loja Lendo e Escrevendo: #Quotes | Cultura Letrada (Márcia Abreu)

sábado, 16 de março de 2019

#Quotes | Cultura Letrada (Márcia Abreu)


Mudando um pouquinho o tipo de livro que geralmente aparece por aqui, hoje eu trouxe um pouco de uma das leituras que tenho feito ultimamente, o livro “Cultura Letrada” foi uma das leituras obrigatórias desse semestre da faculdade de Letras.

“Os livros que lemos (ou não lemos) e as opiniões que expressamos sobre eles (tendo lido ou não) compõem parte de nossa imagem social.”
(Posição 116)

 “A escola ensina a ler e a gostar de literatura. Alguns aprendem e tornam-se leitores literários. Entretanto, o que quase todos aprendem é o que devem dizer sobre determinados livros e autores, independentemente de seu verdadeiro gosto pessoal.”
(Posição 118)


 “O romance, por exemplo, é um gênero literário, mas nem todo romance é considerado literatura, assim como a rima é um procedimento literário, mas nem tudo que rima é considerado literatura, da mesma forma que a assonância é uma figura literária, mas nem toda repetição sonora é considerada literatura, e assim por diante”.
(Posição 319)

 “a definição de literatura não é algo objetivo e universal, mas sim algo cultural e histórico.”

“Não há obras boas e ruins em definitivo. O que há são escolhas e o poder daqueles que as fazem. Literatura não é apenas uma questão de gosto: é uma questão política”.
(Posição 969)

“o que torna um texto literário não são suas características internas, e sim o espaço que lhe é destinado pela crítica e, sobretudo, pela escola no conjunto dos bens simbólicos”.
(Posição 326)
💘Como a versão impressa não chegou a tempo para a leitura para a aula (Amazon você já foi mais rápida), eu acabei pegando o ebook também, por isso os trechos acima estão com o número da posição e não da página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...