O Segredo da Livraria de Paris (Lily Graham) #Resenha


Valerie tinha três anos de idade quando foi levada de Paris para Londres, durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, aos vinte anos e sozinha no mundo, ela se candidata, com nome falso, a uma vaga de emprego na livraria do avô, Vincent Dupont. Ele é seu único parente vivo e a única pessoa que sabe o que realmente aconteceu com seus pais biológicos. À medida que passa a conhecer melhor o ranzinza e reservado Dupont, Valerie vai puxando o fio da própria história.Mas essa história não se completa: qual seria o segredo devastador que Vincent estava disposto a tudo para esconder?Esta é uma comovente história de amor, medo e coragem em tempos de guerra. O Segredo da Livraria de Paris vai levar você para essa icônica cidade dos anos 1940 e 1960. Você vai chorar de emoção, vai rir, se admirar e perder o fôlego em diversos momentos dessa leitura impossível de ser interrompida.


Valerie cresceu rodeada pelo amor da tia, mas sempre sentiu que algo faltava, sempre sentiu que precisava de respostas para entender o que fez com que ela fosse criada longe do resto da família, por isso quando descobre que seu avô materno ainda está vivo ela decide deixar a Inglaterra rumo à Paris em busca das respostas que sempre buscou. Ela sabe que após todos esses anos ela não pode simplesmente bater na porta dele, por isso ela arruma um meio de descobrir mais sobre o próprio passado.

Atendendo pelo nome de Isabelle, Valerie passa a trabalhar na Livraria do avô em Paris, em meio aos livros e na vivencia diária com Vicent Dupont, ela passa pouco a pouco a desvendar os segredos que rondam a livraria.

“Para alguns, a verdade é um fardo, algo que nunca pode ser restaurado depois de solto – uma caixa de pandora –, mas para mim foi o oposto. Foi uma ancora no passado que me deu a sensação de pertencimento”. (p. 12)

Este livro narra 3 períodos de tempo que se intercalam de forma magistral para contar toda a trajetória da família, o mais recente no qual uma Valerie mais idosa está em um trem, um intermediário que narra acontecimentos passados de quando ela foi à Paris em busca de respostas e um mais antigo, que narra os acontecimentos envolvendo a 2GM e as consequências para a família dela que viu de perto os horrores da guerra.

Livros sobre os períodos da 2GM sempre chamam minha atenção ao mesmo tempo em que partem meu coração em pedaços ao ler sobre as atrocidades cometidas, com esse livro não foi diferente, por isso digo que vocês preparem os lencinhos.

Ao acompanhar as descobertas de Valerie, vemos como o passado pode machucar muito, mas vemos um fio de esperança que move muitas dessas pessoas dia após dia e é isso que ajuda a ver uma possibilidade de futuro não importa o que aconteça.

“O que muitos homens não perceberam depois de travar toda essas guerras é que no fim, não existem vencedores de verdade, não mesmo: existem apenas vitimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra”. p.12

Em “O Segredo da Livraria de Paris” temos uma perspectiva diferente do período, a perspectiva daqueles que não conseguiram deixar suas casas e viram as cidades serem sitiadas e controladas por forças inimigas e que tiveram que conviver diariamente com o inimigo dentro de casa, vemos como essas pessoas foram forçadas a viver com uma tensão e ameaça crescentes e a com a falta de segurança que nem um ‘lar’ conseguia dar, mas vemos aquela pequena luz no final que levanta reflexões e aprendizagens sobre as consequências de um período sombrio, é um livro que deve ser lido e refletido.

O Segredo da Livraria de Paris
Autora: Lily Graham
Editora: Gutenberg
ISBN-13: 9788582356333
ISBN-10: 8582356331
Ano: 2020
Páginas: 208


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido