loja Lendo e Escrevendo: A Nuvem (Neal Shusterman) #Resenha

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

A Nuvem (Neal Shusterman) #Resenha

No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade.
Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.
Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?


Quase um ano se passou desde os acontecimentos de O Ceifador e agora Citra e Rowan encaram as consequências de seus atos e das escolhas feitas no final do primeiro livro da trilogia.

Agora conhecida como a Ceifadora Anastácia, Citra entende cada vez mais o que é ser uma ceifadora e as responsabilidades que acompanham o cargo, por isso ela opta por uma metodologia nada convencional para fazer seu trabalho, como consequência ela precisa lidar com os mais conservadores da Ceifa que não aprovam muito seus métodos, com a admiração dos mais jovens e com a corrupção que se infiltra cada vez mais na organização e levanta cada vez mais questões morais e éticas, bem como o papel da Nimbo Cúmulo em tudo o que acontece em torno dos personagens.

Rowan por sua vez assume uma nova identidade e se infiltra cada vez mais em um mundo sombrio que envolve os membros da Ceifa. Além disso, com seu status de fugitivo ele precisa se manter daqueles com quem se importa se quiser mantê-los seguros. Dessa forma, Rowan e Citra precisam lidar com um passado que insiste em atormenta-los, com um presente incerto e com novos personagens que podem ou não ajuda-los em tudo isso.

Se em O Ceifador tivemos contato majoritário com o ponto de vista dos ceifadores e um livro que levanta muitas questões morais e ótimas oportunidades de debate quando analisado mais a fundo, em A Nuvem temos um contato maior com o ponto de vista da Nimbo Cúmulo que mostra que a omissão em determinadas situações podem ter consequências catastróficas. Além disso, as questões politicas apresentadas neste livro, mostram que até mesmo uma sociedade “perfeita” tem seus defeitos.

Em alguns aspectos o livro lembra bastante os acontecimentos de A Rebelião das Máquinas em O Exterminador do Futuro, já que em A Nuvem, a Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados assume controle sobre basicamente todos os aspectos da vida na Terra, após erradicar doenças, criar mecanismos de cura e estender indefinidamente a vida humana, cabe a ela julgar as ações dos seres humanos. Entretanto, não contamos com o aspecto sanguinolento gerado pelas máquinas no filme, pois a IA age como uma presença onipresente apenas observando e agindo quando necessário, mesmo assim sem interferir com o trabalho dos ceifadores, mas não se engane, o mal e a corrupção não foram totalmente erradicados, e contamos com atitudes bem questionáveis de alguns ceifadores e uma reviravolta digna de deixar os leitores extremamente ansiosos pelo próximo volume, afinal Neal Shusterman já mostrou que consegue criar finais impressionantes que deixam qualquer um com agua na boca.

A Nuvem
Neal Shusterman
Editora: Seguinte
ISBN-13: 9788555340543
ISBN-10: 8555340543
Ano: 2018
Páginas: 496


*Resenha escrita por mim para o Livrologos e postada originalmente AQUI

14 comentários:

  1. Essa é uma série que quero ler, parece muito boa <3

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem?
    Já li esse e o anterior e curti bastante. Achei a história bem inusitada e diferente em uma época que toda parece muito..

    Leria mais alguns livros com essa pegada.

    ResponderExcluir
  3. Na época doo lançamento deste livro era tanta gente falando da conclusão deste volume, positivamente porque tinham ficado imersos, mas negativamente porque não sabiam quando viria o próximo volume, que decidi esperar a serie ser toda concluída aqui no Brasil para conhecer toda a trama. Já estou bem ansiosa pra isso.
    Beiijos

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler essa série, minha colaboradora resenhou o primeiro e fiquei muito curiosa para conferir! Que bom saber que os finais do autor são desses de tirar o fôlego, adoro!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Essa série parece ser bem interessante. Já li várias resenhas, contudo, ainda não tive oportunidade de lê-la. Minha lista de leituras está enorme! Gostei do modo sucinto com o qual voc~e apresentou a trama. O único ponto negativo para mim são as capas desses livros. Acho todas muito feias! O_O

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Queria muito ler o anterior, mas ainda não tive a oportunidade, adoro essas capas, fiquei bem curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  7. Pah, me diz que final foi aquele?!
    Eu estou amando essa série e preciso do próximo livro para ontem!!
    Amei a sua resenha... Combina demais com o que eu achei do livro!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu estou com essa leitura na minha meta desse ano. Li outro livro do autor e gostei bastante da escrita, como a editora não tem demorado a lançar as continuações espero que a conclusão seja ainda esse ano.
    Parece ser uma leitura bem cheia de reviravoltas e bem construída.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Olá! Confesso que passei meio que correndo pela resenha pra evitar pegar spoiler do primeiro volume, que está na minha lista de desejados faz tempo. Apesar de eu não ser muito chegada em distopias, eu gostei muito da premissa dessa história, achei diferente e bem original. Fiquei impressionada com essa ideia dos ceifadores e de como eles são encarregados de escolher e acabar com as poucas vidas que parecem precisar ter um fim. Fico feliz que a sequência tenha sido tão satisfatória assim, porque me deixa ainda mais animada pela leitura! Obrigada!

    Bjoxx ~ http://www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  10. Eu AMO esse livro. A participação da Nimbo Cumulo foi incrível demais, além de esse livro ter uma leitura viciante e muito envolvente.
    Mal posso esperar pela continuação!
    Adorei as suas impressões!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi! Gosto muito da forma como o Neal conduz a narrativa e essa série tem se mostrado muito consistente em todos os seus volumes, nesse em especial, achei o tom da narrativa no ponto certo sempre - estou me planejando para ler o último volume até o meio do ano e já morrendo de ansiedade haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Eu já li inúmeras resenhas sobre esse livro e o antecessor, e só posso dizer que estou louco para ler essa série do Neal Shusterman. Achei interessante esse livro lembrar "O Exterminador do Futuro" que por sinal é um filmão!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou super curiosa para ler esse e o livro anterior, acho muito interessante isso de termos uma sociedade comandada por uma inteligência artificial. Gostei de saber um pouco mais sobre a trama pelo seu post.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Li sua resenha dando uns pequenos pulos, por que coloquei na minha meta desse ano O Ceifador. Vejo muitas pessoas elogiando a escrita do autora, falando que ele sabe envolver o leitor de uma maneira maravilhosa. O que eu vi muita gente surtando é com o final dos livros. Eu amo a premissa dos livros, acho que foi muito bem pensado em todos os quesitos. Fico feliz que a continuação te agradou. Suas impressões só me deixarão mais curiosa ainda para iniciar a leitura.

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...