A mulher com olhos de fogo (Nawal El Saadawi) #Resenha


Esta ficção é baseada no relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. Sua história chega até a autora, que resolve conhecer Firdaus para entender o que levou aquela prisioneira a um ponto tão crítico de sua existência. “Deixe-me falar. Não me interrompa. Não tenho tempo para ouvir você”, começa Firdaus. E ela prossegue contando sobre como foi crescer na miséria, sua mutilação genital, ser violada por membros da família, casar ainda adolescente com um homem muito mais velho, ser espancada frequentemente, e ter de se prostituir… até que, num ato de rebeldia, reuniu coragem para matar um de seus agressores, levando-a à prisão.Esse relato é um implacável desafio a nossa sociedade. Fala de uma vida desprovida de escolhas, mas que em meio ao desespero encontra caminhos. E, por mais sombrio que isso possa parecer, sua narrativa nos convida a experimentar um pouco dessa liberdade encorajadora através das transformações internas de Firdaus.


Firdaus teve uma vida difícil e sofreu diversos abusos ao longo dos anos. Nós como leitores iremos acompanhar o relato sobre sua trajetória, desde uma infância sofrida, passando por um marido violento, até a vida como prostituta, por isso é possível compreender o que a levou a tal ato e o motivo dela não pedir perdão por assassinar um de seus agressores para se salvar da execução mesmo estando no corredor da morte em uma das prisões do Egito, ela se recusa a pedir perdão.

Deixe seus pré-conceitos de lado, leia esse livro e compreenda o caminho que levou Firdaus até o momento em que ela se encontra ao contar sua história, aprenda com suas palavras que nem sempre o caminho que escolhemos é aquele que seguimos e que por mais que a pessoa viva uma vida, nem sempre foi algo de sua escolha, afinal, muitas vezes as coisas saem de controle.

“A mulher com olhos de fogo” é um livro curto e confesso que a princípio achei que seria uma leitura rápida, mas a cada página lida, a cada relato da vida da personagem que foi baseado em fatos reais foi como se levasse um soco no estômago, como algo difícil de digerir, um choque de realidade, dessa forma, o livro se transformou em algo denso e complexo que todos deveriam ler, pois o relato aqui apresentado levanta questionamentos e reflexões necessárias para a vida de todo leitor.

 

A mulher com olhos de fogo

O despertar feminista

Nawal El Saadawi

Editora: Faro Editorial

ISBN-13: 9788595810600

ISBN-10: 8595810605

Ano: 2019

Páginas: 160

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Sinfonia de Anime

  “Não importa o que aconteça, sempre tenho a força e o poder...”   Que tal uma programação diferente para sair da rotina e adentrar no ...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido