loja Lendo e Escrevendo: Talvez você deva conversar com alguém | Lori Gottlieb #Resenha

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Talvez você deva conversar com alguém | Lori Gottlieb #Resenha

De modo geral, buscamos a ajuda de um terapeuta para melhor compreender as angústias, os medos, a culpa ou quaisquer outros sentimentos que nos causam desconforto e sofrimento. Mas quantos de nós já paramos para perguntar: o terapeuta está imune à gama de questões que ele auxilia seus pacientes a dirimir e superar, dia após dia? A autora best-seller e terapeuta Lori Gottlieb nos mostra que a resposta a essa pergunta traz revelações surpreendentes.Quando ela se vê emocionalmente incapaz de gerenciar uma situação que perturba sua vida, uma amiga lhe faz uma sugestão: talvez você deva conversar com alguém.Combinando histórias reunidas a partir de sua rica trajetória como terapeuta (distribuídas entre quatro personagens inesquecíveis) à sua própria experiência como paciente, Lori nos oferece um relato afetuoso, leve e comovente sobre a universalidade de nossas perguntas e ansiedades, e joga luz sobre o que há de mais misterioso em nós, afirmando nossa capacidade de mudar nossas vidas.Uma jornada emocionante de autodescoberta, uma homenagem à natureza humana e um lembrete sobre a importância de sermos ouvidos, mas também de sabermos ouvir. Um livro sobre a importância dos encontros, dos afetos e da coragem de todos os que partimos para a aventura do autoconhecimento.

Talvez você deva conversar com alguém apresenta logo no titulo algo que todos deveriam considerar ao menos uma vez na vida o fato de que “talvez você deva conversar com alguém”, deixe de lado a concepção de que terapia é coisa de maluco e compreenda que buscar ajuda profissional é algo que irá lhe trazer benefícios para a vida inteira.


Lori Gottlieb tem várias faces, além de autora desse livro, é também terapeuta e paciente, mas também atuou em outras áreas, aqui ela relata todas essas experiências e nuances de cada uma delas mesclando-as com as experiências de alguns pacientes. Sempre movida pela necessidade de ajudar aos outros, ela buscou ajuda para ela mesma mostrando que todos nós precisamos de ajuda em algum momento da vida.

Talvez você deva conversar com alguém apresenta um texto mais intimista que pode, dependendo do leitor, levantar reflexões a partir da identificação de momentos da vida pelo qual passamos e pelos quais achamos estar sozinhos, com isso o livro mostra que situações únicas podem não ser tão únicas assim e que a ajuda se faz necessária para que determinados momentos sejam superados, mas que para tanto deve-se estar minimamente disposto para aceitar a ajuda. E para aqueles que não se identificarem com o livro e/ou situações apresentadas, tentem refletir sobre as lições que o livro traz, talvez assim seja mais fácil compreender o outro que passa por algo semelhante, tentem ser empáticos e se colocar no lugar do outro, pois algo que pode ser simples e banal para você nem sempre é vivido dessa forma por outra pessoa.

Admito que depois de anos cursando Psicologia e depois de mais tantos anos de formada esse não é um livro que eu normalmente pegaria para passar o tempo e me distrair, mas ao contrário de muitos livros que já vi por ai, esse chamou minha atenção e resolvi arriscar, felizmente foi uma leitura muito proveitosa.



Talvez você deva conversar com alguém
Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós
Lori Gottlieb
Editora: Vestígio
ISBN-13: 9786599039812
ISBN-10: 6599039812
Ano: 2020
Páginas: 448

3 comentários:

  1. É um livro bem interessante, como ela também é paciente acredito que teve muito o que falar no livro.
    Apesar de não ficção ser algo que não leia muito, acho interessante dar uma chance para um livro que mostrar algumas necessidades importantes que temos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Ahhh, eu tenho muita curiosidade de ler esse livro desde que vi que seria lançado; é um título que chama bastante a atenção. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Não costumo ler livros que trazem relatos como o que esse livro traz, embora goste de livros voltados para a área da Psicologia, mesmo essa não sendo minha área de formação. Sinceramente não sei se um dia lerei esse livro, mas quem sabe!

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...