, o fato é que a série se tornou um grande sucesso mundial de público, com isso o produtor da série, juntamente com Rebecca Beltrán, deu vida a esse livro que apresenta algumas passagens que se relacionam com a primeira temporada.

De forma interativa “A filosofia de Merlí” aborda temas tratados e discutidos na série “Merlí” produzida por Héctor Lozano (autor também deste livro), e faz um paralelo entre questões do dia a dia e a filosofia levantamento questionamentos e reflexões, em sua maioria, bem interessantes para a vida como um todo, sendo que a cada capitulo o autor apresenta um filosofo e relaciona suas ideias e pensamentos com os temas abordados na série. Além disso, também encontramos notas do autor em algumas passagens fazendo com que tenhamos uma visão mais profunda de sua opinião sobre o assunto abordado e a forma como o questionamento foi levantado.

De modo geral recomendo o livro especialmente para aqueles que já assistiram à série, pois a experiência com esse livro será mais completa e o entendimento de algumas referências será maior, também recomendo para aqueles que gostam de filosofia, pois terão uma nova perspectiva sobre o assunto relacionando ao presente, já para aqueles que (ainda) não assistiram a série deixo meu aviso de que algumas passagens relacionadas à determinados personagens podem não fazer muito sentido contextualmente, mas a mensagem dessas passagens são sim compreensíveis e reflexivas.


Livro: A Filosofia de Merlí
Autores: Héctor Lozano, Rebecca Beltrán
Editora: Faro
ISBN-13: 9788595810228
ISBN-10: 8595810222
Ano: 2018
Páginas: 320


7 comentários:

  1. Conhecia apenas a série, está na minha enorme listinha das que eu gostaria de assistir mas não tenho tempo hahaha acho bacana a proposta do livro e certamente serve de complemento para quem gostou da série.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Assim que vi sobre essa capa, pensei logo na série. Me parece ser daquelas leituras cativantes e com aquele professor que temos um carinho especial.
    Fico com a impressão de uma leitura que aborda pontos importantes para refletirmos.
    Me agradaria a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti o primeiro episódio, e nem terminei ainda, e não me interessei tanto. Mas pretendo forçar um pouco mais, pois todos que conheço que assistiram elogiam bastante. Gostei de saber um pouco mais sobre a proposta do livro, assim que terminar a série vou fazer a leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia o livro e, por incrível que pareça não lembrava da série. Me pareceu uma versão de O mundo de Sofia. rsrs Gostei, mas me pergunto se realmente é necessário assistir antes de ler (sempre faço o oposto rs).
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Oi! Assisti alguns episódios de Merli e achei a proposta muito boa - os temas e as reflexões que decorrem são muito interessantes. Tinha visto bem por cima sobre o lançamento do livro, mas achei super interessante que ele conseguiram aprofundar as reflexões e explicar sobre a abordagem de certos temas no decorrer da série. Está na minha lista, infinita, de livros para ler, com certeza. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Já ouvi falar da série, alguns amigos gostaram muito, mas depois de A Onda quase nada me pega mais. Infelizmente dessa vez vou deixar passar a dica.

    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Primeiro preciso dizer que amo Merli apaixonadamente. É uma série que me conquistou de um jeito que eu não estava preparada. Segundo, eu comprei esse livro na época do lançamento, mas morro de dó de escrever nele... rs Mas farei isso nas férias.
    Beijos

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido