loja Lendo e Escrevendo: [Lançamento] Os mapas como arma política, sexto volume da coleção O mundo Pelos mapas antigos, chega amanhã às bancas de todo o país

sábado, 3 de novembro de 2018

[Lançamento] Os mapas como arma política, sexto volume da coleção O mundo Pelos mapas antigos, chega amanhã às bancas de todo o país



Os Mapas Como Arma Política: Distorções geográficas e apelo ao idealismo nacionalista chega amanhã às bancas de todo o país

Do fim do século XIX até a metade do XX, parte da cartografia se distancia da tradição precedente e torna-se instrumento de propaganda religiosa, científica e política.
Em 1914, ano de início da Primeira Guerra Mundial, um mapa impresso com certos países pintados de vermelho sugere a violência que a Alemanha poderia adotar para alcançar seus objetivos.


Em 1938, às portas da Segunda Guerra, o planeta é representado como palco para os ditadores Hitler, Mussolini, Franco e outros. Quase ao fim do conflito, retratando o mundo como um grande alvo cujos centros são as capitais japonesa e alemã, os mapas Target Tokyo e Target Berlin deixam clara a sua mensagem: “O inimigo está na mira”.

O volume 6 vem acompanhado pelo mapa avulso "The Arctic Regions Showing Exploration towards the North Pole" do cartógrafo he Matthews-Northrup Works (1900 - 1930).

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...