Macbeth | Jo Nesbø #Resenha

A sombria tragédia escrita pelo dramaturgo mais influente do mundo recontada por um dos maiores autores de thrillers policiais da atualidade.

Em uma cidade industrial cinzenta e chuvosa na década de 1970, a polícia concentra todos os seus esforços em acabar com o tráfico de drogas e a violência, bem como a criminalidade que decorre disso. Duncan, o novo comissário-chefe, é um idealista e um visionário, a favor de uma gestão transparente e engajado na luta contra qualquer forma de corrupção. Ele é um sonho para a população. E um pesadelo para os criminosos.

A missão da polícia não é nada simples. O mercado de drogas da cidade é comandado por dois homens – Sweno, líder de uma perigosa gangue, e Hécate, um mestre da manipulação, que tem ligações com as esferas mais elevadas do poder. Mas Duncan tem uma poderosa arma: Macbeth, o chefe do Grupo de Operações Especiais, um homem do povo. E também uma pessoa ambiciosa, influenciável e com tendências paranoicas e violentas. E, o que muitos não sabem, um ex-viciado. Uma presa fácil para Hécate.

Quando uma operação para apreender um carregamento de drogas se transforma em um banho de sangue, Macbeth e sua equipe são encarregados de limpar a bagunça. Sua recompensa: poder, dinheiro, respeito. Infectado pela cobiça, culpa, tomado por alucinações e influenciado por sua amada Lady, Macbeth embarca em uma jornada sem volta de sangre e traição.

 

É difícil encontrar alguém que não tenha ouvido falar em William Shakespeare, pois mesmo quem ainda não leu nenhuma de suas obras já deve ter ouvido falar dele ou algo sobre suas peças, ou até mesmo a frase “ser ou não ser, eis a questão” tirada de Hamlet. Por isso, aqueles que já tiveram contato com Macbeth do dramaturgo irão se deparar com elementos que marcaram a obra, pois em Macbeth de Jo Nesbø nos deparamos uma releitura da tragédia que falava sobre os desdobramentos da ambição humana, da corrupção, desvios do caminho, da cobiça e das consequências de todos esses atos, ou seja, Shakespeare criou o ambiente perfeito para um livro recheado de suspense e desdobramentos que fazem com que qualquer leitor do gênero mergulhe no quebra-cabeça em busca de respostas.

Além disso, fica o aviso, Macbeth de Jo Nesbø é o 7º volume de Hogarth Shakespeare, mas pode ser lido independente dos demais, pois se trata de um projeto onde diferentes autores recriaram obras Shakespearianas dando um ar contemporâneo a cada uma delas. Dito isso, vamos à Macbeth de Jo.

Bem-vindos à década de 70, Duncan conquista o cargo de comissário chefe, honesto, dedicado e pensando no bem alheio ele começa a fazer mudanças para que as coisas funcionem da melhor forma possível para que a corrupção acabe, mas logo de cara ele enfrenta problemas ao delegar cargos de confiança e acaba interagindo com Macbeth, um integrante do grupo de Operações Especiais que após uma operação que não sai como esperado ganha o cargo de na Unidade de Crimes Organizados.

Macbeth, apesar de ser um bom policial é altamente manipulável por Lady, sua namorada e péssima influência, o que nos remete a obra original, pois tudo ia bem até Lady se intrometer nos acontecimentos e nos atos de Mac. De certa forma, ela é a responsável por tudo que pode e irá dar errado na vida de Duncan e de Macbeth, mas não se engane, ele tem sua parcela de culpa, afinal se deixa levar por ela e por seu passado.

Macbeth de Jo Nesbø foi uma leitura contraditória para mim, ao mesmo tempo em que gostei da ambientação e dos elementos inseridos na trama, eu demorei a me envolver com a leitura que teve um ritmo mais lento do que geralmente me atrai. Além disso, é um livro recheado de acontecimento e conhecer a obra original (que é bem rapidinha de ler, recomendo) ajuda a colocar as peças no lugar.

No mais, essa é uma leitura bem interessante por conta de todos os elementos e criticas sociais que ele levanta, ao mesmo tempo em que ele expõe o lado mais cruel do ser humano e o fato de que, cedo ou tarde, todo ato gera uma consequência.

 

Macbeth

Hogarth Shakespeare – vol. 7

Jo Nesbø

Editora: Record

ISBN-13: 9788501116949

ISBN-10: 8501116947

Ano: 2019 / Páginas: 518

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Sinfonia de Anime

  “Não importa o que aconteça, sempre tenho a força e o poder...”   Que tal uma programação diferente para sair da rotina e adentrar no ...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido