Na mesa do lobo | Rosella Postorino #resenha

Best-seller internacional, inspirado na história de Margot Wölk e de outras mulheres obrigadas a provarem a comida antes que os grandes oficiais nazistas (e o próprio Hitler) a comessem

“Chamavam-na de Wolfsschanze, Toca do Lobo. Lobo era o seu apelido. Ingênua como a Chapezinho Vermelho, vim parar na sua barriga. Uma legião de caçadores procuravam pelo Führer. Se o tivessem em mãos, acabariam comigo também.” Alemanha, 1943: Os pais de Rosa Sauer, uma jovem de 26 anos, se foram. Seu marido Gregor está longe de casa, lutando pelo Reich na linha de frente da Segunda Guerra Mundial. Pobre e sozinha, ela toma a difícil decisão de deixar Berlim, cidade devastada pela guerra, para morar com seus sogros no campo, pensando que lá encontraria refúgio. Mas, uma manhã, Rosa é procurada pela SS, a polícia militar do regime nazista: ela fora recrutada para ser uma das provadoras de comida de Hitler. Três vezes por dia, ela e outras mulheres são levadas à Toca do Lobo, o bunker do Führer, para experimentar suas refeições – potencialmente envenenadas. Forçadas a comer o que pode até mesmo matá-las, as provadoras começam a se dividir em aquelas leais a Hitler e mulheres que, como Rosa, insistem não serem nazistas... mesmo que arrisquem sua sobrevivência todos os dias pela vida do Führer.

Uma das coisas que sempre me chama a atenção em livros sobre o período da 2GM é que sempre podemos aprender com o que passou e ter um vislumbre das diferentes ocorrências do período, nesse livro temos contato com a história das provadoras de comida, mulheres recrutadas para determinar ela está ou não envenenada.

Nesse livro iremos acompanhar a história de Rosa antes, durante e depois desse período devastador da história, veremos como ela se sentiu, seus medos, receios e pensamentos sobre um possível futuro, dessa forma vemos como a 2GM marcou a todos independente do lado em que estavam.

Rosa Sauer viu seu marido se juntar ao exército e perdeu os pais em um bombardeio, sozinha ela decide deixar Berlim e se refugiar na casa dos sogros, mas o que ela não esperava era ser recrutada como uma das mulheres provadoras de comida, isso porque o ‘Lobo’ acreditava que seus opositores queriam envenena-lo, dessa forma as mulheres era recrutadas para experimentar a comida antes dele e de seus oficiais, se estivesse envenenada, bom, era só substituir uma das provadoras.

Livros que retratam o período trazem diversas informações e devemos aprender com elas, nem sempre as coisas são um mar de rosas, existem obstáculos, dificuldades e muitas coisas no caminho. Além disso, existem diferentes opiniões sobre um mesmo acontecimento, o que fazer com elas? Aprender, analisar e não repetir os erros do passado.

Esse livro permite uma perspectiva diferente sobre os acontecimentos da época, a perspectiva de quem estava do outro lado e que foi submetida à um regime com o qual não concordava, mas que ao mesmo tempo não fez nada para se opor, alguém que seguiu o fluxo, seja por medo, opressão ou qualquer outro motivo, mas que ao mesmo tempo levanta a questão “o que você faria se submetido as mesmas circunstâncias?”.

 

Na mesa do lobo

Rosella Postorino

Editora: Editora Planeta

ISBN-13: 9786555350319

ISBN-10: 6555350318

Ano: 2021

Páginas: 272

4 comentários:

  1. Olá, eu gosto de livros sobre 2 segunda mundial, porque algumas delas são historia verídica. Esse livro não conhecia, mas já vou coloca ele na minha lista.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, espero que tenha a oportunidade de ler
      bjos

      Excluir
  2. Oi, Pah!
    Apesar de amar livros ambientados na Segunda Guerra, fico meio aflita de ver como o enredo desse livro lembra o de Um Banquete Para Hitler, de V.S. Alexander... Pode até ser diferente no decorrer da trama, mas a ideia de uma provadora de comida do Hitler já não é mais original para mim e eu ia ficar comparando muito os dois livros!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, de um modo geral existem algumas semelhanças pois ambos se basearam na mesma história ;)
      bjo

      Excluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Antes de me libertar de você | Kennedy Ryan #Resenha

  O amor entre Yasmen e Josiah parecia um encontro de almas, destinado a durar para sempre. Eles se casaram completamente apaixonados, mas q...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido