O Longo Voo para Casa | Alan Hlad #Resenha

"Quando os alemães decidem atacar Londres, uma arma aparentemente frágil pode ser a esperança enviada do céu.

Em setembro de 1940 - um ano depois do início da Segunda Guerra Mundial - à medida que as bombas alemãs caem sobre a Grã-Bretanha, cresce o medo de uma invasão iminente. Os aviões inimigos escurecem o céu ao redor da casa de Susan Shepherd e seu avô, Bertie, na floresta de Epping. Depois de perder seus pais quando criança, Susan encontrou conforto criando pombos-correio com Bertie. Para a jovem, todos os pássaros são extraordinários, inteligentes e belos, mas nenhum é melhor do que Duquesa. Nascida de um ovo que Susan incubou em uma tigela sob a lâmpada de mesa de seu avô, Duquesa tem uma ligação especial com a jovem e uma curiosidade incomum sobre o mundo.

A milhares de quilômetros de distância, nos Estados Unidos, um jovem piloto de pulverização de plantações chamado Ollie Evans decide viajar para a Grã-Bretanha para se juntar à Força Aérea Real. Sua jornada o leva a Epping e ao Serviço Nacional de Pombos, onde Susan está envolvida em uma missão secreta. Com o codinome Operação Columba, a missão tem como objetivo soltar, de vários aviões, centenas de pombos-correio na França ocupada pelos alemães. Muitos não sobreviverão, mas aqueles que fazem a viagem de regresso à Inglaterra podem levar informações cruciais sobre os movimentos das tropas alemãs e ajudar a recuperar os céus britânicos da Luftwaffe.

A amizade entre Ollie e Susan se aprofunda à medida que a data da missão se aproxima. Quando o avião de Ollie é derrubado atrás das linhas inimigas, ambos sabem que as chances de reencontro são remotas. No entanto, a devoção de Duquesa e o seu extraordinário senso de dever tornam-se uma inesperada ajuda, transportando as mensagens entre Susan e Ollie à medida que a guerra avança e provando, por fim, que a esperança nunca se perde."

 

Livros que retratam o período da Segunda Guerra Mundial (2GM) sempre chamaram a minha atenção, pois são uma forma de aprender mais sobre o período e tentar compreender os acontecimentos da época. As diferentes abordagens sobre o período oferecem diferentes perspectivas sobre tudo o que aconteceu, por isso, quando surge a oportunidade de ler algo a respeito e que eu ainda não tinha visto, eu aproveito bastante para aprender algo novo, dessa vez sobre o uso de pombos correios como mensageiros na guerra, e logo de cara notamos como Alan Hlad fez um excelente trabalho de pesquisa para escrever esse livro publicado pela Editora Pausa.

Em O Longo Voo para Casa, de Alan Hlad acompanhamos a trajetória de Olliver Evans e Susan Sherpered que tem as vidas mudadas pelos acontecimentos da 2GM. É 1940 e Susan junto de seu avô Bertie cuidam de um grupo de pombos correios talentosos, entre eles Duquesa, por quem Susan nutre uma afeição especial, as coisas mudam quando eles quando o governo britânico recruta Susan e seus pombos para uma missão especial, caso sobrevivam os animais enviados para a Paris sitiada pelos nazistas retornaram para casa com informações vitais sobre as tropas inimigas, caso não retornem Susan terá que lidar com a perda dos animais.

Longe dali, Olliver Evans é um jovem piloto que trabalha como pulverizador em uma fazenda que por desventuras do destino acaba ficando sozinho, deixando de lado o sonho de fazer uma faculdade ele cruza o oceano para ajudar na guerra. Quando um “acaso” do destino faz com que os caminhos de Olliver e Susan se cruzem, ele se vê encantado com o trabalho e dedicação dela e do avô e juntos eles passam a ver uma possibilidade de futuro.

Em O Longo Voo para Casa, Alan Hlad conseguiu criar um livro profundo e reflexivo que mostra outros acontecimentos durante a 2GM, além disso, a pesquisa feita pelo autor dá ao livro um ar de realismo que faz com que o leitor se envolva na narrativa e sinta profundamente a dor, a tristeza, a esperança e o amor dos personagens. Já Olliver e Susan, são o retrato daqueles que foram afetados pela guerra e viram suas vidas atingidas e mudadas para sempre, ao mesmo tempo, eles são o retrato da coragem e da esperança por dias melhores, pois apesar de toda adversidade eles não desistem de fazer o melhor possível para ajudar e por aqueles que amam.

Em suma, esse livro é um lembrete para que não esqueçamos como nossas vidas podem ser afetadas por acontecimentos fora do nosso controle, mas como vale a pena manter a esperança.

 

O Longo Voo para Casa

Alan Hlad

Editora: Editora Pausa

ISBN-13: 9788593745911

ISBN-10: 8593745911

Ano: 2019

Páginas: 349

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido